27 de maio de 2013

E no seu fim Eu comecei - Resenha

Autor: Diego Soares
Editora: Dracena
Ano: 2012
Número de Páginas: 208
Onde Comprar? Saraiva / Cultura
Avaliação: 4,0 / 5,0 

Erick Leto tem um dom, apesar de considerar uma maldição. Ele consegue assistir aos momentos finais de uma pessoa após sua morte, um tipo de conexão, quando suas mãos entram em contato com um cadáver. Como estudante de Medicina, seu dom se agrava com as aulas no Laboratório de Anatomia & Dissecação, quando o cadáver de uma jovem está em sua mesa e ele percebe que um dos últimos pensamentos dela, antes de morrer, foi pedindo para que ele reparasse nela, ainda que ele nunca a tenha visto antes. Com ajuda de seus amigos, a inteligentíssima Melissa e o excêntrico Cris, Erick vai tentar descobrir quem era aquela mulher e o que o conecta a ela.


Erick Leto, 25 anos, estudante de medicina, possui o dom de ao tocar as pessoas mortas, reviverem seus momentos finais ou seria isso uma maldição? Maldição ou não, Erick, convive com isso há mais de vinte anos e a primeira vez que isso ocorreu foi no velório de sua mãe. Seu pai, um renomado médico, o tomou como objeto de estudo, desenvolvendo teses sobre o assunto que nunca chegaram a ser claramente publicadas. Após alguns anos, a vida de Erick toma novos rumos: ele também se torna órfão de pai e vai morar com Padre Frank, amigo da família.

Após tantos anos, Erick optou pela a mesma carreira do pai e aqui se cria um verdadeiro paradoxo, será que ele não sabia que teria que lidar com corpos nas aulas de dissecação e anatomia? Talvez, ele estivesse em busca de tentar se entender, ou quem sabe, buscar um final para esse/essa dom/maldição. Como era de se esperar, Erick começa a ter os lampejos de memória de outras pessoas, que no fim sempre o deixa muito atordoado. Até então, era sempre aquilo, se tocasse num cadáver, aconteceria revivais alheios. Mas foi ao tocar o corpo de uma jovem na aula de dissecação que o mais estranho aconteceu, ele teve sim a visão de seus momentos finais, porém a jovem antes de sua morte pedia para que Erick reparasse nela, sem mesmo ele nunca a ter visto na vida.

E aí que a trama de "E no seu fim Eu comecei" gira, na busca de Erick em saber quem era aquela jovem e porque ela pedia que reparasse nele. E para esse desafio Erick contará com a ajuda de seus amigos Cris e Melissa. Cris é aquele sujeito que não é muito ligado a nerdices, mas quando decide dar sua opinião, é para valer. E a Melissa é a típica personagem de atração fatal, o único detalhe é que ela é inteligentíssima. Um dos melhores grupos de amigos ficticios que eu já vi, eles tem aquela química perfeita. E por falar em ficticio, a estória é ambientada na Cidade de Lugar Nenhum, um lugarzinho como aqui, mas que nós não podemos descobrir no mapa.

Apesar de o livro ser curtinho, o autor soube dar a "melodia" correta a estória, o suspense bem amarrado com os dados médicos, deixou tudo tão real. É aquele tipo de livro que você não larga até acabar, a cada fim de capitulo a ansiedade de iniciar o próximo. O final do livro, já é esperado por você antes das últimas páginas virarem, só que a forma que chegamos ao final é de ficar sem respiração.

Narrado em terceira pessoa, o autor traz uma leitura prazerosa e aconchegante. A editora Dracena fez uma ótima diagramação de capa, porém, deixou a desejar na revisão do livro, erros como o de grafia e pontuação são encontrados, nada que atrapalhe a leitura, mas quem também não passa batido. Mas, o enredo acaba superando tudo, as minhas expectativas foram super correspondidas. Fica aí, a dica de leitura deste livro, que você não larga até acabar.

Vale lembrar que é literatura nacional, minha gente, e não há nada melhor do que você encontrar boas leituras da nossa terra.

