20 de abril de 2012

O Símbolo Perdido - Resenha




  • Editora: Sextante
  • Autor: Dan Brown
  • Número de páginas: 512
 "Viver no mundo sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros"

Este foi o primeiro livro que li do Dan Brown, mas que ficou sendo um dos melhores já lidos.
Robert Langdon é convidado inesperadamente por seu amigo Peter Solomon para dar uma palestra no Capitólio - local central da história. Porém tudo não passa de uma armadilha, não existe palestra nenhuma, quem ligara cedo para ele para falar sobre a tal palestra não era seu amigo. E Peter foi sequestrado por Mal'akh.
Mal'akh é frio, calculista e...perigoso! Ele acredita que em algum lugar de Washington está enterrado um tesouro, um saber antigo denominado Antigos Mistérios que foi enterrado pelo seus fundadores. E para isso, ele precisa de Robert, um grande professor de Harvard e simbologista. Como a busca desse saber é toda cifrada em códigos, Mal'akh  não viu ninguém melhor para quebrar esses códigos do que Langdon.

Robert Langdon não está sozinho, ele contará com ajuda de Katherine, a irmã de Peter Solomon. Katherine é uma grande cientista, que vem estudando uma nova ciência - a noética. Uma ciência capaz de influenciar o mundo físico, através da mente. O tempo é curto, mas decifrar os códigos é a única solução para salvar a vida de Peter e o mundo de uma grande revolução.
Várias pessoas estão nesse círculo de problemas, que é considerado uma ameaça. Uma delas é Sato, uma mulher arrogante e autoridade do Escritório de Segurança da CIA. Peguei raiva de Sato, torci muito para ela se dar mal, não consigo nem falar o que na verdade senti por Inoue Sato, ela me tira dos nervos. (risos)
E nessa roda de segredos é preciso saber muito bem que lado cada um está.

O Símbolo Perdido é fantástico. A história envolve religião, nesse caso a franco maçonaria, inclusive os códigos que precisam ser desvendados são maçônicos. Além da ciência noética, a teoria da super cordas, obras de arte e vários outros assuntos que prendem o leitor do começo ao fim.
Não sei se foi estratégia ou não, mas os capítulos são curtos e terminam sempre em algo que instigam o leitor a prosseguir a leitura. Aí, a curiosidade fala mais alto.
O livro é rápido, a história se passa em torno de 24 horas. Acredito que teria terminado o livro em dois dias, se não tivesse super atarefado, quando comecei a leitura. Acabei lendo com uma semana. Sendo que as últimas páginas acabei em poucas horas.
A narração se encontra na terceira pessoa, é bem escrito. Não diria uma leitura fácil, por que alguns trechos você precisa de muita atenção para não se perder no raciocínio, já que quando envolve religião é um pouco mais complexo.

O fim é surpreendente, não esperava aquele final. Todavia, não poderia ter sido melhor. Fissurei em Dan Brown. Não tenho nenhum ponto negativo do livro. Quer dizer, tem uns dois ou três capítulos que não achei necessários, mas são relevantes. A edição também está de parabéns, folhas amarelinhas que facilitam a leitura, letras em bom tamanho e ótima capa.
É Super Recomendado. Quem gosta de ação e ficção pode ter certeza que essa é uma união perfeita.

13 comentários:

  1. O livro é otimo! Eu adorei ele...

    singlejoao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis muito ler esse livro. Adoro coisas referentes à religião. Ótima resenha, o livro parece ser bom memso, já que segundo você "não há nenhum ponto negativo no livro".
    beijos.
    http://the-mandie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas!
    Já li o Código Vinci e vi o filme tb,a estória é incrível e o final é surpreendente.Vi que tb gostastes.Parabéns pela resenha.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser muito bom, não sabia que tinha o filme, Parabens pela resenha ficou muito boa mesmo, quero conseguir le-lo esse ano ainda, rs

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do Dan Brown e confesso que não é uma curiosidade grande conhecer os livros dele. Até tenho certa curiosidade, mas nada muito urgente. Sério que o livro inteiro se passa em apenas 24 horas? Nossa! Não sabia... Que bom que gostou do livro!

    Beijos,
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  6. ooi :]
    eu já li esse livro, é bom!
    muuito obrigada pelo elogio no meu blog, fiquei muito feliz *-*
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Começou por esse? Eu também comecei a trilogia fora da ordem, li primeiro O código da Vinci, para depois ler Anjos e Demônios e finalmente O Símbolo Perdido. Dan Brown é um dos meus escritores preferidos, consegue juntar as pontas de um emaranhado de linhas e nos surpreender com o final de suas obras, não é mesmo? Eu também fiquei boba com o fim desse livro quando li, não consegui acreditar. Muito boa a sua resenha, eu gostei. E obrigada por seguir e pela visita, viu? É bem importante para mim. Também amei seu blog. Beijos.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. nossa, esse livro é muito famoso, nunca tive coragem p/ ler, mas quem sabe né rs, já li Anjos e demônios e não curti muito, acho que sou muito "menininha dos romances" ahadushdasuhauh preciso mudar isso! Esse livro parece ser bem interessante, quando for na livraria vou ler algumas páginas antes de comprar hauhauhau

    beijos, @Karol_hearts
    Meu blog:
    http://queridos-pensamentos.blogspot.com.br /

    ResponderExcluir
  9. É o livro mais tortuoso de Dan Brown, mas é bem interessante e muito instrutivo...vale a leitura kkk
    beijos
    bom fds
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muito desse livro, mas nunca tive muito interesse de ler. Parece ser interessante, adoro livros sobre códigos e coisas antigas. Quem sabe um dia.

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  11. A capa e o título deste livro sempre me chamou à atenção... Mas nunca tinha lido um aresenha do mesmo. Gostei bastante! Sua resenha me despertou a curiosidade. Parabéns...
    Beijos
    Passa lá no blog, tem resenha nova.

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Meu marido pegou esse livro emprestado mas nem leu. Acabou sendo assaltado, e eu tive que comprar outor livro pra pessoa, e acabei não comprando o meu :P
    Ele tem uma quedinha por livros que envolvam religião, especialmente a maçonaria. Confesso que a capa e o assunto não me atraiu muito, mas como é o Dan sempre dou uma chance, pois li Fortaleza digital, anjos e demônios e agora vou ter que comprar esse rs
    ótima resenha, nos deixa com um gostinho de quero mais, e sem revelar nenhum spoiler.
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Eu ja li esse livro ele e otimo.
    http://sobre-tudoum-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir