27 de janeiro de 2014

[Resenha] - Prenda-me, Por Favor!, de Catharina Ingelman-Sundberg

Autor: Catharina Ingelman-Sundberg
Editora: Gutenberg
Ano: 2013
Número de páginas: 336
Onde Comprar? Saraiva

No Lar Diamante, uma casa de repouso em Estocolmo, moram Martha, uma adorável senhora de 79 anos, e seus amigos Anna-Greta, Stina, Krattan e Snillet, todos na mesma faixa etária. Depois que o local é vendido, a nova administração torna as coisas bem complicadas: o tratamento recebido pelos idosos está horrível, a comida é racionada e de péssima qualidade, a rotina está tediosa, e nem sair para se exercitar eles podem mais. Ninguém aguenta mais ficar ali. E Martha fica imaginando que eles estariam muito melhor se fossem para a prisão sueca… Que, aliás, ela pensa, é uma ótima solução! O grupo, então, se reúne e planeja um grande roubo, que deverá garantir que todos sejam condenados. Com o assalto perfeito combinado, eles escapam do asilo e a aventura começa. Porém, nem tudo ocorre como o planejado, e logo eles se veem envolvidos em uma trama inusitada, que poderá fazê-los conseguir a tão sonhada vida melhor. Atrás das grades…

Qual o futuro que você deseja para sua velhice? Um lugar suficiente tranquilo para se morar ou uma terceira idade agitada e radical? Para Martha, uma senhora de 79 anos, a segunda opção é seu sonho. E para isso ela vai influenciar outros moradores do Lar Diamante a se juntarem a ela e formar a gangue dos aposentados. 

A vida no lar já não é mais a mesma desde que foi assumida por uma nova administração. Agora eles racionam comida, recebem maus tratos e tiveram os exercícios e passeios diários cancelados. Quando Martha assiste uma reportagem sobre a vida na prisão na Suécia, ela tem uma brilhante ideia – praticar um assalto capaz de leva-la para trás das grades e dessa forma ter uma vida melhor do que aquela que ela vive no lar. Para tanto, ela irá precisar da ajuda de seus amigos Anna-Greta, Snillet, Stina e Krattan. Juntos formarão a gangue dos aposentados e nos trarão aventuras empolgantes.

A autora nos trouxe uma história leve e divertida, daquelas que poderiam virar filme. Os personagens são convincentes e cada um tem suas peculiaridades: Martha é amante de romances policiais e é a cabeça do grupo, sempre com sugestões inteligentes; Snillet é responsável por pensar na parte técnica dos planos e nutre uma paixão por coisas mecânicas e elétricas; Krattan é um ex-marinheiro, fã de licor de amoras, sempre pronto para ajudar; Stina tem aptidão por mandar e fica enfurecida quando é contrariada, mas tem uma mente inteligente, porém um pouco tardia e por fim Anna-Greta, uma senhora com habilidades para o financeiro, ajuda o grupo com tudo que sabe sobre transações bancárias e derivados, graças ao seu emprego no passado de bancária.

O livro é narrado em terceira pessoa e conta com 75 capítulos bem curtos que vai animando o leitor conforme a leitura vai fluindo. A genialidade da história está no fato de que velhinhos cometeram um assalto muito bem arquitetado e a policia e mesmos vitimas do roubo não suspeitarem de nada. Aqui vemos a ingenuidade das pessoas e ao mesmo tempo a sabedoria que a idade traz.

Outro importante que merece ser destacado é o amor na terceira idade. Não aquele carnal, mas afetivo mesmo. Que não é impossível se apaixonar novamente, mesmo quando estamos idosos.

O livro de Catharina Ingelman-Sundberg é um convite para nunca esquecermos que mesmo com o avançar da idade, nunca deixemos de sermos felizes. Devemos procurar estressar-se menos e usufruir da vida em todos os momentos. Sem dúvidas, deve ser lidos por todos.

13 comentários:

  1. Nossa. Eu quero uma terceira idade bem aproveitada, quero viajar por todos os países do mundo que eu tenho vontade de ir. :p Tenho que trabalhar a vida toda para ter o dinheiro necessário, kjahskhjas. Adorei a resenha.

    ACESSO PERMITIDO: Dom. @nerdisbetter
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito divertido, vale a pena a leitura!

      Excluir
  2. Eu ainda não conhecia esse livro, mas gostei da temática dele.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me surpreendi com a leitura, nunca tinha lido nada nessa temática e adorei.

      Excluir
  3. Oi Lucas ;)
    Eu estou aqui morrendo de rir só com a resenha! rsrsrs
    Adorei tudo, o tema é tão inusitado neh?
    Estou louca pra ler e acompanhar as loucuras dessa gangue!!!
    Eu também lembro de uma vez ter visto uma reportagem sobre as prisões suecas e ter pensado "ei isso eu não tenho nem em liberdade" rsrsrs Adorei a dica!!! #JáQuero

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lucas.
    Eu acho engraçado quanto os nossos olhos nos enganam algumas vezes, se eu visse esse livro eu não compraria, na verdade nem chegaria a pegar, ou dar uma lida na sinopse, mas após ler sua resenha me senti interessado pelo mesmo. A temática me pareceu bastante interessante.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Achei legal a história dos velhinhos em uma aventura... mas não é o tipo de história que chama a minha atenção para a leitura. O amor na terceira idade realmente é muito fofo de se viver, é algo mais simples, inocente e mexe com os verdadeiros sentimentos. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii.
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas deve ser divertidíssimo!!! Adoro livros que nos passem uma lição no final (como por exemplo deixar de se preocupar com a velhice e aproveitar a vida). Nunca li nenhum livro narrado por alguém de terceira idade, mas parece ser interessante.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  7. primeira vez que vejo alguem falar desse livro, parece ser muito interessante.. ótima a sua resenha, me deixou curiosa :D

    Beijos,
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir
  8. Belíssimo livro. Ótima resenha.

    Adorei seu blog.

    Estou seguindo

    Lei minha crônica Vida,Menina Travessa

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie querido, tudo bem?
    Passando para ver as novidades e dizer que gostei bastante da sua resenha, até porque vc se expressou muito bem falando da história, ainda mais porque eu nunca tinha ouvido falar desse livro. Eu vi em algum blog ai, mas não tive muito atenção em ler a resenha, porque estava nos meus dias ruins hehehe
    Mas agora parei para ler e achei interessante.
    Vou procurar saber mais sobre ele, porque até a capa me chamou bastante atenção.
    =]
    PARABENS pela sua resenha querido. Continue assim. Porque vc escreve muito bem e gosto das pessoas que se expressam bem ! Enfim...



    Bom, passei para te convidar para vim dar uma olhada na minha RESENHA NOVA.
    Depois passa lá e deixa sua opinião. Se cuida e fica com Deus.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir