17 de fevereiro de 2014

[Resenha] - Tigana, de Guy Gavriel Kay

Autor: Guy Gavriel Kay
Editora: Saída de Emergência
Ano: 2014
Número de Páginas: 368
Onde Comprar? Submarino / Americanas

Tigana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado. Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa de recuperar um nome banido: Tigana. Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia.

Polêmico é uma palavra que poderia definir a obra de Guy Gavriel Kay – um livro que te conquista aos poucos. Mas calma isso passa longe de ser uma critica desconstrutiva da obra, a suposta confusão no inicio do livro é apenas um pontapé para as descobertas que surgem adiante. 

Um grupo amistoso liderado pelo Príncipe Alessan tem como objetivo destronar dois grandes poderosos reis que governa o continente e libertar seu povo de um feitiço - o nome de sua terra não pode ser pronunciado ou se quer lembrado. Até aqui já temos uma poderosa história, mas Tigana guarda muito mais que isso.

O que dizer dos personagens criados pelo o autor? Emblemáticos e do tipo que as aparências enganam. Tanto homens quanto mulheres estão em conflitos com sua própria personalidade e claro com a dos outros também. Alessan faz o gênero astuto e que não se importa com o que deva fazer para atingir seus fins, talvez até se importa, mas não deixa se abalar por isso. Catriana é exuberante e exala sensualidade, não aceita ser subjugada por ninguém. 

Baerd é corajoso e inteligente, mas por debaixo de toda bravura também esconde suas feridas. Devin, sem dúvidas é o grande trunfo da estória, é ousado e uma metamorfose ambulante. Não por ser volúvel, mas por está em constante aprendizado. Dianora é uma mulher cheia de segredos e determinação, que aos poucos vai ganhando confiança do leitor.


São tantos personagens e cada um de suma importância na história que é impossível falar sobre todos, mas deixo aqueles que neste primeiro livro ganharam mais destaque. Personagens bons pedem cenários excelentes e Kay nos oferece: características que se viajássemos no tempo para a península itálica, identificaríamos facilmente os locais retratados no livro.

Confesso que fiquei com muito medo de me decepcionar com o livro, porque ele vinha com uma promessa incrível de que era marcar minha vida para sempre. Posso dizer que ele acaba de cumprir essa promessa e se me perguntarem uma dica de literatura épica, prontamente responderei Tigana.

O livro traz tudo que uma literatura épica precisa: magia, honra, conspirações, tavernas, lealdade, aventura, paixão, amizade e neste caso acompanhado de um bom vinho azul.

Não posso finalizar esta resenha antes de dizer que a Editora Saída de Emergência caprichou mais uma vez em um de seus livros publicados aqui no Brasil, temos um mapa bem elaborado e colorido dentro do livro. E isso só afirma minha ideia de que todo livro que tem mapa é bom.

Que venha o próximo livro que pelo visto guarda boas doses de surpresas e aventuras.

17 comentários:

  1. Eu pago o pau pra diagramação dessa Editora, nunca li nada da editora, mais por pura falta de interesse mesmo. Só critica positiva ao livros e agora endo a sua até acendeu uma chaminha hahahaha
    Parabéns pela ótima resenha
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brubs, os livros dele são ótimos e as diagramações muito lindas.

      Excluir
  2. Gostei da resenha Lucas. O livro parece ser ótimo mesmo e parabenizo a Editora Arqueiro por cada dia mais nos proporcionarem leituras de qualidade. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Mais um dos livros que entram pro rol dos "não conhecia mas promete ser bom." A premissa e seu entusiasmo exposto na resenha me fizeram ficar de olho nesse livro. Irei ler :)

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que curta a leitura, tanto quanto eu.

      Excluir
  4. Ah, eu acho que quase ninguém conhecia esse livro? eu me encaixo a esse "quase ninguém", a leitura parece ser bem bacana, super gostosa de ler, esse tipo de livro não é o meu preferido, uma nova nação presa não é la um tipo de leitura que eu gostaria de ler antes de dormir (tempo que eu tenho para ler), m fim amei a resenha muito boa ^^

    XOXO :D | Joven Clube

    ResponderExcluir
  5. Entrou para os desejados. Leitura épica? Adoro. < 333
    Aliás, essa capa é muito bonita! Espero poder ler em breve.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ganhei este livro num sorteio, está aqui em casa esperando a oportunidade de ser lido, hehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sortuda você, pois o livro é ótimo!

      Excluir
  7. Lucas, fiquei interessada nesse livro. Adoro livros que me permitem viajar para outras épocas e conhecer outros costumes e modos de vida. Relevo até o fato de ser um livro com uma pegada fantástica (magia etc), por não gostar muito do gênero, e me focaria mais no lado dos conflitos, das conspirações, da honra. Tudo isso me cheira a livro bom, a livro instigante.
    E, nossa, a diagramação dessa editora é sensacional, viu? Adorei!
    Ótima resenha.
    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas, adorei seu blog, lindo e limpo.
    Quanto a resenha, simplesmente amei e este livro está na minha lista de desejos e pela sua resenha com certeza amarei este livro.

    Abs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já vi resenha desse livro em outro blog, e parece ser realmente muito legal!
    Não conhecia o autor ou o livro, mas como adoro literatura épica já não posso deixar de ler :)
    Adorei a resenha, deu vontade de correr e comprar haha
    Obrigada por comentar no meu blog!
    Beijos

    Jordana
    Addiction For Books

    ResponderExcluir
  10. Gostei de sua resenha, me passou vontade de ler, não por ser apenas positiva, mas por você nos instigar a ler o livro, sentir de fato o que você sentiu ao ler. Quero um dia me aventurar por esta história.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho vontade de ler esse livro, está na minha listinha RSRS
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a história, mas a resenha chamou minha atenção. Parece ser uma leitura bem completa: suspense, amor, aventura. Concordo que livros com mapa são bons, mais um ponto a favor então! rs
    Bjs!
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir