20 de outubro de 2012

Alta Tensão - Resenha

Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Número de Páginas: 271
Onde Comprar? Saraiva

Sinopse:
Uma mensagem anônima deixada no Facebook da ex-estrela do tênis Suzze T põe em dúvida a paternidade de seu filho. Grávida de oito meses, ela pede a ajuda de seu agente e amigo Myron Bolitar para descobrir o responsável por essa intriga e trazer de volta seu marido, o astro do rock Lex Ryder, que saiu de casa depois de ler o texto.
Descobrir o paradeiro de Lex não é tarefa difícil para um ex-agente do FBI. Mas, na mesma boate onde o encontra, Myron é surpreendido ao ver Kitty, a mulher que fugiu com seu irmão, Brad, e o afastou para sempre da família.
Tentando ajudar a amiga e reencontrar o irmão mais novo, Myron se vê preso numa rede de segredos obscuros que põe em risco as pessoas que ele mais ama. Agora, só a verdade poderá salvá-las. Mas, para que ela prevaleça, nenhuma mentira pode restar – seja ela de Suzze, Lex, Kitty ou do próprio Myron.


Alta Tensão é o primeiro livro que leio do renomado Harlan Coben. E nele me deparei com um "detetive" totalmente diferente dos que eu já encontrei. Nada de " Elementar, meu caro Watson". Myron é inteligente e astuto, mas também é divertido até nos piores momentos.

Tudo começa quando Suzze T. entra na sala de Myron para pedir ajuda. Alguém misteriosamente lhe deixou uma mensagem no facebook, negando a paternidade do seu filho. E para piorar a situação seu esposo sumiu. É da obrigação de Myron encontrar o marido (Lex Ryder) de Suzze e quem postou aquela mensagem no facebook.  Em paralelo a isso, Myron ver Kitty, sua cunhada, numa boate onde deveria encontrar Lex. Kitty é responsável por separá-lo do irmão há mais de quinze anos depois de uma discussão.

Cada personagem em Alta Tensão têm características únicas e muitos segredos. E são por causa desses segredos que Myron se vê envolvido numa rede de mentiras. Cada acontecimento desencadeia um novo mistério; tudo é um novelo de lã.

Alta Tensão faz parte da série Myron Bolitar, porém são livros independentes. A vantagem em você ler os livros em sequência é familiarização com os personagens. A narração se encontra em terceira pessoa o que facilita uma melhor desenvoltura de cada personagem.

Uma parte interessante é que quando Myron não sabe os nomes do personagem, ele usa de características físicas para chamá-lo, dando dessa forma um tom mais extrovertido em momentos tensos. Ao lado de Myron está Win, que um cara tão ou igual engraçado a Myron, dotado de menos inteligência, seu forte são os truques.

Peguei Alta Tensão com muita expectativa e não foi superada. O autor não dar aquela abertura para deixar você descobrir a informação. Ele vai relatando tudo como se fosse um documentário policial. Ou seja, sem muitos suspenses.  Além de impor suas próprias opiniões sobre os personagens. Ainda em constantes vezes somos levados por devaneios de Myron, que nada vai alterar a trama.

Espero que esse livro não esteja entre os melhores da série ou até mesmo do Harlan. Com certeza em uma próxima leitura do autor eu posso me surpreender, já que vou esperar bem menos. Com uma leitura sem muitas reviravoltas, Alta Tensão é um livro tranquilo super indicado para quem não tem muita paciência em resolver mistérios.



Avaliação: ✭ ✭ ✭ ✭ ✭

19 comentários:

  1. Oi Lucas! É uma pena quando um livro não atinge nossas expectativas.
    Excelente resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro...
    Gostei da sua resenha.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lucas, ainda vou ler Coben, já li muitas resenhas o elogiando muito, o que só fazia aumentar minha curiosidade, então é bom ler uma resenha pé no chão como a sua, e de um blog em que confiamos, pois quando as expectativas estão altas as probabilidades de nos decepcionarmos é bem maior.

    Bela resenha, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li um livro dele, pena que você não se surpreendeu, talvez algum dia eu leia, apesar de não ser meu gênero preferido.

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dependendo do tipo de mistério eu até que curto um livro desse tema. Já leu "Flavia de Luce e o Misterio da Torta"? Depois dá uma espiada na resenha dele no meu blog pra vc ver rsrsrs

    Sinceramente eu não tenho muita paciencia com esse negocio de florear demais em volta de um misterio. Aquele negocio de "quem é o assassino", "quem roubou o troço", onde tem vários suspeitos e pistas falsas mas nenhum sinal de que estamos certos me tira um pouco a paciencia... Talvez eu goste desse livro por causa disso.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Eu gosto de livros com um certo tom de mistério, fico logo ansiosa para encontrar a solução. Parece que ultimamente tem saído mais e mais livros sobre isso, né? Posso estar errada, mas fico com essa sensação.

    Não sei se eu leria este, acho que o mistério por trás da história não foi assim tããão interessante.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, poxa. Não queria ter lido a resenha. Acho que é meu vicio que me fez querer ler mais um livro. Vou morrer sem terminar a minha lista, rs.

    *Vitamina de Pimenta*

    ResponderExcluir
  8. Que ótima a sua resenha!!
    Gosto de livros no estilo policial, mas pela sua resenha já vi que ele tem uma levada diferente, sem muitos mistérios ou revelções.
    Tem um livro do Harlan chamado "Não conte para ninguém" que é bem legal, já vi o filme também ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  9. Ahh, as resenhas que eu tenho lido desse autor não tem me animado muito não :( Nunca li nenhum livro dele, sinto por você não ter se surpreendido de forma positiva, quem sabe um dia eu dê uma chance :)

    Beijos e obrigada pela visita!
    Nanda ~ Blog Super Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Poxa, que triste que o livro não superou suas expectativas, Lucas. É a primeira vez que leio alguma resenha negativa a respeito de algum livro do Harlan. :( Me desanimei agora.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Aii eu adoro Harlan. Pena que o livro não superou suas espectativas! :(
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas!
    Desculpe ter sumido novamente, mas minha mãe sofreu um pequeno acidente e eu me vi as voltas com ela.
    Mas o melhor dos livros do Harlan não são os mistérios? Pelo título eu esperaria estar em alta tensão, pena que não te agradou muito, mas como digo: toda leitura é válida.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas, tenho um livro do Harlan(Quebra de confiança) que ganhei e até agora não peguei para lê-lo, por conta de ter colocado outros livros na frente rsrs, mas só vejo resenhas positivas sobre os livros dele, então pretendo ler com certeza, é a primeira resenha que leio não muito positiva do autor, espero que eu não me decepcione também.

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  14. Hey *-*
    Ah! Que pena que o autor não da essa abertura para gente tentar descobrir as coisas, acho que em livros do gênero isso é necessário.

    Beijos,
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lucas.

    Ainda não li nada do Coben, mas muita gente diz que ele é realmente bom. Bem, cada escritor tem suas peculiaridades na escrita, o que chamamos pulso literário, talvez esse tipo de narração seja parte do pacote literário dele. Lógico que o suspense é o ponto forte dos romances policiais, talvez esse tom de documentário seja uma inovação do autor - nem toda inovação é bem-aceita por todos. Como as inovações do discurso direto de Saramago... Tem gente que ama; tem gente que odeia.

    Tomara que os próximos sejam melhores, ou que você se surpreenda mais. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro os livros do Coben, mas tenho a impressão de que, num sábado, ele acordou com uma história na cabeça. Então sentou-se na cadeira em frente ao computador e despejou tudo e mandou direto pro editor. As tramas dele são legais, mas não são profundas ou muito pensadas. Ainda assim adoro os livros dele, tem uma narrativa que flui muito bem e você acaba gostando dos personagens!

    Beijos,
    nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Preciso conhecer a literatura desse autor urgente,sempre me indicam e ainda não li nada.É um gênero que curto bastante,sua resenha me instigou a ler.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. OLá Lucas! Tudo bem, amigo? Meu primeiro post por aqui... rsrs.

    Gostei da resenha. Sóbria, sincera. Gostei mesmo! Eu nunca li nada do Harlan Colen. Parece que ele segue uma linha editoral similar a do Dan Brown, onde ele centra uma série de livros em cima de uma temática (no caso do Brown, sociedades secretas e conspirações) e sobre um personagem investigador. No entanto, pelo que li da sua resenha e de outras, nessa comparação, Dan Brown leva a melhor no quesito de gerar tensão e "segurar" mistérios. Mas darei uma chance para o cara em breve.

    Forte abraço, querido.

    Edu
    http://www.roubandolivros.com/

    ResponderExcluir
  19. Não sou aquela leitora assídua de histórias policias, mas eu gosto bastante e esse livro é dos que estão na lista para ser lido, sempre leio coisas positivas do autor e quero muito ter a oportunidade de conhecer usas obras, bela resenha, adorei .
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir