20 de agosto de 2012

[Resenha] Laranja Mecânica, de Anthony Burgess

Autor: Anthony Burgess
Editora: Aleph
Número de Páginas: 200

Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo
.
Começava a digitar e apagava, era sim que estava fazendo, antes de começar essa resenha. Falar de Laranja Mecânica é bem complicado, por que é daquele tipo de livro que você tem receio de esquecer algo. Em Laranja Mecânica, deparamos com um mundo distópico, onde os jovens criminosos, tomam contam da sociedade.
Alex vive numa sociedade totalitária e de vez em quando - ou melhor sempre, ele sai com seus droogs* em busca de "aventuras", como roubar, matar e estrupar. Tudo isso por simples prazer e distração. E é numa dessas noitadas agitadas, que é Alex é detido e forçado a passar por um tratamento de choque, nomeado de Ludovico. O objetivo é tornar infratores e desordeiros da lei em cidadãos de bem.

O autor nos joga em uma leitura Nadsat*, cheia de gírias, no inicio é tudo muito confuso e você chega a se sentir perdido na leitura, mas com ao decorrer da mesma, você vai se habituando a escrita, mesmo assim é um livro que deve ser lido com o máximo de atenção possível. O livro é narrado por Alex, que não se enxerga como criminoso, só acha muito horrorshow*, fazer o que faz.

O livro é uma alta crítica de até quando nós temos direito de escolha e até onde o governo têm direito de interferir na conduta dos criminosos. Será mesmo que é preciso um tratamento de choque? Não estou dizendo que apoio as crueldades de Alex, porém ficamos de frente a um governo totalitário, onde o que menos importa é a opinião do cidadão. Vivemos ditados de regras, onde a democracia é uma mera fachada.

Anthony Burgess, já teve sua obra adaptada para as telonas dos cinemas. Não sabia, mas depois de ter lido o livro, é indispensável que assista. Uma obra a altura de Admirável Mundo Novo e 1984. Encantador, emocionante, questionador e horrorshow. Laranja Mecânica é um clássico, de leitura obrigatória.

droogs*: amigos
Nadsat*: adolescente
horrorshow*: bom, bem, gostoso, legal

19 comentários:

  1. Oi Lucas!A resenha ficou ótima mesmo(realmente deve ser complicado falar sobre esse livro)faz um tempo que estava querendo ler esse livro,pois até na faculdade já passaram o filme,mas infelizmente eu não vi! Achei uma pena mesmo,mas no meu caso eu só sabia que tinha o filme e não o livro ! rsrsrs,então quando soube que tinha o livro já fiquei pensando em ler o livro primeiro,acho super recomendável a leitura *-* com certeza esse livro está entre as minhas prioridades :)

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Lucas =^.^= Já tinha ouvido falar desse livro, mas não muito, conhecia mais o filme, mesmo assim nunca assistir ): Sua resenha me deixou muito curiosa, eu estou num estado diferente procurando novas leituras, coisas diferentes do que eu lia antes, então essa vai ser uma ótima pegada (: muito me interessou, adorei a resenha e a capa do livro! Dica anotada!

    Agente já postou resenha lá, quer ler? Desde já obrigado! http://falleninme.blogspot.com.br/
    - Mica

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog, parabéns pela dedicação!
    Aguardo a sua visita, e fique ligada nos sorteios,
    tenho certeza que você vai gostar :)

    larissacanziani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Você não tem noção da vontade que eu tenho de ler esse livro. Ele parece ser o máximo e é sem dúvida uma leitura obrigatória.
    Vou procurar mais uma vez nas bibliotecas aqui da cidade e se não achar vou atrás de algum sebo, mas o certo é que eu preciso dele pra ontem.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    já vi o filme desse livro e gostei, apesar de achar bastante confuso. Estou louca pelo livro, parece muito bom. Se não me engano, esse livro foi uns dos primeiros a se passar em um mundo distópico!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar deste livro :D
    Valeu a dica enh!
    haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este é mais um dos grandes clássicos da literatura que não consegui ler ainda. Gostei da resenha, espero poder ler bem em breve, e, assim, também conseguir ver o filme, que é tão icônico quanto o livro.

    Abraços ;)

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei seu blog, e já estou seguindo ele.
    Pode seguir o meu também?
    meuslivrosparasempre.blogspot.com
    ^.^

    ResponderExcluir
  9. Sou louca para assistir ao filme (mas sempre esqueço de baixar). Não sabia que era um livro, muito menos que era uma distopia! Shame on me, eu sei. Gosto muito de distopias que discutem essa coisa de limite, principalmente se baseadas em sociedades quase-que-não-distopicas...

    ResponderExcluir
  10. Ah...gosto muito de distopia e sou louca pra ler esse livro. O filme é muito passado nas faculdade, só que não vi...outro que quero ver para comparar os dois.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ei,

    Já vi muita gente falando deste livro, e tenho interesse. Li 1984 e gostei bastante, então, pelo fato da sinopse fazer essa "comparação", creio que também irei gostas muito de Laranja Mecânica.

    Abraços,
    Yago.

    ResponderExcluir
  12. E com uma resenha dessas, quem é que não se sente mesmo obrigado a ler Laranja Mecânica???

    Já adicionei à minha meta de leitura ainda desse ano! Tô vendo que minha promessa de não comprar mais livros por agora vi cair por terra rs

    Mil obrigadas pelo elogio, Lucas <3
    Valeu mesmo!!
    Beijoss, querido!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas!
    Que vergonha ainda não ter lido este livro, realmente é uma leitura obrigatória.
    Ótima resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas... ainda não li este livro, mas é muito bom segundo sua resenha. Pretendo ler o mais breve possivel.

    Parabéns, ótima resenha.

    Beijoos!

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  15. Obra polêmica, pelo visto, mas interessante. Eu já ouvi falar bastante desse livro, morro de curiosidade de ler.
    Ah, só para comentar, parece que você gosta bastante de clássicos, não?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Esse é um dos clássicos que eu ainda preciso ler. Muito se fala dele e quem é que não conhece esse título, não é mesmo?
    Muito boa a resenha, Lucas!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  17. Olá!!

    Fico feliz que tenha gostado do meu blog... sinta-se a vontade para voltar sempre que quiser/puder. Será ótimo tê-lo por lá. Também gostei muito daqui e vou até segui-lo. O blog é ótimo... parabéns!

    Sobre a resenha, parece até que você acertou em cheio. Tô doida pra ler esse livro mas no momento só o tenho em e-book (e não curto e nem posso realizar leituras assim). Gostei bastante dos pontos abordados em seus comentários... pretendo conferir a obra assim que possível. É o tipo de clássico que definitivamente não podemos deixar passar.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lucas!
    Quando vi a capa desse livro, pensei que fosse algum livro de piadas (é sério) porque o título, de certa forma, me pareceu ligado a algum tipo de show de humor [ou talvez porque antes, no programa Legendários, uma parte do humor deles tinha esse nome]. Mas então, com a tua resenha, vi que é uma coisa completamente diferente e decidi que preciso ler. Não sei quando, mas preciso...

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, depois dessa sua resenha, tenho que ler este livro rsrs, pela postagem!
    Bjs,
    Idelmária
    www.idelmaria.com

    ResponderExcluir