3 de maio de 2013

A Cadeira de Prata - Resenha

Autor: C.S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Número de Páginas: 208
Ano: 2003
Onde Comprar? Saraiva
Avaliação: 4,0 / 5,0

Como se chega até lá?´, perguntou Jill, tentando encontrar um jeito qualquer de fugir daquela escola horrível. ´Do único modo possível´, sussurrou Eustáquio, ´por magia´. Então deram-se as mãos e, concentrando toda a sua força de vontade para que algo acontecesse, viram-se de repente à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, na terra encantada de Nárnia. Assustada e confusa, Jill fica horrorizada ao ver Eustáquio perder o equilíbrio e cair. Imediatamente, porém, ela sente ao seu lado uma presença calorosa. Era o Leão.

Ah, mais uma aventura das Crônicas de Nárnia e estou começando a me lamentar, já que essa é a penúltima aventura da série. Neste sexto livro, teremos como protagonistas Eustáquio, - sim aquele garoto chato, do qual falei na resenha anterior – e Jill, sua colega na escola. Eles terão como missão, resgatar o príncipe Rilian, filho de Caspian X que já anda velho e doente. O motivo do desaparecimento, vocês vão saber só lendo o livro. (rs)

Aslam incumbe a Jill à tarefa de gravar quatro sinais, que ela não poderia esquecer de jeito nenhum, esses sinais seriam fundamentais no resgate do príncipe. Pode parecer que é uma tarefa fácil, mas quando se está sobre pressão e riscos pode se tornar muito difíceis.

Eustáquio mudou muito, as aventuras passadas no Peregrino o fizeram amadurecer bastante, agora ele é um garoto companheiro, um pouco sabichão é verdade, mas leal. E Jill, me fez lembrar muito da primeira personagem de nossas aventuras, Polly, tem praticamente as mesmas características é doce, inteligente e esperta.  Nesta aventura, eles contarão com ajuda de Breijeiro, um paulama inteligente.

Lewis nos leva a conhecer o mundo subterrâneo de Nárnia e ele descreveu com tamanha perfeição que todas as passagens neste submundo ficam claras nas nossas cabeças, a imaginação tomando conta. E a grande mensagem que o livro noz traz é que não devemos nos deixar levar pela aparência, porque nem sempre as coisas são o que parece ser.

C. S. Lewis escreve de uma forma que nos deixa aprisionados na estória e as amarras que ele vai fazendo com as estórias anteriores é impressionante, não tem como não ficar fisgado. Então, esta aí, mais uma aventura para ser lida e relida diversas vezes.

13 comentários:

  1. Quando li este livro também em lembrei da Polly, ela e a Jill são bem parecidas mesmo. Apesar de gostar dessa história, não é a minha favorita, eu gosto muito do próximo A Última Batalha. O Lewis é um grande autor, concordo com você. Ele realmente nos deixa presos ao livro.

    Livinha's Place | http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas!
    Fico feliz que tenha gostado do blog e que o esteja seguindo. Também estou :)

    Mais um livro das Crônicas de Nárnia que não conhecia.
    Legal!

    Beijos e um ótimo final de semana, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas!
    Ainda não li esse livro, acho que mais por falta de interesse mesmo.
    Mas gostei da sua resenha. Quem sabe não acabo dando uma chance. rs

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum desses, como você já sabe, mas ainda pretendo matar a curiosidade e ler o livro.Beijinho.

    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas,

    Nunca li As Crônicas de Nárnia. Às vezes fico louca de curiosidade, às vezes não, mas sua resenha me deixou empolgada. =)
    Vi aquele volume único por 20 reais, e estou quase comprando! Haha

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já no penúltimo? :0
    Eu ainda nem li o primeiro todo rs. #shameonme
    Realmente a vontade que tenho de conhecer todas essas estórias é grande, mas a faculdade não me dá muito tempo. Talvez nas férias eu vá conseguir colocar a minha listinha de livros em dia.
    Adorei a resenha.
    Caixinha de Correios #17.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas! Está sendo delicioso acompanhar suas viagem por Nárnia e conhecer melhor cada história, a cada dia fico mais encantada. Preciso ler urgente. Bom domingo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas,
    Eu já li todas as crônicas de Nárnia e adorei. Essa é bem legal!! É um cássico né :)
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adoro Nárnia e acompanho todos os livros.
    Eles são bem legais.
    Novo post no meu blog, confere lá!

    -Palavras Tóxicas-

    http://palavrastoxicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  10. Amigo tudo bem com você ?
    Espero que sim, pois estou vindo aqui retribuir a sua visitinha e também dizer que estou até ficando boba, pois você tá devorando os livros das Cronicas de Narnia rapidinho em ?? Eu já demoro para ler, porque gosto de curtir a historia com calma, mas você nosssa...

    Quem dera eu ler rapido assim para poder resenhar. Apesar que eu prefiro ler com calma para depois postar. Seila, acho que é o jeito de cada um.

    Agora comentando sobre sua resenha, achei bem legal tudo que você disse sobre a historia. Você soube expressar muito bem tudo. E achei bem interessante. Quando eu for ler o volume unico eu vou prestar bastante atenção em todos os detalhes, porque esse livro é simplesmente MÁGICO e que vale a pena ser apreciado por todos nós leitores xD

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    beijinhos querido

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lucas.

    Eu tenho As Crônicas de Nárnia naquela versão do Submarino, mas ainda não li. Todo mundo fala super bem, acho que vou amar. ;) Sabe que eu gosto do Eustáquio? E essa menina, Jill, parece uma ótima personagem também. Bem, meu favorito é mesmo o Aslam. =)

    Tem duas promoções de livro (2 livros e 3 livros + Cumpom) super legais lá no blog. Confira aqui: SORTEIOS

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  12. Nunca li as crônicas de Nárnia, Lucas. Na verdade, nunca tive tamanho interesse, mas todos falam tão bem, que dá vontade de conferir, sim. Sua resenha ta maravilhosa... me deixou instigada. Uma pena mesmo quando uma história que amamos está chegando ao fim... :\

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá. Todas as aventuras das Crônicas de Nárnia são encantadoras. Lendo as suas resenhas sobre as aventuras fiquei com muita vontade de reler os livros.
    Beijos,
    Niki - http://www.meigaemalefica.blogspot.com

    ResponderExcluir