19 comentários:

  1. Poucos livros me chamam a atenção pela sinopse e posso dizer que esse livro fez isso.
    Adorei o enredo e sua resenha ficou perfeita!
    Não conhecia o livro nem o autor, mas vai pra listinha de 2013.
    O Resgate do Tigre – Livro 4 - Colleen Houck.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. OI,

    já li esse livro e também gostei bastante! Concordo que a editora pecou muito ao deixar passar os erros, mas acaba que nem os percebemos, de tão envolvidos na história! Ótima resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já me falaram desse livro, mas não tive muita curiosidade de ler (até agora), sua resenha atiçou minha curiosidade e eu pretendo lê-lo futuramente.
    Lucca.

    Novo post no meu blog, da uma olhada.

    -Palavras Tóxicas-

    http://palavrastoxicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Minha tristeza em ler resenhas SEMPRE QUERO O LIVRO! haja dinheiro! hahahahahaha
    Suas resenhas em especial, Lucas, a forma como vc descreve o livro, acho que mesmo se ele não for bom, nas suas palavras ele fica! hahahahaa

    Bom, mil desculpas pelo meu desaparecimento. Estou voltando aos poucos à vida de blogueira. Tive váaarios contratempos, mas estou vencendo um a um, graças a Deus rs

    Bom, vou procurar não sumir :D

    beijos, beijos e obrigada pela presença sempre no meu blog. Você é um lindo! <3

    ResponderExcluir
  5. A Dracaena é famosa em deixar errinhos passarem, mas felizmente isso não diminui na qualidade de seus livros. Eu simplesmente me apaixonei por sua resenha e to louca para ler. Que trio mais singular e legal, bem diferente daqueles clichês normalmente encontrados nos livros.
    E tu me deixou curiosaaaa. Por que ela queria ser reparada.
    Eita, isso é golpe baixo. Terei que ler o livro u.u

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  6. Lucas, eu cada vez mais me surpreendo com a inventividade dos autores nacionais, há sempre coisa nova e de qualidade para se acompanhar. Quero ler ao menos um nacional para cada três estrangeiros que ler, o que já não é uma meta fácil de se atingir.

    Bela resenha ;) Abraços.


    htpp://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  8. Lucas, amei a sinopse! De verdade! Essa história do dom e de poder ver os momentos finais é muito incrível. Com certeza quero ler este livro!

    Beijos,

    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas, eu não achava que fosse um livro tão interessante, gostei dos pontos apresentados na resenha, quem sabe eu consiga ler em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas!!!
    Não consegui ler a resenha toda, pois estou sem meu note e estou usando o do meu pai e ele está vindo TODA hora aqui perguntar se já acabei hahaha
    Então ficarei sumida por algum tempo, mas quero terminar de ler essa resenha, fiquei curiosa agora!!
    Beijooos!
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Comecei a curtir já no título, bem interessante e inteligente e a sinopse tb me deixou bastante interessada.
    Me pareceu um pouco com o dom da protagonista Harper da série "Harper Connelly Mysteries" da Charlaine Harris... Enfim...
    E´um livro que vou ler assim que surgir oportunidade, adorei sua resenha, como sempre.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  12. OI Luca,
    Esse livro parece ser muito legal e gostei da proposta dele :)
    Parabéns pela resenha
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  13. Hey,
    Nossa *u* Estou desejando esse livro agora. Primeiro por causa da sinopse, já surgiu aquela curiosidade sabe. E depois você falou que mesmo sendo curto o autor soube (como diz você) dar a melodia certa a historia :D
    ~desejando~

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  14. Gostei do estilo do livro, não conhecia!
    Os nacionais estão cada dia melhores!
    Beijinhos
    Rizia -Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Nossa adoro livros de mistério! Confesso que no inicio da resenha , o livro me lembrou um pouco o filme premonição e tals , mas agora fiquei bem curiosa hahaha , dica anotada na agenda!

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. @Kelly Siqueira Ah, obrigado pelos elogios, sua linda *---*
    Que bom, sempre é um prazer ter você por aqui!

    ResponderExcluir
  17. @António Jesus Batalha Obrigado, é muito bom ler isso. Visitarei seu blog!

    ResponderExcluir
  18. Li o livro, e não achei de tirar tanto folego assim não, a historia pe interessante, mas achei q pecou pela falta de detalhes...

    alias o livro tinham vário erros de português, isso acaba com o autor.

    ResponderExcluir
  19. @Paloma Diniz Da história em sim eu gostei. Mas, realmente tinha erros de português. Como disse na resenha, faltou revisão da editora!

    ResponderExcluir