3 de agosto de 2012

As Brumas de Avalon #1 - A Senhora da Magia

Neste enorme e emocionante romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas vidas e sentimentos,a lenda de Artur, como se fosse nova de, ao mesmo tempo, levam o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda. Assim, esta obra proporciona uma narrativa soberba de uma lenda, e a recriação dessa lenda, bem como a brilhante contribuição para a literatura do ciclo arturiano.



  Autor: Marion Zimmer Bradley
 Editora: Imago
 Número de Páginas: 286
 Onde Comprar? Submarino

Logo nas primeiras páginas do livro, pensei em desistir de ler. Mas, como sempre insisto na leitura, fui adiante e não me arrependo. O livro é uma visão feminina da estória do Rei Artur, onde mostram que as decisões das mulheres, fizeram grande parte do destino da Inglaterra.

Conheceremos a história de Igraine uma bela moça que é casada com o Duque de Cornualha e tem uma filha, chamada Morgana. Após, alguns anos de casamento é obrigada pela a Senhora de Avalon - na qual a dita cuja é sua irmã Viviane - à ter outro filho, mas não com seu esposo e sim com Uther Pendragon e é nesse relacionamento que nascerá o grande Arthur. O destino dos filhos de Igraine se separará e depois se unirá, mudando radicalmente a vida de ambos.

Os personagens construídos têm personalidade marcante, de forma única. De ínicio, você pode até achar estranho os nomes de alguns, mas ao que a história vai moldando, você se acostuma. A maior parte do livro é narrado por Morgana, que é um das personagens mais cativantes do livro. A escrita de Marion Zimmer Bradley é um pouco lenta e detalhista, mas não interrompe o andamento da leitura.

Quando leio um livro que envolva fundamentos religiosos, nunca levo ele como um livro doutrinário, aliás, nenhum livro deve ser lido assim. O que aconte em As Brumas de Avalon é que a autora prega que sua religião - o paganismo, que é a religião de Avalon, é melhor do que a do leitor, deixando isso claro nas linhas do livro. São inúmeras e severas críticas que Marion fez a respeito da religião das pessoas que acreditam em um só Deus. Um verdadeiro conflito entre Cristianismo e Paganismo.

No mundo deles, há apenas um deus; não só esse deus deve conquistar todos os outros, mas também deve fazer como se não houvesse outros deuses, como se não havido nunca outros deuses e sim falsos ídolos, obra do Diabo. E isso para que, acreditando nesse deus único, todos os homens possam ser salvos desta única vida. É assim que pensam. E o mundo é a projeção daquilo que os homens acreditam.  (Pág. 27)
Apesar, desse ponto negativo é um livro que merece ser lido, principalmente por aqueles que gostam de leituras épicas e desejam ter uma visão feminina da lenda do Rei Arthur, então fica recomendado!

 Avaliação:
✭ ✭ ✭ ✭ ✭

22 comentários:

  1. Olá, estou no quarto livro da série. O ponto principal da série toda é justamente esse conflito cristianismo versus paganismo. E não vejo como algo negativo, e sim reflexivo, para pensar nas religiões de modo geral. Talvez por ser atéia eu tenha amado todas as discussões levantadas quanto a esse conflito durante a leitura, é realmente interessante. Além disso, vemos um olhar feminino quanto às questões da terra, política e religião. Os livros são muito ricos.

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas :)
    Já faz um bom tempo que eu quero ler esta série. E eu não sabia que ele era narrado por personagens femininas. Que bacana, assim nós podemos ter outra visão do que aconteceu e tudo mais.
    Fiquei mais animada para lê-lo.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Tenho vontade de ler essa série, mas as vezes acho livros mais voltado pro lado "histórico" cansativos.
    Gostei da sua resenha!

    Ah, seu blog é demais, seguindo já ;)

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Adorei a resenha nunca tinha lido a resenha desse livro mais me interessei bastante parabéns! =]

    Obg pela visita lá no blog!
    tem resenha nova se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Retribuindo sua visita! Adorei seu blog e também estou seguindo.

