30 de julho de 2012

O Homem de São Petersburgo - Resenha

  O autor aventura-se neste livro em território novo com um romance sobre a Primeira Guerra Mundial. Follett lança dois adversários poderosos numa batalha decisiva: Walden, baluarte do império britânico, e Feliks, filho de um pobre sacerdote russo, que não se curva diante de nenhum governo, exceto o que congelou o seu coração na adolescência. Em 1914, a Alemanha do kaiser Wilhelm se apronta para a guerra enquanto a Inglaterra e a França preparam-se para eventuais ataques. Mas os dois lados precisam da Rússia. Nesse momento crítico, quando o equilíbrio de poder no Ocidente é instável e vacilante, Follett nos leva a um encontro que pode promover uma aliança secreta entre a Rússia e a Inglaterra. Enquanto isso o serviço especial da Scotland Yard fecha o cerco em torno do único homem que pode frustrar os planos da Inglaterra. Ação e suspense reunidos numa história que acontece num momento antes do mundo mudar para sempre.


Autor: Ken Follett
Editora: BestBolso
Número de Páginas: 434

 Após algumas indicações, terminei de ler o livro do aclamado autor - Ken Follett.  O cenário se passa nos meados da Primeira Guerra Mundial. A Alemanha se encontra forte e busca novos territórios  E o primeiro país a perceber isso é a Inglaterra, que tentará aliar a Rússia, para impedir que o país alemão tome os territórios franceses. Para isso, o príncipe russo - Orlov, é enviado a Inglaterra para  tratar do assunto, junto ao Conde Walden.
Em contra-partida, a anarquia da Rússia, descobre tal façanha e se recusam que seu país se envolva no meio de uma guerra. Para eliminar de vez a possibilidade da Rússia lutar contra Alemanha, um dos integrantes do movimento anarquista - Feliks, decide que a melhor forma de assegurar seu povo é matar o Príncipe Orlov, no país inglês.

Este foi o primeiro livro que li do autor e tive uma leve decepção. Os personagens são bem construídos, principalmente de Feliks, que é um homem escrupuloso e você sente isso nas suas cenas, o autor acertou na dose e criou um personagem que se aproxima da nossa realidade. Mas, o livro não me fisgou, tinha horas que eu me sentia confuso com as  mudanças repentinas de cenas e os vários personagens.

O livro também traz ao leitor claramente, como era a vida naquela época. O mundo estava começando a se industrializar; carros começam a ganhar mercado em alguns países. As mulheres começam a lutar pelo direito do voto. É um periódo onde casais dormiam separados e onde assuntos como sexo era tabu.

Uma personagem que me cativou foi a Charlotte, que sempre estava em buscas de respostas, de independência, uma iniciada Aurélia de José de Alencar. O final é marcado por revelações e imprevisivel, por que apesar de a industrialização está se iniciando, nem todos detêm dos novos metódos. Deixando assim, a estória muito mais descontraída.

 Avaliação:
✭ ✭ ✭ ✭ ✭

18 comentários:

  1. Oie,
    Gosto de leitura que te ensinam algo, sobre épocas, costumes, lugares. Este seria um livro que com certeza leria, mas terei que esperar um pouco pois a lista ta grande aqui em casa rsrs
    bjossss

    ResponderExcluir
  2. Olá,o livro parece ser bem interessante por abordar assuntos sobre história de época,mas não sei se leria,tenho a sensação de que a leitura possa ser um pouco monótona e maçante mas posso estar errada.Sua resenha ficou bem legal,talvez algum dia ainda leia ele haha
    bjs.

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. nao me interessei mto por este livro, embora ele parece ter um enredo legal...
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Seu blog me deixa com vontade de comprar vários livros pra ler uhauhauha

    http://labellejournal.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvida falar desse livro.
    Adoro esse tipo de historia, mas o livro parece ser bem caro!Então terei que esperar.
    Boa Semana!

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  6. Também ainda não li nada do autor. Livros descontraídos são bons, mas que vi que esse confundia ás vezes,né? Tem que ter algo de ruim...mas é assim mesmo.Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada do autor. Mas é uma pena que você tenha se decepcionado, é sempre chato isso.
    Mas gostei da indicação de livro. Anotada!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Já ouvir falar muito bem desse livro, mas não é bem o meu gênero, não sei porque não me atrai. Também não gosto muito de livros que mudam muito de personagens e cenas kkkk Mesmo com seus pontos negativos pretendo ler, e pelo o que você disse na resenha o livro é bom, só não é excelente! Adorei a resenha, muito bem escrita.

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas!
    Não conhecia o livro, parece ser bem interessante.
    Parabéns pela resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Parabéns pelo blog! Mto bacana! Adorei!

    Te segui, segue o meu?

    Dá uma passadinha lá!!

    http://devotedforbooks.blogspot.com.br/

    bjooos

    ResponderExcluir
  11. AINDA não li nada desse autor. Já ouvi falar de Queda de Gigantes, mas o livro é grande demais para a minha curta paciência, e aborda temas que não gosto. Adoro livrões, mas só se eles forem legais e com narrativa mais corrida.

    Mesmo vc não tendo gostado tanto assim do livro, muita gente fala que esse autor é ótimo. Verei o que vou fazer, talvez eu leia esse livro!

    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    N!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas!
    Adoro livros que abordam a a Primeira Guerra Mundial,mesclando história com estória.Pena que o livro não te prendeu.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar de alguns livros do autor, mas não tive oportunidade e nem tanta curiosidade, para ser sincera. Acho que tenho tanta coisa para ler ultimamente que não tenho conseguido mais ficar interessada em muita coisa.
    Mesmo assim, a história do livro parece boa, até porque involve fatos reais, que normalmente me agradam bastante. Espero poder ler outra hora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Não sei se leria este livro. Não curto muito. Mas gostei bastante da resenha e de saber a sua opinião.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Hey, não conhecia o autor nem seu livro, me interessei por ele pelo enredo estar ambientando em uma época que me interesso e muito! Pena que ele não foi tudo isso pra você :|

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    não conhecia o autor, nem o livro, mas fiquei com vontade de lê-lo! Gosto de histórias que se passam em tempos de Guerra, e acho que gostaria desse livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Não sou muito fã de livros que se passem na época da Primeira e Segunda Guerra Mundial, apesar de gostar de estudar o assunto. Não sei se o livro seria uma boa opção para mim. :X
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha ouvido falar nesse livro e parece ser muito legal, ainda mais porque sou apaixonada por histórias que se passam e/ou envolvem a Primeira e Segunda Guerra Mundiais.

    Adorei sua resenha.
    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir