29 de janeiro de 2013

Dewey - Um gato entre livros - Resenha

Autor: Vicki Myron
Editora: Globo

Ano: 2008
Número de Páginas: 278
Onde Comprar?  Submarino / Saraiva
Avaliação: ✭ ✭ ✭ ✭ ✭

A rotina da pacata cidade de Spencer, Yowa, Estados Unidos, se transforma após Dewey, um gato, ser encontrado na Biblioteca Pública. A diretora da Biblioteca, que achou o gatinho na caixa de devolução, resolve contar a história e lança o livro, Dewey, um gato entre livros. O livro escrito por Vicki Myron, com colaboração de Bret Witte é a história real de um gato que fez da biblioteca - e da cidade de Spencer- sua casa e de seus habitantes, os melhores amigos.


Ao olhar pela primeira vez para esta capa, foi impossível não encantar e logo após ler a sinopse foi praticamente amor à primeira vista. A história de um gato que foi encontrado numa caixa de coleta na Biblioteca Pública de Spencer, numa manhã de inverno é realmente fascinante.

Gatos são metódicos, mas Dewey era diferente, ele era especial. Como um gato, poderia entender quem realmente precisa de ajuda e conforto? Pois é, todo o dia Dew, pulava no colo de uma pessoa e dava a ela a oportunidade de lhe afagar – e o escolhido se sentia com os ânimos revigorados.

Ele mudou os costumes de Spencer que naquele tempo estava passando por uma crise, dentro de muitas outras já sofridas. Spencer, situada em Iowa no EUA, é uma cidade pequena, onde todo mundo conhece todo mundo e cada profissão parece ser única. Estava no meio de uma transição, do agrícola para o industrial, uma cidade progressista, mas que dar valor as coisas pequenas e a qualidade.

Não espere uma versão felina do “Marley & Eu”, porque não vai encontrar. “Dewey – Um gato entre livros” conta também a história de Vicki (a bibliotecária da cidade), de Judi, de Wally, de Sharon, de Cleber, de Dóris, de Kay, de Mike e tantos outros e por fim de Spencer. A princípio parece um tanto chato ficar sabendo da história da autora e de sua cidade monótona. Mas é necessário, é através destes pequenos fatos que vamos ver como este gato revolucionou a cidade de Spencer.

Vicki Myron têm uma escrita de alta sensibilidade, onde quem tem gatos vai adorar e que não tem vai querer adotar um logo após acabar de ler o livro. E quanto ao final... Bem são finais.


23 comentários:

  1. Depois de Marley & Eu, Um Homem de Sorte e outros com animas passei a gostar bastante, acho que eles são extremamente importantes, aqui em casa sempre teve cachorro, minha mãe evita ter gatos em casa, nada pessoal, outro dia falei que queria um ela fez uma cara, rsrs.
    Esse livro deve ser muito cativantes, parabéns pela resenha.
    Beijos, Lucas :)

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser muito fofo. E que felino diferente. Só essa capa já me conquistou.

    Bjoss
    http://monopapo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas,
    Estou bem curiosa para ler esse livro e coloquei ele no meu desafio literário :)
    Gostei muito da sua resenha, ficou ótima!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  4. Geralmente não gosto de livros relacionados a animais
    Mas quem sabe esse possa ser bom

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lucas, foi bom ler sua resenha por que eu achava que era algo no estilo de "Marley & Eu", que bom que não é. Adoro gatos, adoro livros e toda cidade pequena tem seu charme. Tenho que ler este livro ;)

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito fãn de gatos, mas a capa e a resenha ficaram ótimas, realmente parece uma história bacana

    Abraços
    gabi Lopes

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu sou uma dona de gato apaixonada por bichanos e morro de curiosidade de ler esse livro, mas ainda não surgiu uma oportunidade. Parece ser uma ótima história e espero conseguir o livro para lê-lo em breve!
    Abraços;
    Niki.
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha. Sempre me emociono com essas historias de animais e como mudaram a rotina das pessoas. Tenho bastante vontade de ler este livro :)
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desse livro, pois amo gatos. Chorei um monte. Não é mesmo o estilo de Marley, mas tem o seu charme.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu amo animais, amo livro com animais e tudo relacionado... Bom, acho que nunca li um livro de gatos, só de cachorros mesmo, a capa é muito fofa, dá vontade de ter pra sempre, a história eu pensei que seria mais emocionante, acho que por ser real é que não é, mas mesmo assim fiquei com vontade de ler só por Dew e a capa *-*

    Beijos querido!
    Resenha nova - http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse livro há algum tempo e nunca crio coragem pra começar a ler kkk.
    Adorei sua resenha, ficou incrível!
    Me deixou mais curiosa, vamos ver se qndo terminar os que estou lendo e tiver um tempinho da faculdade eu não comece a leitura.
    Resenha #65 - Onze Minutos.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas!
    Ainda bem que não é uma versão felina de Marley e Eu,adorei a história,mas chorei rios com o final.Achei a história muito fofa e Dewey é diferente mesmo dos gatos normais,a minha só se enrola em mim quando quer algo.
    Adorei Lucas!
    Bjos
    Fabi
    http://www.roubandolivros.com/

    ResponderExcluir
  13. "Enquanto ao final... bem são finais" por quê você foi colocar essa frase no fim da resenha? Agora quero ler só pra saber o que acontece! Hahaha
    Me apaixonei pelo título e pela capa do livro. Assim como você disse, é encantadora! Mais legal ainda por ser uma história verídica... Gosto muito de ler tramas que se passaram por pessoais reais e não foram inventadas simplesmente.
    Apesar de amar Marley & Eu, fico feliz por esse livro não ser parecido com ele. Acho que nunca chorei tanto em um livro quanto aquele! Ai ai ai... Agora tô doidinha pra ler esse também! Amo gatos e morro de vontade de ter um, mas sou alérgica aos pelos deles. Ninguém merece! ¬¬'
    UASHUA :P

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Oii,
    Gostei bastante da resenha, e parece ser um livro bastante interessante(a capa é uma fofura).

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Já gostei da capa kkkk parece ser muito bom esse livro, não tenho gatos, mas gosto muito das histórias sobre eles e esse com certeza não vai ser diferente :D
    Beijinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Achei fofinho haha Geralmente não gosto de obras com animais super inteligentes e coisas do tipo, mas esse livro parece ter uns toques especiais - tipo o nome do gato, Dewey hah

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucas! Meus olhos brilham só de ver esta capa, se existe algo que amo mais que livros,são gatos. Adorei o livro e fiquei sorrindo só de imaginar esta história. Parabéns pela ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. O livro realmente parece interessante, considero como a versão para gatos de Marley & Eu, a capa e a estória me chamaram a atenção.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucas, esse livro esta a muito tempo na minha lista para ser lido, amo gatos, e você já deve saber até pelo meu layout do blog haha e talvez por que já tenha visto algum post sobre gatos, enfiiim, também me encantei com essa história e com certeza ainda pretendo lê-lo. ótima resenha!

    beijos,
    Jéssica - strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Hum...o livro não me chama muita atenção, mas quem gosta deve ser um livro ótimo.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  21. Oi, esse livro chamou minha atenção pela capa daí li o que vc escreveu e fiquei encantada!! Adorei.

    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu acabei de adotar um gatinho, e é a coisa mais gostosa que tem. Ter um bichinho faz um bem, e parece mesmo que eles sabem quando alguém precisa de um ânimo. Só não leio porque odeio histórias/filmes com animais, os finais são sempre tristes );

    Beijitos

    ResponderExcluir