29 de abril de 2012

O Vendedor de Sonhos - Resenha


Essa resenha vai ser dupla, melhor dizendo vou falar dos dois livros do Augusto que leva esse título:
O Vendedor de Sonhos - O Chamado e O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos.
O por que de uma resenha dupla? Por que os dois traz os mesmos pensamentos, os mesmos ideais e até mesmo as cenas.
Mas, vamos lá a história....
Um maltrapilho sai as ruas para vender sonhos e no primeiro instante encontra um renomado professor tentando suicídio. O vendedor de sonhos, faz o suicida questionar sobre tal fato.
E vários outros casos, alcoólatras, suicidas, idosos, enfim pessoas que são excluídas da sociedade ou estão fartas da vida que leva.
Cheio de reflexões e pensamentos, Augusto Cury nos leva para o sub consciente humano, fazendo nos refletir e indagar certas atitude da sociedade.
O livro é misterioso, até demais. Você não tem nenhuma informação do personagem principal, não sabe quem ele é. Apesar de uma história intrigante, o livro vai ficando cada vez mais desinteressante.
Mas, valeu a pena ter insistido na continuação do livro, o final é bem legal.
O segundo livro e talvez o grande erro do autor é praticamente idêntico ao primeiro livro.  Várias passagens do livro nos levam a refletir a mesma coisa do primeiro. Porém, o alvo desta vez são os deprimidos, ansiosos, pais, professores, alunos..... Sempre nos levando refletir que todos somos vendedores de sonhos.

Na conta-capa do livro até cita que os livros não precisam ser lidos em ordem cronológica, estranho não? Pois é... E por causa disso, o autor relata vários episódios anteriores para que o leitor possa entender qual é a história.  No segundo livro, também se encontra vários erros de concordância.
Se, estivesse lido O vendedor de Sonhos depois de Harry Potter, encontraria um grande problema. O autor chama os leitores da aclamada série de "geração Harry Potter", dizendo que os fãs do garoto bruxo bateriam no vendedor de sonhos. Foi  uma comparação fútil e totalmente desnecessária.

O livro é questionador. Assim posso definir.  É um livro de ficção, porém de auto-ajuda e talvez, este também tenha sido o motivo de eu não ter gostado tanto do livro.
Beleza ou saúde? Conhecimento ou autoconhecimento? Riqueza ou simplicidade? Aplausos dos magnatas ou reconhecimento do anônimos?
Essas são as perguntas que circundam o livro. E fica a critério, se quiser ler o livro ou não.

"Me perdoe os spoiler, mas  não consegui falar do livro sem citar algumas partes."

20 comentários:

  1. Esse livro parece ser perfeito! Entretanto parece ser um tanto complexo... Eu, sinceramente, não tenho muita vontade de ler. Pois esse tipo de literatura não é muito o meu estilo. Prefiro mais "Capitães da Areia". Mas admiro muito as pessoas que o leem.
    Um forte abraço para você, Lucas.
    Ah, você é baiano, legal! rsrs

    http://mentesvelhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!
    Adorei conhecer o seu blog! :)
    Os livros desse autor não me atraem muito... Principalmente, devido ao teor de auto-ajuda que as obras possuem.
    Mas a sua resenha comparando os dois livros ficou muito bacana! :D
    Bjss!

    ResponderExcluir
  3. amei a resenha, eu já ouvi falar desses livros mais nunca parei pra ler, a sociedade excluí as pessoas que eles acham ano não ajudaram futuramente o pais, mas acaba excluindo que eles deviam mais escutar
    amei aqui
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que ótima resenha!
    Em primeiro lugar, esse livro parece realmente ser desinteressante. Pelo que você falou, ele é confuso e "meio de auto-ajuda" e eu não gosto de livros assim.
    Os livros do Augusto Cury não me atraem muito.
    Enfim, a resenha ficou muito boa :)
    beijos.
    http://the-mandie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Os livros parecem ser muito bons! Sou louca para ler, apesar d muit acharem confuso.^^
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ambos os livros, aparentam ser muito bons, amei a resenha e deu para entender direitinho o que o livro quer dizer.

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, meu querido! Fi-lo ontem olhando para a lua. rsrs Até...

    http://mentesvelhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sobre a geração Harry POtter, creio que ele quis dizer que todo mundo quer as coisas "num passe de mágica". Mas se você interpretou assim...
    Gostei da sua resenha e concordo que os 2 livros parecem ser o mesmo. E para quem leu na ordem, ficar lembrando do que aconteceu no último livro fica chato.

    http://lerimaginarcriar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita curiosidade em ler esses livros. O autor parece ser muito bom, mas realmente não gostei dessa comparação à Harry Potter. Muito desnecessária, sem mais.
    Adorei seu blog, já estou seguindo-o! :)


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha o interesse de ler esse livro. Ainda tenho um pouco, mas agora não tanto quanto antes. Certos autores consegue fazer com que suas obras percam um pouco do seu brilho, por causa de pequenas 'escorregões' como esses, não é mesmo?
    Gostei da sua resenha. Tenha uma boa semana. Beijos.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  11. eu já ouvi falar desse livro,mais nunca tive a oportunidade de ler.muito bom.

    seguindo aqui.

    http://floresdemarshmallow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas, gostei muito da sua resenha
    eu li o primeiro e gostei bastante, apesar de achar muito repetitivo, fui me envolvendo cada vez mais com o mistério. COmprei o segundo, mas abandonei e nunca mais retomeu a leitura. Creio que o que tenha me desmotivado sejam os motivos que vc citou: o autor repete as mesmas coisas e lições do primeiro livro, tornando a leitura enfadonha. Não sei se voltarei a ler, e fiquei sabendo tmb que tem um terceiro livro, mas ainda não me animei em comprar.
    bjos

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser muito complicado de entender.
    Quando se trata de explicar os sentimentos e conceitos é meio difícil pois cada um tem a sua opinião. Pelo o que entendi ele abre os olhos das pessoas que estão reclamando á toa. Estou seguindo! até mais, beijoo.
    http://luanapdomingues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Achei legal a ideia de fazer uma resenha dupla, principalmente pelos livros serem assim tão parecidos AHAHAHHA. Eu não leria, sinceramente. Não tenho muita paciência com repetição e as outras coisas citadas. Se pegasse, seria apenas para começar e não terminar, ou seja, perda de tempo.

    Beijos.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. retribuindo o seu comentário. Obrigada pelo elogio, é sempre bom saber que gostam do que escrevo. Te espero lá de volta. Beijos.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas!
    Não é o tipo de livro que me atrai, mas também não gostei do comentário sobre os fãs de HP, achei muito preconceituoso da parte do autor.
    Mas gostei da resenha dupla, faça mais desse tipo ^^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. tipo... Minha tia tem esse livro e sempre que vou a casa dela tento pega-lo para ler, mas sei lá fico com desanimo, otima resenha e espero que consiga ler esse ano ainda.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha!

    Já conhecia o livro e não tinha interesse, mas com a resenha acabei ficando interessada pela história!

    Parabéns pelo texto.

    Beijos!

    http://lindamenina-dri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir