30 de setembro de 2013

[Resenha] - Coração de Tinta

Autor: Cornelia Funke
Editora: Cia das Letras
Ano: 2006
Número de Páginas: 456
Onde Comprar? Saraiva / Submarino
Avaliação: 5,0 / 5,0

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Coração de Tinta é um livro difícil de ser resenhado, pelo simples fato de ser uma obra grandiosa. A minha história com ele é um tanto peculiar, eu assisti ao filme primeiro e depois busquei pelo o livro, mas não o livro da Cornelia Funke, eu queria saber se existia o livro que é retratado no livro, ou seja, o livro escrito pelo o Fenoglio – personagem da Cornelia. Ops, alguém entendeu?

Mas, no fim me dei de cara com o livro que originou o filme e a minha surpresa foi maior quando descobri que se trata de uma trilogia e que por sinal quero devorar os próximos volumes.

O livro gira em torno da pergunta: “Quem nunca desejou conhecer ao vivo os personagens de seus livros prediletos?”. Eu, ao menos já. Porém, depois da leitura desse livro, não tenho mais tanta certeza. Isso, porque Mo tem o dom de ao ler em voz alta, os personagens da história, aparecerem ao seu lado e em troca, alguma coisa do mundo real vai parar dentro do livro. Ou seja, pode sair um vilão e entrar uma pessoa que você ame muito. E o processo de reversão, não tem previsão para acontecer.

Foi quando Mo ainda não tinha conhecimento sobre esse seu dom e leu em voz alta, que ele tirou de um livro (Coração de Tinta), alguns personagens e mandou para lá sua mulher. Agora, nove anos depois, um terrível vilão que foi tirado do livro quer Mo para trazer outros seres malignos da história. Mo, Meggie e Elinor irão passar por uma grande aventura, onde os livros são mais reais do que nunca.

Coração de Tinta me encantou com seus personagens, com sua premissa, com seu enredo e pelos os trechos de outros livros a cada inicio de capitulo. 

Meggie é uma personagem que todo leitor se identifica e o que dizer da Elinor, a maluca por livros, capaz de despertar amor e raiva ao mesmo tempo? Mexa com ela, mas não com seus preciosos livros. 

Já Mo é um protetor dos livros, bastante ordeiro, do tipo que não gosta de orelhas e que nem de deixar o livro aberto em 180º em graus – apesar, que a Elinor também é assim.

Coração de tinta é mágico... É tão bom que eu começaria uma releitura dele agora mesmo. Se eu bem me lembro, o filme não foi cem por cento fiel ao livro, mas segue muita coisa. Ainda, não tenho os dois próximos volumes, mas vou começar a juntar os centavos para poder comprar.

Leia Coração de Tinta, porque Cornelia Funke tem uma escrita aconchegante, que tem o poder de fazer você esquecer-se do mundo ao redor e se apaixonar apenas pelo o fictício. Não tem jeito, Coração de Tinta passa a ocupar o posto de melhor livro que li no ano. E espero que a resenha tenha transmitido isso.

30 comentários:

  1. esse livro é só um dos mais requisitados por mim! Infelizmente são caros demais, e comprar só o primeiro, ler, e esperar o dinheiro do segundo... Não, eu não conseguiria hahahaa
    Eu já viajei muito na história do filme, mas não tem muito a ver com o livro, ne?
    Sua resenha ficou ótima, não se preocupe haahah

    abração!

    Pedro Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, esse eu tive muita sorte de ter ganhado num sorteio. E agora, tá tenso esperar para comprar os próximos livros. ashauahaus
      Algumas partes ele segue, mas em outras é bem diferente. Abs!

      Excluir
  2. Gostei da resenha Lucas. Já assisti o filme de Coração de Tinta e curti bastante. Quero ler o livro agora. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha, soube nos contar a história de forma envolvente, quero muito ler essa trilogia, e por esse motivo ainda não assisti ao filme. Acho que perde um pouco a graça, mas enfim, muito boa a resenha, fiquei curioso para sabe se Mo consegue trazer sua esposa de volta ao mundo. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu também fiquei procurando o livro escrito por Fenoglio rs... Coração de tinta é um dos meus livros favoritos.
    Já estou seguindo o seu blog.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa! Achei que era a única pessoa que tinha pensado assim. Bjs

      Excluir
  5. Lembro de ter visto esse livro a primeira vez numa resenha e fiquei louco pra ler. Até hoje, só tive oportunidade de ver o filme, que curti mas não tanto. Enfim, o fato é: PRECISO lê-lo. Gostei da resenha!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. é uma literatura diferente, eu gostei do enredo dela. Preciso ler ele, super imediatamente, soube que tem o filme mas eu sempre prefiro ler o livro pra dps ver o filme.
    Adorei a história, adorei a resenha adorei tudo!

    XOXO :D
    Joven Clube | Official

    ResponderExcluir
  7. eu já vi o filme, sempre quis ler o livro, mas nunca tive oportunidade .w.
    gostei da resenha :)
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Esse é um dos meus maiores desejos literários. Já assisti ao filme e gostei muito. Acredito que o livro deve ser ainda melhor e mal vejo a hora de lê-lo. Ao como eu queria conhecer os meus personagens prediletos <3

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas ;)
    Ah você passou muito bem esse sentimento na resenha sim! Eu amo o gênero fantasia (é meu favorito ever!) e o fato de se tratar de se tratar de uma história em que os personagens saem dos livros (sendo bons ou ruins) já me ganhou! #EuQueroEsseDom

    Eu também vi o filme e já era louca pra ler esse livro antes da resenha, mas agora eu estou indo correndo na Saraiva.com pesquisar o preço! (Isso é Sua Culpa)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sem querer querendo, é só porque é o meu favorito do ano.

      Excluir
  10. Ah, todos já leram esse livro, menos eu. rs E nunca assisti o filme também. D:
    Acho que iria adorar a trama, só pela sua resenha. *-*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Lucas
    Só li um livro da Cornelia, e me apaixonei pela escrita dela. Eu tinha um certo preconceito com essa trilogia hahahah. Acho que é por causa do filme, que eu não assisti. Mas achava que se tratava de um infantojuvenil, e agora fico sabendo que não. E caramba, eu queria ter essa sorte de ler o texto em voz alta, e aparecer um personagem do meu lado!! Sonho rs
    Gostei da resenha, e vou dar uma chance a esta trilogia.
    bjs
    www.mybooklit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um infanto juvenil sim, Jacque. Porém, é tão incrível que acho que agrada a todo mundo.

      Excluir
  12. OI Lucas! Eu li um livro dela semana passada e concordo, ela te faz esquecer do mundo, foi uma leitura deliciosa. Não li este ainda, mas o filme eu achei fofo demais. Espero ler em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas.
    Já tinha visto a capa desse livro muitas vezes perdida por aí, mas nunca tinha lido nada a respeito. Adoreeei a ideia dos personagens virarem reais, e da troca com a ficção. Juro que achava que esse livro era de época (pela capa kkk).
    Mas gostei, de verdade.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo, Jéssica. (= Tem um com a capa do filme, mas essa acho mais bonita. Bjs!

      Excluir
  14. Coração de Tinta é um dos livros que eu gostaria MUITO de ler. Quase comprei a trilogia no Submarino, mas não deu $$ =(

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  15. Sou louca pra ler esse livro! Não assisti ao filme ainda, quero assistir antes de ler, mas pela sua resenha, o livro entrou na minha lista de must-read!
    Faz tempo que não passo por aqui hein? Andava meio sumida da blogosfera, mas estou voltando :)
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades de você por aqui. Ah... que bom! (=

      Excluir
    2. Saudades de você por aqui. Ah... que bom! (=

      Excluir
  16. Essa trilogia é meu sonho de consumo total. Quero muito ler e sua resenha me incendiou aqui, fico louca pra comprar, preciso juntar grana para os três de uma vez, não aguento saber que são três livros e não posso ter todos. Na verdade esse é um livro que todo leitor deve ler, assisti ao file e amei, acho que o livro vai entrar para meus eternos favoritos.
    Beijão, e sua resenha está show sim, ficou ótima.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  17. Olá Lucas,

    Ótima resenha! Tenho visto várias pessoas falando bem desse livro e tenho bastante vontade de lê-lo. Assisti o filme há muito tempo atrás e pretendo ler o livro e assistir ao filme novamente. Parece ser o tipo de história que me agrada e tenho certeza que vou gostar. É uma pena que o preço dos volumes seja tão alto =/ mas é algo que vale a pena pagar caro. Parabéns pelo blog, achei o layout incrível!

    Rieri
    teoremaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. "Leia Coração de Tinta, porque Cornelia Funke tem uma escrita aconchegante, que tem o poder de fazer você esquecer-se do mundo ao redor e se apaixonar apenas pelo o fictício. " é o que descreve o sentimento desse livro em mim. Leiam pq é tudo de bom <3
    Angel Sakura @euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu sou loca pra ler esse livro. Acho o filme tão fofo, e a proposta da própria trilogia muito original e instigante. Com certeza irei conferir, ainda mais agora após toda a sua recomendação. :D Amei!!!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. *_* Parece ser bom mesmo! Vou colocar ele no topo do topo da minha lista de desejados ♥

    Abs
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Já faz muito tempo que estou doidinha pra ler e assistir essa história, minha irmã vive falando que é ótima (:

    Beijos :*

    http://alimentandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Cara faz tempo que tô querendo ler esse livro, mas sempre aparece outros no lugar.

    http://newworldbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, gostei muito da sua resenha.
    Também fiz uma resenha sobre "Coração de Tinta" no meu blog, será que você poderia dar uma olha e dizer o que achou?
    Estou seguindo seu blog, se você retribuir ficarei muito agradecido.
    Abraços.
    http://acervodeamor.blogspot.com.br/2014/03/acervo-de-resenhas.html

    ResponderExcluir