28 de agosto de 2012

Os Doze Mandamentos - Resenha


Moisés desceu da montanha com suas tábuas de pedra nas quais estavam escritos os Dez Mandamentos da lei de Deus, conta a história sagrada. Mas o escritor Sidney Sheldon viaja ao passado para revelar um segredo: na verdade são doze os mandamentos. E, ao contrário da punição de quem não cumpre essas leis, os personagens de Sheldon recebem grandes recompensas, tornando-se ricos, famosos e felizes. Há um padre que transgride duas regras. Um homem azarado infringe o quarto mandamento e enriquece. E um religioso mata sua sogra. Uma sátira divertida de um autor de muitos sucessos.



Autor: Sidney Sheldon
Editora: Record
Número de Páginas: 144

Toda vez que resenho um livro que tem como base a religião, deixo claro que nada deve ser levado de forma doutrinária e para Os Doze Mandamentos, não é diferente. Sidney Sheldon criou uma sátira dos dez mandamentos. Segundo sua história, na verdade são doze mandamentos. Então por que só conhecemos 10? A verdadeira história é a seguinte: Moisés na verdade recebeu três placas de pedra, com descuido  ele deixou que uma caísse e quebrasse, omitindo desta forma aos outros, os dois outros mandamentos e acrescentou que quem descumprisse qualquer lei seria punido.

O que vemos nessa narrativa de Sheldon, são exemplos de pessoas que descumpriram as leis e se tornaram efetivamente felizes e tem aqueles que ainda ficaram ricos e famosos. O livro conta com doze contos, referente a cada mandamento. Temos a história de um padre, de um homem azarento, de um homem religioso, outro honesto e vários outros casos,  todos eles quebraram um ou mais mandamentos e não receberam punições, ao contrário, receberam gratificações.

Porém, acredito que o castigo para pessoas que não respeita os mandamentos tenha sido mal estudada, já que o "castigo" recebe em outra dimensão, de quando as almas são elevadas ao céu. Mas é justamente, nessa incompreensão que está a sátira do livro. Uma crítica a fanáticos religiosos.
A escrita de Sidney é a mesma, leve, rápida e que desperta sua curiosidade.
A leitura é recomendada a todos que procuram uma leitura mais light, sem deixar de ser suspense!


Avaliação:
✭ ✭ ✭ ✭

10 comentários:

  1. Oi,

    o livro não faz meu estilo e acho difícil eu ler Os Doze Mandamentos. Mas nunca se sabe né...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro há anos luz atrás... eu lembro que gostei. Mas não é o meu preferido dele, nem nos Infanto-Juvenil.

    MAs é claro a escrita de Sheldon é sempre maravilhosa!!

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Haaa, curti pelo fato de ser uma comédia e uma sátira! Acho que leria sim :)

    Beijos,
    Caroline do Criticando Por Aí

    ResponderExcluir
  4. Amo livros que discutem os pontos das religiões... Acho que antes de criticar ou virar fanático de uma, devemos conhecer toda a história que a cerca. E, mesmo O Doze Mandamentos, sendo uma sátira, muitos ignorantes devem ter esbravejado por se tratar de uma crítica aos cristãos fanáticos, né?! :P

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada de Sidney Sheldon mas é porque nunca encontrei alguém ou alguma resenha, ou alguma capa de seus livros que me fizesse realmente querer ler. Sei que o autor tem livros bons, mas me falta um certo incentivo pra ler.
    De qualquer forma, este livro não parece muito ter o meu estilo. Não gosto muito de quando fazem sátiras envolvendo religião. No caso não seria por satirizar os fanáticos religiosos (acho que esse precisam cair na real e ver que as coisas não são exatamente como eles acham que deus quer e também precisam deixar de ser ignorantes em alguns aspectos), mas por envolver aspectos que estão na Bíblia como no livro a história de Moisés perder uma das tábuas, sendo que na Bíblia não tem isso. Sou católica e confesso que não reajo muito bem quando vejo coisas do tipo, embora não dê ataques que fanáticos dariam. Então se eu não ler, sei que será melhor do que ler e depois ficar com raiva ou algo do tipo.

    Livinha's Place

    ResponderExcluir
  6. É fã de SS, pelo que percebi. Uma vez peguei esse livro na biblioteca mas não pude ler D:

    Larissa - Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas!
    Como sou contra o fanatismo religioso, tenho certeza que vou gostar deste livro.
    Ótima resenha!


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas!
    Voltando de férias e passando por aqui para conferir as novidades.Mais uma do Sidney guri,quantos livros do autor já leste?
    Assim como a Cida sou contra o fanatismo religioso,portanto é uma ótima dica.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. ah amei teu blog
    ainda nao tinha lido esse livro nao
    ^^ meu blog tb fala de livros
    agora q estou na blogosfera e tals
    se quiser dar uma olhada ficarei muito feliz

    ResponderExcluir
  10. Nahim...acredita que nunca li nada dele? Ah...mas quero muito e esse livro é bem chamativo. Adoro obras que são compostas por contos!^^Beijocas!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir