16 de agosto de 2013

[Resenha] Não conte a ninguém

Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2001
Número de Páginas: 256
Avaliação: 5,0 / 5,0
Onde Comprar? Submarino / Saraiva / Cultura

David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes. Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível - em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade.

Encontrar palavras para definir esse livro é uma tarefa difícil. Minhas palavras parecem ser poucas para poder expressar toda a sensação que senti, durante a leitura.  Não conte a ninguém é apontado como um dos melhores livro do Harlan Coben, que por sinal foi adaptado para o cinema.

David Beck e  Elizabeth estão juntos desde muito tempo e deram seu primeiro beijo, quando ainda tinham doze anos no Lago Charmaine. Desde então, sempre voltam ao lago para comemorar o aniversário do primeiro beijo. Porém, no 13º aniversário, acontece uma tragédia -  David é golpeado e Elizabeth assassinada.

David nunca conseguiu superar a morte da mulher, seu único alento é trabalhar na pediatria de um hospital público. Agora, oito anos depois, ele começa a receber e-mails estranhos, provavelmente enviados por Elizabeth. Será que ela poderia está viva? Se sim, por que resolveu dar sinal de vida, somente agora? Aqui, uma verdadeira curiosidade se forma na cabeça do leitor. Em contrapartida, dois corpos são encontrados perto do Lago Charmaine e a policia logo começa a suspeitar de que David seja o assassino. E  para provar sua inocência, ele contará com ajuda de sua melhor amiga Shauna, a celebre advogada Hester Crimstein e um traficante de drogas. 

Todas as cenas de David são narradas por ele e dessa forma conhecemos um personagem carismático, confiante, astuto, franco e divertido. A personagem que mais me cativou foi Shauna - a melhor amiga de David - é uma pessoa leal e bem humorada, é o tipo de pessoa que todos queriam ter como amiga. Não posso deixar de falar de Hester, uma advogada excelente, que as vezes deixa se levar pela excentricidade do ego famoso, mas que todos entrariam numa briga para ter ela como sua advogada.

“Os clichês são todos válidos- o que realmente conta são as pessoas, a vida é preciosa o materialismo é valorizado demais, as pequenas coisas são as que importam, viva o momento-, e posso repeti-lo exaustivamente. Você poderá ouvir, mas não vai conseguir internalizar o que eu disser." -  Pág.74

Alguns personagens, você não vai com a cara desde o começo, geralmente, são aqueles que se acham donos da razão e fazem a linha dura. Sério, teve horas que um ódio crescia dentro de mim. Como pode existir pessoas tão "tapadas" como aquelas? Mas, esse é o tipo de ódio, esperado pelo o autor e não daquele tipo que faz você odiar o protagonista da história.

Harlan Coben teceu uma estória bem construída, sem pontas soltas, todos os fatos são claramente justificados. Muita gente fala que existem umas cafonices no livro e é verdade. Mas, devemos considerar que o livro foi escrito em 2001 e em mais de uma década muita coisa mudou, então, é considerável.

Agora, confesso que se fosse pelo final do livro, eu jamais daria cinco estrelas. O final é surpreendente e imprevisível, mas, não era o final que eu esperava. Me senti completamente enganado, consequência da conexão que formei com os personagens e a estória. Todavia, isso não é excelente?

A narrativa é alternada entre primeira e terceira pessoa, de uma forma simples e rápida. Uma leitura que você não irá parar até  ter virado a última página, que é onde se tem a última revelação. Sem dúvidas, uma leitura recomendada.

20 comentários:

  1. Oie parceiro, tudo bem com vc ?
    Espero que sim, porque gostei das novidades aqui do blog, principalmente do nome que vi agorinha mesmo no post anterior. Parabéns !!
    Espero que venha muitas coisas novas por ai e em falando nisso, adorei a sua resenha sobre o livro do Harlan Coben. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dele, mas eu já tenho um na minha estante que se chama DESAPARECIDO PARA SEMPRE. Foi um dos primeiros que comprei e ainda não li acredita ?! vc já leu por acaso ?? Se leu me fala se é bom hahahaahha...Enfim...

    E olha, queria pedir desculpas, porque andei sumidinha do seu blog. Eu sinceramente ando desanimada porque estou passando por uma situação dificil. Terminei um relacionamento de 6 anos...mas ainda sou ligada nele e ele em mim...meio louco o negócio, mas dá pra entender né ?! heehehe...Mas a gente vai superando com o tempo e os livros agora tem sido meus melhores amigos nessa fase, principalmente meus amigos blogueiros. =]

    Mas é isso...Sem mais o que dizer
    Parabéns por tudo, porque vc merece
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já faz muito tempo que estou ensaiando para ler um dos livros do Harlan Coben pois por todos os locais que passo só leio coisas espetaculares sobre ele.
    Gostei deste que você resenhou, vou tentar começar por ele.

    Abraços

    reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas
    Eu vi o filme, o livro eu ainda não li, mas sei que a história é espetacular!! Adoro os livros do Harlan *-*
    Parabéns ela resenha, ficou ótima!

    ps: tem resenha nova lá no escuta essa
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2013/08/resenha-gelido-de-tess-gerritsen.html

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  4. Lucas eu morro de vontade de ler este livro. Já li resenhas super sobre ele, e a sinopse sempre fica me chamando. Como curto a escrita do Harlan, eu provavelmente não vou resistir e lê-lo em breve.
    Uma pena o fim ter frustrado vc né? Mas logo vc lê outro livro do autor e conseguirá sanar seu descontentamento com este fim previsível.
    Será que vou conseguir prever o fim? Sou tão tapada e nunca acerto, mesmo as coisas estando na minha cara...kkk
    Muito bom texto querido.
    Ah! Adorei o novo lay, ficou muito bom! Parabéns!
    Bjokas querido

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil,
      Na verdade, o fim é imprevisível. Mas, me frustou mesmo.
      Que bom que você gostou do novo lay *--*
      Bjs

      Excluir
  5. Hey Lucas, tudo bem?
    Acho que, provavelmente, sou a única pessoa na face da Terra que nunca leu um livro do Harlan Coben; e sempre que vejo as pessoas comentando sobre os livros dele me sinto um pequeno peixe fora d'água! hahah. Mas vou comprar esse livro e vou lê-lo, ainda mais depois dessa sua resenha, que por sinal ficou muitíssimo boa! Parabéns, só fez aumentar a minha curiosidade em relação ao livro e ao autor!
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
  6. adorei ainda não li esse livro parece ótimo e que eu me lembre ainda não li nenhum livro dele
    até
    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro, mas, que história!! Esse clima de suspense misturado com amor e tragédia conseguiu me fascinar desde o início, e já fiquei curioso para descobrir os mistérios dessa história!
    Ótima resenha, parabéns!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas,

    Eu como grande fã do Harlan sou suspeita pra falar. Mas dos livros, esse foi o que menos gostei, justamente por causa do final. Pra mim, Shauna e Tyrese roubaram a cena.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha Lucas. Ainda não li nada do Harlan Coben, mas tenho muito curiosidade para conhecer suas obras. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Lucas, esse é um dos livros do Harlan que eu mais desejo ler. Deve confesso ter lido apenas um, que foi o ''Cilada'', e eu adorei demais! Gostei do estilo de narrativa dele, e quero ter mais experiências com suas tramas.

    Sua resenha está ótima! Me convenceu bastante, pelo menos. Adorei saber que há alteração na narrativa... acho esse artifício muito bom, principalmente quando é bem feito. Enfim... adorei!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Lucas, esse livro é um dos livros do Harlan que infelizmente ainda não li. E espero poder ler, até agora dos que eu li, não me decepcionei com nenhum, mas devo confessar que meu preferido é "Desaparecido para sempre", talvez mude após ler esse livro, não sei... Ótima resenha. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Lucas.
    Primeiro mil desculpas a demora de passar aqui mas minha vida estava uma maior correria rsrs.
    Olha o Harlan é bem falado e já tinha visto inúmeras resenhas deste livro mas nada que me convencesse igualmente a sua ^^
    haha pois é 2001 tem que considerar (=
    Sua resenha ficou muito boa e para receber 5 estrelas...
    Um enorme abraço.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro
    Mas parece ser muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Woooow Lucas
    Parece ser um suspense super mega ultra bem escrito hein ?
    Tenho vontade de ler, que fofinhos que eles eram juntos :C
    E a leitura é rápida, pelo que voce disse né?
    Vou esperar uma promoção :3 Fiquei com vontade de ler esse
    eu já queria ler Harlan Coben faz um tempinho
    Mais uma ótima desculpa pra ler logo :P
    Isso é verdade :D
    Um beijo
    Pâm - http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Sabe a literatura desse cara nunca me chamou a atenção, muitos já me falaram desse livro e muito outros dele, mas eu sempre lia as criticas e a sinopse e quando chegava na parte de ler a sinopse eu me decepcionava :// era tudo tão clichê e chato que eu ja até perdi a vontade de ler os livros dele.
    Quem gosta pode ler a vontade né ^^ emfim ótima resenha, DEU muita vontade de ler, mas a sinopse emfim ....
    Adorei seu blog ^^

    XOXO :D
    jovenclube.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nenhum livro do autor, mas tenho muita vontade. Os livros parecem ótimos, só vejo resenhas positivas sobre eles.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Hum...adorooo! O único livro que li do autor foi Cilada, mas quero muitoooo ler outros. Esse parece ser muito bom mesmo e não sabia que tinha sido adptado para o cinema.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucas eu não sabia que esse livro havia sido adaptado para o cinema e se antes eu já queria ler, agora minha vontade ficou ainda maior. O Harlan escreve muito bem e cria uns finais muito loucos e surpreendentes.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  19. Olá Lucas. Obrigado pela visita no blog. Adorei o seu blog, e a forma como você resenha.
    Quando li Harlan Coben pela primeira vez eu tinha certeza que não gostaria do autor, não tive uma experiencia literária com ele muito feliz. Mas teimosa como sou, resolvi insistir e ler outros livros dele. ainda bem que fiz isso, porque hoje ele é um dos meus autores favoritos. De fato Não Conte a Ninguém é um ícone nas escritas de Hralan Coben, Parabéns pela resenha.
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir