12 de novembro de 2012

Dom Casmurro - Resenha

Autor: Machado de Assis
Editora: Martin Claret
Número de Páginas: 223
Onde Comprar? Saraiva

Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.


"Capitu traiu ou não Bentinho?"
Eis o maior emblema da literatura nacional. A dúvida de muitas e que gera fortes argumentos para ambos os lados. Será que a dona dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada realmente traiu o "mocinho" da história?

Como na vida sempre é necessário tomar parte de um lado, eu acredito que Capitu não traiu Bentinho. E como todo bom leitor, tenho meus argumentos para tal defesa.

Machado de Assis ao escrever o livro em primeira pessoa, trouxe uma visão única e exclusiva de Bentinho, só sabemos a parte da história contada por ele. E se Bentinho tiver mentindo? Não há ninguém para confirmar se a traição é verídica ou não.
Ainda podemos atribuir inúmeras características ao personagem que pode ter levado ele a crer que houve traição. Bentinho é inseguro, ciumento, egoísta, machista e preconceituoso, portanto, ele poderia vê e acreditar no que bem entendesse. Quando o ciúme é demais, a imaginação também é grande.

Não estou dizendo que Capitu era uma santa, mas é injusto dizer que ela cometeu traição, já que todas as perspectivas que temos são dadas por Bento Santiago.
Além das características que citei de Bentinho, havia outra maior. Ele era paranoico pelos olhos de Capitu, acreditava que os olhos dela era a perdição, que fazia delirar todos os homens. Mas será que aquele olhar de cigana obliqua e dissimulada, aquele olhar de ressaca, não era somente para o ciumento Bentinho?
Isso com certeza é um enigma que talvez nem o próprio autor hoje poderia responder.

Dom Casmurro não é um dos meus clássicos favoritos, o uso de palavras complexas e que hoje se tornaram obseletas é grande, porém, esse era o estilo literário da época. Vale a pena sim a leitura ou releitura do livro.



Avaliação: ✭ ✭ ✭ ✭ ✭

23 comentários:

  1. Oi Lucas! Eu lembro do maaaior debate que fizemos na aula de literatura por causa desse livro, foi um dos que eu mais gostei na época, eu lembro que fiquei no time dos que achavam que a Capitu tinha traído sim o Bentinho, e eu era defensora fervorosa haha só não lembro mais o porque, afinal já faz alguns aninhos :p um dia eu releio e volto pra argumentar contigo haha, ótima leitura :)

    Beijos, Nanda
    www.superbookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Difícil os jovens hoje gostarem dos clássicos brasileiros. Raramente eu vejo resenha desses livros nos blogs rs
    Tem bastante tempo que eu o li, foi um dos primeiros livros que li. Mas, ainda lembro da história rs
    Eu gosto do livro, não é o meu favorito, mas gosto rsrs
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aquela hora que voce termina o livro e não sabe se a Capitu traiu ou não o Bentinho, né? hahaha
    na verdde nunca li mas sei como é a história c:
    jáque voce falou que vale a pena vou pensar em colocar na minha lista c:
    não conehcia seu blog mas curti, viu ? ^^
    Um beeijo!
    Pâm
    interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não gosto desse clássico =/ não sei por que

    Me visita?
    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas! Eu nunca li nada do autor, até ler esta resenha não tinha vontade, mas confesso que fiquei querendo saber se houve traição. Sua resenha está muito boa, com um belo toque de humor.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    já li esse livro e só não gostei muito porque fui obrigada a lê-lo para a escola... A história é mesmo incrível, mas o livro é mesmo bem complicadinho de ler. Também acho que Capitu não chegou realmente a trair Bentinho, ele era meio doido, mas penso que ela também dava muitos motivos para desconfiança. Ótima resenha!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não li esse livro ainda...mas não me interessa muito.^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  8. Lembro quando li esse livro e pelos mesmos motivos eu tbm não acreditei na suposta traição de Capitu!
    Bentinho era totalmente paranoico!
    Eu gosto muito desse livro!

    Obrigada pela visita lá no blog!

    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Já tem muito tempo que li esse livro... preciso reler :)
    Um clássico! Gostei da sua resenha,ficou excelente e concordo com a frase "Quando o ciúme é demais, a imaginação também é grande."

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  10. Adoro os livros de Machado e Dom Casmurro foi um dos primeiros que eu tive a chance de ler.
    Eu acho que Capitu traiu sim Bentinho. Ela não era nenhuma santa e apesar de todo o livro ser narrado por ele, acredito que nem tudo seja paranoia apenas.

    Beijos
    Caline - Mundo de papel

    ResponderExcluir
  11. Sensacional já li esse livro e super amo ele, li ele pela primeira vez quando estava na escola mas não consegui entender muito bem ele. depois de muito tempo li novamente dai sim kkk ele e um pouco complicado e meio cansadivo. porém e um ótimo livro.
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Divulgue seus sorteios | Facebook

    ResponderExcluir
  12. Não acredito em quem diz "não gosto de Machado de Assis": ou não se tem capcaidade interpretativa ou maturidade para ler. O cara é fantástico!

    ResponderExcluir
  13. Eu não gosto de Machado de Assis. Não consigo me dar bem com ele, o texto não vai e ficava em maus bocados na escola quando tínhamos que lê-lo. Não sei, talvez um dia ainda me encontre com ele e tudo dê certo, mas não agora.

    Bela resenha, infelizmente não posso opinar no traiu ou não, rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. E eu concordo com vc Lucas, na minha opinião Capitu não traiu Bentinho não, e concordo com as justificativas que vc mencionou! Esse é sem duvidas meu clássico favorito tbm ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas conheço bem a história e tenho curiosidade em lê-lo. Ultimamente, estou com vontade de ler vários clássicos nacionais. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas!
    Gostei da sua resenha, mas confesso que o livro não chama a minha atenção. rs
    Não é o meu tipo de leitura.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucas!
    Eu não cheguei a ler esse livro, mas queria ler, afinal é um dos livros mais conhecidos no Brasil e eu adoro Machado de Assis.
    Vou ver se leio para descobrir se Capitu traiu ou não.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oie!

    Adorei a indicação, este é um dos livros que estão na minha listinha de "livros para serem lidos para ontem". Machado de Assis era mesmo muito sacaninha, ele sempre fazia isso, de nos deixar em dúvida se as coisas aconteceram ou não, é tudo muito sugestivo, cada um tem uma opinião diferente. Há até estudiosos que escrevem dissertações atrás de dissertações mostrando os motivos que os levam a crer que a Capitu não traiu Bentinho. É muito louco!

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Será mesmo que ela não traiu o Bentinho? Ai, é uma resposta que a gente nunca vai ter certeza, não é mesmo Lucas?
    Um clássico que DEVE ser lido. ;D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  20. lembro que pediram pra ler isos na escola, mas achei chato haha

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Já vi uma peça de teatro sobre esse livro, e achei bem interessante, já ler ele até hoje nunca hahah

    ResponderExcluir
  22. Que bacana encontrar resenha de Dom Casmurro, concordo contigo na questão da linguagem que arcaizou e acaba tornando a leitura maçante - como faço Letras o li para apresentação de seminário e, admito, que fiquei muito, muito estressada com a linguagem, mas eu consegui (e tirei 10 no seminário!)
    O ponto que você apontou sobre apenas conhecermos o ponto de vista do Bentinho e esse ponto de vista podendo ser falso, acho super válido e é uma leitura que deve ser feita pelos próximos leitores, esse livro precisa perder o estigma de ''a história de um homem que foi traído'' e passar a ser lido, assim: ''a história de um homem que diz que foi traído e tenta nos convencer o livro inteiro disso''.
    O problema de Bentinho foi ''falta de uma boa surra na infância'', ô personagem chato e FALSO.

    Beigos!!!

    ResponderExcluir
  23. Nunca li esse livro, já li alguns do autor,mas nunca tive a oportunidade de ler este. Agora depois de sua resenha com certeza vou ler.

    ResponderExcluir