terça-feira, 29 de maio de 2012

Auto da Compadecida - Resenha

 Quem nunca assistiu o Auto da Compadecida? É difícil. Para mim é o melhor filme nacional que já existiu. Mas, depois de ter assistido o filme 15478 vezes na sessão da tarde, que só perde para A Lagoa Azul. Eu quis ter o livro e consegui.
Chicó e João Grilo, são dois empregados de uma padaria. Quando a cachorra da mulher do padeiro adoece, ela manda seus empregados ir a igreja para que o padre benzesse sua cachorrinha.
O padre não gosta da ideia e diz que não dará a benção a cachorra. Quando a cachorra morre, o padeiro e a mulher quer que reze uma missa em latim pela alma do cachorro. O padre mais uma vez não concorda, porém João Grilo diz que a cachorra deixou um testamento, contendo alguma quantia de reis para obras da igreja. O padre muda repentinamente de ideia e realiza a missa, deixando claro a avareza humana.

Essa é só uma das confusões armadas por João Grilo. Existe vários outros personagens que vão entrando na história gradualmente, como: o coronel e a filha, o bispo, o cangaceiro.
Após uma invasão na cidade, todos os personagens principais morrem, exceto Chicó, e vão para o céu. Lá no andar de cima é hora do julgamento, neles se fazem presente Jesus,  o diabo e Nossa Senhora por intercessão de Chicó.

O julgamento é muito divertido e nos arranca boas risadas. Ariano Suassuna escreveu de forma irreverente, mostrando a vida no sertão nordestino. Simplicidade é o sinônimo deste livro, o autor nos mostra a fé de um povo, que a relação de Deus com os homens é simples.
Que o homem do sertão deveria ter seus pecados perdoados devido ao seu sofrimento, a seca, a miséria e a fome. Também é um forte crítica as autoridades da Igreja, que abusam do poder  para corromper a instituição. E várias outras críticas ao mundo contemporâneo.

 Avaliação:
✭ ✭ ✭ ✭ ✭

17 comentários :

  1. Nossa, eu adorei o livro e também gosto muito do filme. Concordo com você, é um dos melhores livros brasileiros que já lí. Divertido, engraçado e com um enredo simples e muito bom. Ótima resenha. Beijo.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros que tem como objetivo criticar a sociedade assim. Legal é ver que, mesmo depois de tanto livro do livro ser escrito, as críticas continuam vivas para os problemas atuais, né? Sinal de que estamos parados no tempo. :P
    Ainda não assisti o filme nem li o livro, mas há um tempinho discutimos sobre ele na sala de auta e fiquei curiosa para conferir! :)



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas!
    Eu não vi o filme, mas acho que li esse livro na aula de literatura na escola (séculos atrás :P).
    O interessante é que, ao mesmo tempo que nos diverte, serve para refletirmos com as críticas, né?

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Ah, obrigada pela visita. A série é bem legal. Ah, tem uma resenha, não sou muito boa em resenhar, mas espero que goste. Beijo.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas, não é só você, já emprestei livros e mais livros e nunca me devolveram também :(
    bju Cah
    http://floresdemarshmallow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já assisti o filme (não tem como fugir dele, porque a Globo o joga na nossas TV's com uma frequência desconcertante rs) e não curtia até, sei lá, a terceira vez que resolvi dar uma chance.
    O livro parece ser legal e eu certamente teria vontade de ler já de primeira, ao contrário do filme.
    Beijos.
    http://www.ultimoromance.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já assisti o filme tipo, um milhão de vezes. Acho bem engraçado e tudo mais, mas na minha opinião, o melhor filme brasileiro é 'Tropa de Elite'. kkkkkkkkkkkkkkk mas pode ser que seja por causa do meu amor platônico pelo Wagner Moura... Enfim.
    Adorei, a história (apesar de ser um pouco antiga) é legal, e se torna ainda melhor com aquele filme, hehehe.

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas!
    Assim como vc tb vi o filme as 15478 vezes que passou na sessão da tarde.Pela resenha tenho certeza de que o livro é tão bom quanto o file,ou mais.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a resenha, mas assisti o filme, e não gostei muito. A resenha me chamou a atenção, e eu posso até comprar o livro, mas não sei. É meio difícil depois de ter assistido o filme D:
    Mesmo assim, adorei. Quem sabe, né?
    beijos.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  10. Heey ta sabendo da novidade ? ta rolando um sorteio em meu blog ;D não deixe de concorrer a um lindo "casaco college"

    - Visite meu Blog: http://gah-principe-hype.blogspot.com/ veja as novidades bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas acho que não tem na sua resenha, mas o filme é parecido com o livro? Foi uma boa adptação?
    Eu adoro o filme, ele é tudo de bom. Talvez por ser nordestina tenha um carinho ainda mais especial pelas obras do Ariano.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas
    Mas eu nem sabia que tinha o livro...gente. Eu amo o filme, já assisti milhares de vezes e agora vou atrás do livro.
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Caline
    O filme é uma cópia fiel do livro, muito bom.
    Ele é narrado em forma de teatro, ao menos essa edição aí. Tem mais um personagem que é o Palhaço, um tipo de narrador/apresentador da história. Vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  14. Eii Lucas! Também já vi ao filme mais de mil vezes e o incrível é que não me canso. rs
    Já li esse livro também (acho que para a escola ou vestibular). A narrativa é de forma "diferente" mas lembro que na época gostei bastante =)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Confesso, não sabia que tinha o livro D: Só vi o filme mesmo, passou várias vezes na TV,rs. E achei bem legal, mesmo não gostando de filmes nacionais, esse é um dos poucos que gosto e achei interessante, o livro é igualmente interessante :}

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  16. Esse filme é muito engraçado mesmo, um dos poucos nacionais que eu gosto. Acho que o livro pode ser interessante, apesar de que eu nem sabia que ele existia ;x

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  17. amei esse resumo muito bom recomendo pra todo mundo beijinhos s2 livros2

    ResponderExcluir