1 de fevereiro de 2013

Quando Ela se Foi - Resenha

Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Número de Páginas: 256
Onde Comprar? Saraiva / Extra
Avaliação: ✭ ✭ ✭ ✭ ✭

Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã.
Depois disso, eles se reencontraram apenas uma vez, quando Terese ajudou Myron a salvar seu filho. E ela foi embora, sem deixar vestígios.Agora, no meio da madrugada, ela telefona: “Venha para Paris”.
Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse em Paris. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e que Terese é a principal suspeita do crime.
Mas algo ainda mais atordoante é revelado: perto do corpo havia longos fios de cabelo louros e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal. Só que sua única filha morrera em um acidente de carro muitos anos antes.
Logo Myron se vê perseguido nas ruas de Paris e de Londres. As agências de segurança de quatro países parecem querer as mesmas informações de que ele precisa para desvendar a morte de Rick e o destino da filha que Terese pensava ter perdido para sempre.

Não sei bem, por onde começar essa resenha. Livro bom é assim, fico sem palavras e quando ele é um romance policial é quase uma missão impossível. Se antes, eu me decepcionei com Harlan, em uma segunda leitura, eu virei fã.  Em “Quando ela se foi”, eu esperava uma coisa bem leve e mistérios bem menos enigmáticos. Só que aconteceu tudo ao contrário. Harlan Coben criou uma estória de conflito religioso e político.

“Venha para Paris” - foi o que Terese Collins disse ao ligar no meio da madruga para Myron.  Dez anos antes, Terese e Myron fugiram juntos para uma ilha, entregando-se um ao outro, depois disso ele só vira ela uma única vez. Agora, ela estava ali lhe pedindo ajuda para encontrar seu ex-marido.

Myron Bolitar é um ex-jogador de basquete que teve sua carreira interrompida após uma contusão no joelho. Depois de cursar a faculdade de direito, entrar para FBI, ele se torna sócio na MB Representações, junto com o amigo Win. Mesmo depois de ter deixado as investigações, Myron ainda tem faro para descobrir grandes trapaças. Ele é um cara astuto de tiradas sarcásticas e que ao lado de seu amigo Win se tornam a dupla perfeita.

Win é um ricaço que adora se divertir, para ele quanto mais perigo melhor e principalmente se o perigo envolver socos e tiros, como quase sempre acontece, ele é o braço direito do ex-atleta. Ainda, na vida de Myron está a prestativa Esperanza Diaz – uma grande amiga que ajuda Myron nos negócios – e Big Cindy, a carismática assistente do nosso protagonista, ela é de um big coração.

Assim, como citei acima o livro aborda conflitos religiosos e políticos, além da genética. Temas que lendo o titulo para mim se tornam inimagináveis.  O que antes parecia muito simples de ser resolver, acaba colocando em risco a humanidade. Ainda, veremos do que uma pessoa é capaz para salvar quem ama.

A minha vontade era de soltar várias coisas aqui, mas sou a favor da surpresa, do imediato. Harlan Coben escreveu um livro que é impossível largar antes da última página. E apesar de a história ser narrada em primeira pessoa, não encontramos personagens rasos, todos são de uma identidade única.

Consegui descobrir algumas coisas antes, mas o fim, o último parágrafo foi impossível deduzir. Porém, a verdade estava estampada ali o tempo todo, só que o foco acaba nos distraindo de um pequeno detalhe. Isso, nada mais é do que a maestria da escrita do Coben.

A respeito da diagramação, a Arqueiro fez um ótimo trabalho – folhas amarelas, fonte em tamanho ideal e capa com a capital francesa. Enfim, é um livro que recomendo a todos.

22 comentários:

  1. Esse livro está aqui na minha estante, ganhei de aniversário.Quando ganhei já sabia que se tratava de um leitura fantástica, afinal já li ouro livro do Harlan, e realmente o cara conduz a trama com maestria. Esse vai ser uma de minhas próximas leituras.. também depois de sua resenha fiquei mais curiosa rsrsrss!

    Abraço
    Bianca - http://naestantedabia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Elogios sobre esse autor se ouve em quase todo lugar.
    Tenho somente um livro dele Cilada que ainda nem começei a ler rs.
    Não conhecia esse livro, mas se tem romance eu vou gostar.
    Parabéns pela resenha, sei como é tentar dizer o que se sentiu ao ler um livro incrível rs. Passei por isso tb.
    Escolhido Pelos Leitores - Resultado!
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Esse foi o primeiro livro do Harlan que eu li e virei fã. Ele é fantástico. É muito difícil fazer resenha dos livros dele, pois é um monte de histórias entrelaçadas. Dai fica difícil, não soltar spoiler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Gostei muito da sua resenha.
    Nunca li nenhum livro deste autor, fiquei com vontade
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Legal sua resenha, apesar deu não ser fã de romances, mas alguns eu ate leio!
    ~Seguindo
    princenerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, gosto quando vamos podendo desvendar algumas coisas durante a leitura e outras não. Acho legal esse equilíbrio. Muito bem escrita a sua resenha. parabéns.
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/


    P.S: Aproveito a oportunidade para anunciar que tem sorteio de livro nacional. Venha apoiar. http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/2013/01/sorteio.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas, desculpa meu sumiço aqui do seu cantinho, contraí dengue e precisei ficar derepouso, pois é a segunda vez que tive a doença.
    Mas então, por isso atrasei tanto as visitas e comentários mas voltei.
    Li sua resenha e adorei, confesso que o estilo do Coben até hoje não me fisgaram muito, mas sua resenha me deixou bastante curiosa, vou começar a ler os livros dele o mais breve,
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. OOOi, minha nossa, você sumiu do meu blog :/
    Eu nunca li um livro do autor, apesar da curiosidade me perseguir até hoje :/

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  9. Aiii Adorooo Harlan! Ele é fogo e consegue mesmo distrair para que o leitor não saque o grande mistério do livro...por isso é tão bom.Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  10. Li um livro do Harlan e gostei bastante. tenho vontade de ler outros e espero que isso aconteça logo. Sua resenha me deixou com mais vontade. E essa coisa de ficar surpresa na última linha me interessa bastante.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive oportunidade de conhecer esse livro
    E para falar a verdade nem as obras desse autor
    Mas sua resenha esta muito boa, que me deixou ate na vontade

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar que esse autor é mt bom, mas não esperava tanto, e me surpreendi! Nossa, adorei sua resenha, o livro é maravilhoso *-*

    Estéffani Fontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ei Lucas!
    Também gostei muito desse livro. Na verdade adoro um romance policial bem escrito (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas!
    Eu li outro livro com o Myron Bolitar que gostei bastante e estou com vontade de ler outros da série. Esse parece ser mesmo muito bom!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas,
    Adoro os livros do Harlan, e esse eu ainda não li, mas já está na minha lista de desejados *-*
    Adorei a sua resenha e me deixou mais curiosa ainda para ler o livro.
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada do Harlan , mas tenho vontade, já que só leio comentários positivos sobre os livros dele.
    Ótima resenha!!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu peguei bronca com livro policial depois de ler o meu primeiro. Mas bastou um Booktour que decidi participar para ver se realmente todos os livros policiais eram assim, para que eu mudasse totalmente minha concepção!! Adorei sua resenha Lucas, e vou procurar ler este livro assim que possível!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Sou suspeita ao falar de qualquer livro do Harlan principalmente quando falamos de uma estória com o Myron e seu amigo.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucas!
    Nunca experimentei nada do Coben,mas as cricas são sempre muito positivas,sem contar que ter Paris como cenário já é um grande começo.

    Bjos
    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  20. Eu já ouvi falar desse autor, mas eu nunca li nada dele. Todos dizem que dependendo do livro que você lê você ama ou odeia. Pelo jeito vou começar com esse daí, para não me decepcionar logo de cara com ele.

    Beijos, Lari
    http://bagaco-de-laranja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ganhei esse livro de presente de aniversário show de bola muito bom mesmo esse livro vale apena vc lê!!

    ResponderExcluir
  22. Ganhei esse livro de presente de aniversário show de bola muito bom mesmo esse livro vale apena vc lê!!

    ResponderExcluir