    Abraços!

    =D

    http://www.etecetera-e-tals.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! *-* , até agora só tinha visto um vídeo resenha e não era muito detalhado. Achei legal isso de uma narrativa feminina, mas esse negócio de conflitos religiosos realmente não me atrai. Quem sabe uma hora eu fico inspirada e leio, né? iaushdiuahsiduhsaiud. Enfim, ótima resenha! (:

    Beeeeeeeeijinhos e um ótimo fim de semana! :*
    http://www.linguadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Em várias resenhas li sobre esse ponto fraco que é a questão religiosa. Sempre procuro ler um livro tbm sem levar e consideração essa coisas, mas em alguns casos chega a dar falta de paciência o modo como o autor enfatiza essa questão na história.

    Confesso que tentei iniciar As Brumas de Avalon uma vez mas a leitura não fluiu, dai abandonei sem previsão pra uma nova tentativa rs

    Excelente sua resenha!

    Abraços, Lucas!

    ResponderExcluir
  8. Histórias épicas são sempre interessantes,achei legal a temática do livro e ideia do autor para compreender a história na visão das mulheres ,ótima resenha! ;]

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas!

    Assisti faz um bom tempo o filme, e adorei.
    Pretendo ler o livro em breve.

    Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Aiii sou louca para ler livros sobre AS brumas de Avalon, mas ainda não consegui. Acho que iria gostar muito porque acho o pagonismo muito interessante.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho que ler essa série, todos falam bem dela, e pena que tem esses pontos negativos, mas como é uma série sempre podemos esperar que o livro melhore, não é mesmo?


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  12. Meu namorado tem essa série completa, já leu duas vezes e diz que é uma das melhores que leu na vida, mas sempre tem desculpa pra não me emprestar >: Menino chato u.u

    Eu realmente pretendo ler todos, já que são curtos e todos dizem que são bons. E sinto falta de um lado mais feminino da história quando se trata de fantasia!

    Beijos,
    N!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. eei, lucas!
    eu adoro essa série, sempre fui fascinada pelas história de arthur, morgana e avalon... muito mistério e magia! devorei a minha coleção em umas tres semanas, de tão grudada que fiquei!

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ps: adorei o pequeno principe ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas!
    Poxa, que pena que você não curtiu muito. Eu amo essa série! Já li todos os livros, mais os que se passam antes e depois de Brumas.
    Você curte a lenda do rei Arthur? Estou assistindo uma série chamada Camelot, não sei se já ouviu falar. Estou gostando!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Eu também sempre insisto nas coisas :p E acho muito legal histórias contadas sob outras perspectivas >.<
    Até mais ;D

    ResponderExcluir
  16. Sou bem insistente, as vezes isso me surpreende, o que é legal. Gostei da resenha, apesar de não ler muito esse gênero (:

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde :)
    Como vai?
    Esta obra eu desconhecia mas adoro épicos sabe?
    Fico fascinado *-*

    Abraços e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nenhum livro da série, mas sempre ouvi falar, mas não desperta interesse, rsrs. Quem sabe um dia!

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lucas!
    Fico com o pé atrás para ler a série, porque não sou muito fã de histórias épicas. Talvez algum filme ou outro, mas não tenho o costume de ler livros do gênero.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  20. Essa série é mágica!
    Adorei os livros e adorei sua resenha! =)

    Beijos,
    Vini - Livros e Rabiscos
    http://www.livroserabiscos.com/2012/08/album-da-semana-34-electra-heart-de.html

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. eeeeeu iaa comprar os livros tava em promo no submarino um tempo atras! devee ser mtmtmto bommm mesmooo! quero ver se eu adquiro minha coleção ainda! hahaha!

    Beeeijooos, seguindo *-*
    http://blahoestraich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir