11 de março de 2015

[Resenha] - As Confissões das Irmãs Sullivan, de Natalie Standiford

Autor (a): Natalie Standiford
Editora: Galera Record
Ano: 2015
Número de Páginas: 352
Onde Comprar? Saraiva

A avó das irmãs Sullivan reúne a família para anunciar que em breve morrerá. E, possivelmente pior, que removeu toda a família de seu testamento. Como ela é a fonte de quase toda a renda familiar, isso significa que ficarão sem um tostão. Ela foi ofendida por alguém da família, mas diz que, se o ofensor se revelar com uma confissão do seu crime enviada para seu advogado, ela pode recolocar a família no testamento. Agora, nenhum segredo é grande ou demais para as irmãs Sullivan. E que comecem as confissões.

Ler as “As Confissões das Irmãs Sullivan” foi se arriscar no desconhecido e ter como referência apenas os empolgantes comentários do outro livro da autora – “Como dizer adeus a um robô”.

Não dar para iniciar essa resenha sem dizer que eu esperava por protagonistas adultas e com problemas bem mais complexos, então foi uma surpresa para mim abrir o livro e encontrar protagonistas adolescentes que ainda estão descobrindo o mundo e que têm sede de revolução. Porque esse pensamento? Porque se na sinopse diz que a matriarca da família – a Poderosa Lou – retirou todos do testamento, pensei que seria um assunto entre mãe e filhos, e não entre avó e netas.

Bom, mas deixando minha visão equivocada de lado…Lá vão Norrie, Jane e Sassy escreverem suas cartas confessando todas as maldades cometidas e perdido perdão pelo o coração ressentido da avó.

Norrie é das irmãs, a mais velha. Por isso, cabe a ela o papel de ser a irmã mais correta, está sempre tentando agradar a tudo e a todos. Ela é romântica e sonhadora e sua carta é a mais bonita. 

Do outro lado, está a incompreendida Jane. Ela é a personagem do contra, que tenta camuflar as suas emoções apontando os defeitos dos outros. Achei a personagem mais humana, por ela não tentar ser uma heroína e dizer o que pensa. Claro, ela nos seus 16 anos tem ainda muito o que aprender.

Sassy vem para representar toda a doçura e ingenuidade do livro. Acho que a personagem funcionou bem como coadjuvante nas cartas das suas irmãs. Porém, em sua própria carta acabou sendo pouco explorada. Ela apenas tem a mania de acreditar que é imortal.

E claro... a avó das garotas parecia para mim uma combinação de Miss Marple com o Poderoso Chefão. Enfim, “As Confissões das Irmãs Sullivan” não me deixou impactado, mas conseguiu me prender nas páginas durante a leitura por ter uma narrativa de fácil entendimento. É mais uma leitura para passar o tempo, daquelas que se lê quando toma o chá das cinco. Á propósito, acho que a Poderosa Lou iria apreciar este tipo de leitura.

A história se passa em um curto período de tempo – do Natal ao Ano-Novo. Mas através das cartas vamos vivenciando as aventuras das garotas por meio de flashbacks. As cartas é outro fator que contribui para o bom andamento da leitura, já que é como se as personagens comunicassem contigo.

O livro está com uma diagramação bem simples, porém caprichada. Eu recomendo a leitura, só aconselho não colocarem tantas expectativas.

4 comentários:

  1. Geeente, adorei essa sinopse <3 Já andava vendo o livro por aí, mas sem dúvidas essa sinopse me conquistou. Eu havia imaginado um romance teen, me enganei, acho :/ Boa dica.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que engraçado, Sofia. Eu imaginei totalmente diferente, hahaha

      Excluir
  2. Olá Lucas,
    Estou bem curiosa para ler esse livro, até porque li um outro livro da Natalie e curti bastante.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, minha curiosidade por esse livro só surgiu porque ouvi falar muito bem do outro livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler ele.

      Excluir