23 de julho de 2013

O Guardião - Resenha

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Número de Páginas: 352
Avaliação: 5,0 / 5,0
Onde Comprar? Submarino / Americanas 

Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo. O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.

A sinopse mostra ser apenas mais um livro água com açúcar do Sparks. Mas é apenas um engano. À medida que você se aprofunda nas páginas do livro, vai descobrindo um verdadeiro suspense. Já deu para imaginar? É Nicholas Sparks com suspense, isso é quase surreal.

Em “O Guardião”, conhecemos a estória de Julie Barenson que se tornou viúva muito cedo – seu marido, Jim, foi vitima de um tumor. Algum tempo depois, Julie recebe de presente um cachorro, encomendado por Jim, antes de morrer. Esse cachorro seria sua única companhia durante muito tempo.

Alguns anos depois, Julie decide recomeçar e está preparada para conhecer novos caras, porém, não tem tido muito sucesso. No entanto, como num passe de mágica surge Richard, um engenheiro responsável por uma obra local.

Enquanto isso, Mike, o melhor amigo de Julie, está morrendo de ciúmes, mas não confessa que está apaixonado por aquela mulher. Todos na cidade sabem que ele é caidinho por ela e inclusive ela. No inicio, Julie não acha correto pelo fato de Mike também ter sido o melhor amigo de Jim, mas só inicio.

Julie se ver dividida entre esses dois homens. Richard é charmoso, educado e lhe trata bem. Mike é simples, gentil e amigo. A história até aqui, não tem nada de novo. Porém, um ciúme doentio irá nascer de algum desses caras, quando Julie decidir por um e dispensar o outro.

A vida da nossa protagonista vira do avesso com direito a invasão domiciliar, perseguições e atos compulsivos. Julie fica desesperada, esse homem não é mais o mesmo que ela conheceu, esse é um psicopata que quer acabar com seu namoro.

Além desses personagens, há outros a quem merece destaque, como a sábia Mabel que é a dona do salão em que Julie trabalha. Tem a Andrea, outra funcionaria do salão e que sente inveja de Julie. Emma e Henri, cunhada e irmão de Mike, respectivamente. E a afiada Jennifer, uma policial em treinamento. São personagens bem trabalhados e que você sente fortemente a emoção de cada um.

Nicholas Sparks fez um casamento entre romance e suspense para a vida toda. Um romance bem embasado e que se fortalece a cada nova cena de suspense. A escrita do autor ainda é a mesma, leve e tocante.

Essa talvez seja uma das resenhas mais difíceis que já fiz, porque apesar de você descobrir logo quem é mocinho ou vilão, a sinopse não dar o luxo de falar isso e nem eu. O que posso dizer é que esse é um dos melhores livros produzidos por Sparks.

16 comentários:

  1. Não sou aquela fan inveterada dos romances desse autor, mas li alguns que gostei bastante. Sua resenha em deixou com vontade de ler esse também, anotei na lista de compras.
    Bela dica, adoro romances.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo que le esse livro fala bem dele
    a sua resenha me deixou super aguçada, o meu volume chegou ontem :DDD
    imagina uma pessoa que surtou. Como assim SUSPENSE?
    o.o
    woooow serio? hahaha obrigada ? rs
    Um beijo!
    Pâm - http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Lucas. Me interessei por O Guardião justamente por ser focado mais no suspense do que no romance em si. Quero muito ler este livro. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Me apaixonei pelo livro a partir do momento que você falou que tem suspense. Decidi que essa resenha é a primeira e a última que lerei sobre o livro e odeio spoiler. Creio que nenhum outro resenhista irá conseguir fazer uma resenha tão boa sem dar spoiler algum como a sua haha

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Puts Lucas, pra mim nem adianta porque peguei trauma dos livros do Nicholas Sparks. Só consigo assistir aos filmes dele, fora isso, nem rola:C

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me agrada um bocado. Os últimos livros que li de Sparks foram tão chatos. Aquela mesmice de sempre. Tenho a impressão que esse pode ser um pouco diferente.

    Abraços,
    Igor Gouveia
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Espero seu comentário lá)

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tenho esse do sparks :(

    Beijinhos, Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Lembro que quando fui a livraria eu me interessei pelo livro por ser do Sparks, mas achei a história tão simples que desisti. Mas talvez as páginas possam me surpreender como te surpreender. Até mais, ótima resenha. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Lucas acabei de ler a sua resenha e estou assim: O quê? Sparks escrevendo suspense? OHHH MY GOD!!!
    Menino, não sei se vc sabe, mas num curto muito os romances de Sparks, justamente por ser yper água com açúcar e os fins serem totalmente avessos, mas este livro, este enredo, me deixou babandooo.
    Será que finalmente vou virar fã de Sparks? Poxa, se isso acontecer deverei todos os créditos à vc.
    Vou com certeza ler O Guardião, por dois motivos, um pela sua bela resenha e pelo enredo instigante e o segundo que acho que finalmente encontrei minha brecha para curtir o autor de vez. rsrsrs
    Esplêndida resenha querido. Bjokas

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  10. Eu acho Nicholas Sparks muito foda.. Eu sempre lia a sinopse dos livros dele pensando que eram chatos, fracos e melosos, mas me surpreendi quando li A Escolha. Desde então, tenho curiosidade em ler outros títulos do autor, e esse parece ser bem legal por ter uma narrativa bem bonita e envolvente. Gostei da resenha :)

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  11. eu vou confessar que não sou muito fã do
    Nicholas não, tá bom que já li 3 livros do
    autor, mas foi por causa disso, os livros dele me parecem tudo igual sabe. Mas espero um dia dar outra chance ao autor já estou com alguns livros dele na lista.

    abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Aiaiaiai, já quero ler, com certeza!! Eu goto da escrita do Nicholas, e esse tipo de livro é novidade mesmo se falando dele. Adorei a resenha!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Lucas!
    Acho que sou a única pessoa que não gosta dos livros o Nicholas Sparks hahahaha
    Boa resenha, quem sabe eu não leia esse livro já que você falou tão bem e disse que não é apenas mais um livro água com açúcar dele!
    Beijos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Sou apaixonada pelo Nichola , mas acho que li muito livro dele nos últimos meses , pq to começando a achar que sempre é a mesma história hahaha

    Amei a resenha !!

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas! Que ótimo que Sparks está colocando mais do que romance em seus últimos livros, esta pitada de suspende dá outro clima para a história e deixa tudo mais interessante.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas na minha última resenha sobre Sparks, afirmei que estava abandonando seus livros até que ele escrever algo novo e diferente e parece que foi exatamente isso que aconteceu nesse livro.
    Fiquei bastante curiosa e vou confessar que talvez esse seja o livro que me faça voltar atrás. Parece ser uma ótima história.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir