29 de dezembro de 2012

Labirinto - Resenha


Autora: Kate Moss
Editora: Suma de Letras
Ano: 2006
Número de Páginas: 580
Onde Comprar? Americanas / Ricardo Eletro
Avaliação: ✭ ✭ ✭ ✭ ✭

Em julho de 1209, na cidade francesa de Carcassonne, a adolescente Alaïs recebe do pai um misterioso livro, que ele diz conter o segredo do verdadeiro Graal. Embora Alaïs não consiga entender as estranhas palavras e símbolos escondidos naquelas páginas, sabe que seu destino é proteger o livro. Serão necessários enormes sacrifícios e uma fé inabalável para preservar o segredo do labirinto - um enigma que remonta a milhares de anos e aos desertos do antigo Egito. 
Julho de 2005: durante uma escavação arqueológica nas montanhas ao redor de Carcassonne, a jovem professora Alice Tanner descobre dois esqueletos. Dentro da tumba na qual repousavam os antigos ossos, experimenta uma sensação de maldade impressionante e percebe que, por mais impossível que pareça, de alguma forma, ela é capaz de entender as misteriosas palavras ancestrais gravadas nas pedras. Porém, é tarde demais. Alice acaba de desencadear uma aterrorizante seqüência de acontecimentos incontroláveis, e agora, seu destino está irremediavelmente ligado à sorte dos cátaros, oitocentos anos atrás.


Ao iniciar a leitura, eu pensei que se tratava de uma espécie de Dan Brown em uma versão feminina. Apesar do tema idêntico em seus livros, - O Santo Graal - a trama é  totalmente diferente.
Como tinha comentado no "Top 10", Labirinto me deixou fisgado, porém, é um livro complexo. Tem uma leitura difícil, uma linguagem complicada - o idioma occitano - a autora deixa isso claro, em uma nota logo no inicio do livro. Mas acima de tudo é um livro prazeroso.

Ambientado na França em dois tempos distintos, conhecemos Alais e Alice. Duas mulheres de uma imensa coragem e ceticismo. Suas vidas estão traçadas num período de oitocentos anos. Mas como? Como uma pessoa que viveu oitocentos anos antes e uma que viveu oitocentos anos depois, podem ter as vidas cruzadas? As respostas estão na história. Por falar em Cruzadas, a autora fez uma intensa pesquisa para nos apresentar a época das cruzadas, da perseguição da Igreja Católica contra a Igreja Catara e a origem do Santo Graal.

Carcassone, onde se passa maior parte da história.
Graças à imensa pesquisa de Kate e a minha leitura do livro, aprendi diversas coisas sobre o lado religioso da França na época medieval, aliás, a autora nos presenteou com uma riqueza de detalhes que para muitos pode ser considerado um atraso na leitura. A leitura é intercalada entre a vida de Alais e Alice - uma protege e a outra tenta descobrir o passado, que levara muitos a morte.

Existem vários personagens secundários e neles vemos amor, audácia, paixão, intrigas, mistério, amizade e traição. O que você seria capaz de fazer para ter nas mãos algo tão grande como o Graal? Aqui eles enganam, roubam e matam independente da relação que uma pessoa existe com a outra. Mas existem aqueles que tentam proteger o segredo do mal, de afastar os olhos ambiciosos e ter amor mais do que a sua própria vida.

Labirinto faz parte da Trilogia do Languedoc, mas suas histórias são independentes. É um livro mais do que recomendado, mas ATENÇÃO, recomendado somente a aqueles que acham que é capaz de descobrir a verdade e que tenha bom fôlego, por aqui você encontra vários personagens ofegantes com as mãos no joelho.


Feliz Ano Novo! Que 2013, seja muito mais feliz!

24 comentários:

  1. O livro parece ser bom mesmo e confesso que quando vi que se tratava do Santo Graal pensei que fosse um história meio baseada em Dan Brown.
    Pelo que vi da sua resenha a escritora pesquisou bastante, o que é mesmo necessário, se alguém escrever qualquer baboseira sobre o assunto ficaria muito trsh.
    Ótima resenha Lucas, abração!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!
    Sabe que eu também imaginava que era tipo Dan Brown?
    Gostei da resenha, mas não sei se tenho fôlego para ler esse livro. Ando com a cabeça tão cheia nesse final de ano que estou preferindo uns livros mais leves.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal, eu já li este livro, acho que foi em 2010, eu Amei a trama, o livro é super envolvente, principalmente para quem ama romance histórico :)

    ResponderExcluir
  4. Olha, você não tem noção de como eu quero ler esse livro.
    Preciso comprá-lo, mas ainda não o encontrei com um precinho acessível e não quero mesmo comprá-lo em pocket.
    Enfim, adorei sua resenha, parabéns, me deu mais vontade ainda de ler o livro *.*
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Lucas,

    Como eu disse no post anterior, eu amo esse livro porque une coisas que eu adoro como história e literatura. A pesquisa que a autora fez está maravilhosa. E a história é perfeita.
    Quero ler os outros livros.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas!
    Só conheço o livro de nome mesmo. Essa é a primeira resenha que leio dele. E adorei! Haha
    Eu quero ler!

    Feliz ano novo! *--*

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quando começo a ler uma sinopse e me dou conta de que se trata de uma história que se passa em séculos passados tenho a certeza de que só pode ser um bom livro, eu nunca me decepcionei com livros assim.
    Rafa
    Blog MELODY
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro
    Mas parece ser muito bom
    Com um ar de misterio

    * Feliz 2013 *

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua resenha. Eu já quis muito ler esse livro, mas tinha até me esquecido dele rs.

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas, quando você falou das vidas ligadas em um período de 800 anos lembrei do livro O Enigma do Oito, ele liga passado e presente de forma única. Se tiver a oportunidade leia. Quanto à este aqui eu pretendo ler em breve, gosto de livros com conteúdo denso.

    Feliz 2013.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi lucas! Essa é a primeira resenha que leio do livro e fiquei bem curiosa... Parece ser uma trama bem bacana e diferente do que estou acostumada a ler. Gosto muito de expandir meu campo literário e talvez eu leia "Labirinto" se tiver a oportunidade! ^^
    Bela resenha!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Lucas,

    Fiquei muito interessado pelo livro, e tudo que se refere aos Cruzados sempre me chama a atenção. Vou procurar ler o livro este ano, ele parece ser o tipo de leitura que me cai bem ;)

    Feliz 2013, que seja especial.

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro livros com esse toque de época medieval! Os livros que li que cruzam duas épocas diferentes, sempre conseguiram me conquistar, e fiquei ansiosa por Labirinto tbm Lucas!!


    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas, tava com saudades do seu blog cara!
    Te falar, adorei esse livro, MUITO bacana :)
    1) Por que passa na frança, qualquer coisa que aconteça na frança tem tipo, muita chances de ser bom.
    2) época medieval = perfeição
    3) admiro autores que correm atrás e fazem pesquisa, tipo, um livro bem feito com embasamento histórico pode ser muito enriquecedor!

    Enfim, espero ter a oportunidade de lê-lo um dia!
    Beijos!
    Carol,
    http://caixa-a-a.blogspot.com

    Feliz Ano Novo Lucas :)

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha mas não sei se leria :(
    A lista de leitura está imensa e este livro não parece fazer muito o meu estilo.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Morro de vontade de ler esse livro!
    Adorei a resenha!
    Beijinhos e Feliz 2013
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucas ;)
    Eu amei a capa do livro! Mas amei mais ainda sua resenha, adoro livros bem escritos e históricos.
    É sempre bom ler algo que dá pra notar que o autor se dedicou em pesquisas pq querendo ou não nós acabamos aprendendo tbm neh? Enfim estou encantada, quero ler (mesmo eu não sendo lá a rainha da paciência com livros cheio de detalhes vc me fez ficar muito curiosa!)

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito de livros com esse tipo de tema.
    Acho super encantadores e cheios de mistérios.
    Uma ótima dica e resenha.
    Resenha #57 - Deslembrança
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Adoro livros bem pesquisados. Sério, fico muito feliz com a sensação de esmero, sabe? É como se o autor tivesse feito aquilo só para mim, e não para um público muito maior (ou, no caso de alguns, pela grana)...

    ResponderExcluir
  21. Adoro quando os livros mostram que os autores se empenharam em construir a história.. É visível quando um autor pesquisou sobre um tema antes de escrever sobre ele. Adorei a proposta do livro :)

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  22. Ei Lucas, como vai?
    Dessa autora já li Sepulcro e gostei muito. Eu também tive a impressão de ler um livro escrito por uma versão feminina do Dan Brown, haha XD
    O que eu mais gosto nessa autora é que ela mescla épocas diferentes de forma tão incrível! Em Sepulcro também há duas garotas vivendo em épocas diferentes na França. Eu quero muito ler Labirinto, mas não acho em lugar nenhum.
    Vou colar um cartaz de "Você viu este livro?" por aí, USHAUHSAU

    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lucas.

    Não sou muito dada a livros com linguagem complicada, mas me interessei por esse. Gostei do fato de se passar na França e de a autora explorar bem os personagens secundários. Mas confesso não me interessar pelas especulações acerca do santo graal, para mim é tudo balela.

    Feliz 2013!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  24. Oi Lucas, eu adoro livros assim.
    Esse eu já vi muito mas ainda não li. Sua resenha ficou ótima, me deixou com vontade de lê-lo.

    Me lembrou muito outro livro nesse estilo que vc vai gostar tb: O Enigma do Oito, a autora interliga muitos fatos históricos e a história acontece em 2 momentos diferentes.

    Muito bom

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir