9 de agosto de 2013

O Rosto que Precede o Sonho - Resenha

Autor: Mauricio Gomyde
Editora: Porto 71
Número de páginas: 176

Avaliação: 5,0 / 5,0
Onde Comprar? Mauricio Gomyde



Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente... 
Você acredita em destino? E em amor à primeira vista? Em “O rosto que precede o sonho”, acompanharemos a emocionante estória de Tomas Ventura, um cara apaixonado pela a música, porém, desacreditado do amor.

E como num passe de mágica, ele conhece uma garota linda e encantadora – a garota dos olhos cor de mel. E no mesmo tempo recebe uma proposta de trabalho, que é compor uma música para trilha sonora de um filme internacional. Sua inspiração, não poderia está mais perto. Seria obra do destino? 

“O rosto que precede o sonho” é um daqueles livros fofos e que ao terminar de ler você dar vontade de vivenciar um amor igual a dos personagens. Não seria incrível, você estiver caminhando e puft, esbarrar na sua alma gêmea? É mais ou menos, desse jeito que acontece com os nossos protagonistas. 

Esse encontro do destino, entre Tomas e a menina dos olhos cor de mel, eu descreveria como diz a música “Segredos” do Frejat. E por falar em música, Mauricio Gomyde preenche o livro com uma trilha sonora que contém Creedence, Green Day, U2, Santana, Legião Urbana, etc.. Uma trilha sonora que têm tudo para agradar, principalmente, a fãs de Rock n’ Roll. 

Tomás também estabelece uma relação de extrema cumplicidade com seus amigos, você sente que cada palavra proferida entre os amigos são verdadeiras. E dentro desses amigos está Benjamin ou simplesmente BJ – é com ele que Tomás se abre totalmente, contando suas fraquezas e alegrias. 

Você pode perceber que não descrevi a cara metade de Tomás e nem disse o seu nome. Primeiro, porque de início nem Tomas, sabe o nome dela e se eu revelar, logo seria spoiler. E segundo, é porque falar mais seria comprometedor. 

A única coisa que posso dizer que ela é fotografa e é apaixonada por borboletas. A mulher perfeita, aos olhos de Tomas, o que é crível, já que ele está apaixonado.
Narrado em terceira pessoa, o autor tem uma narrativa simples e que vai direto ao ponto. A falta de suspense poderia ser super grave, já que a meu ver, é o suspense no fim de cada capitulo que faz você continuar a leitura. Mas, a escrita do autor funciona e você se pega pedindo por mais. 

Com apenas 176 páginas, o autor cumpre com as expectativas e dar um desfecho plausível para os personagens. Esta foi a minha primeira experiência com o autor e posso dizer que o livro está na minha lista dos melhores do ano.

Não deixe para depois esta leitura. É para ser lida agora, porque depois pode ser tarde demais. Uma história de amor sincero e que no mundo contemporâneo está cada vez mais raro.

25 comentários:

  1. Que livro legal! Parece um romance muito fofo. Eu confesso que não é bem meu gênero favorito e nem de longe acredito em amor à primeira vista, mas eu leria esse livro sem problemas.
    Concordo com a última frase da sua resenha!

    Estou seguindo :)
    Beijos
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Me pareceu uma ótima história, queria deixar aqui só uma coisa que eu percebi, que talvez eu esteja equivocado, mas só eu que achei a moça da capa parecida com a Ana Hickman? .
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Lucas! Já li O Rosto que Precede o Sonho e amei! Um livro emocionante, com certeza! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!
    Sua resenha ficou linda, adorei! Morro de vontade de ler os livros do Mauricio já que só vejo ótimos comentários a respeito. Pretendo comprar os meus em breve!!!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Neyla *---*
      Agora, também quero ler todos os livros dele, já que esse me conquistou. Bjs

      Excluir
  5. adorei a resenha até

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que livro legal,embora seja meio clichê achei interessante!
    http://teenagersblogofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. oie Lucas
    eu sou apaixonada por esse livro e por todos os livros do autor.
    gostei tanto do livro, que nem consigo fazer uma resenha rs a sua está ótima
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Ah, os livros do Maurício são incríveis! Sou apaixonada por eles e eles sempre acabam entrando nas minhas listas de melhores leituras.
    A trilha sonora desse livro já me encantou. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas,
    Eu não acho que esse seja o meu tipo de livro, maas se ele cair em minhas mãos acho que daria uma chance.
    Abraço Lucca.
    Novo post no meu blog, dá uma olhada. ^^

    -Palavras Tóxicas-

    palavrastoxicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Resenha perfeita *u*
    Me fez ficar interessado pelo livro da primeira a última linha, sabia? Já está na minha lista (Que só cresce) e mal posso esperar para lê-lo...
    Abraços!

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Lucas. Tudo bem?
    Sua resenha está ótima. Gostei muito!
    Nunca li nada do Maurício, por enquanto, mas pretendo ainda ler, com certeza. Ainda mais com tudo escrito neste post, já fiquei curiosa em lê-lo. Parece ser super fofo e confesso que amo livros de romances.

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada desse autor, e não tinha muita vontade... até agora. Fiquei empolgada, principalmente pela trilha sonora! haha

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Seu blog é lindo! Vim ver algumas postagens aqui:) inclusive se puder, dá uma olhadinha na nossa nova postagem sobre a moda primavera/verão 2014 e comenta? Seremos eternamente gratas e sempre que pudermos, comentamos seus posts também! Um grande abraço. http://aleatoriosdevaneios.blogspot.com.br/2013/08/colecao-primaveraverao-2014-tendencias.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas,
    Sempre vejo resenhas positivas dos livros do Maurício e estou curiosa para ler uma de suas obras.
    Já coloquei os livros dele na minha lista de desejados ;)
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  15. Esses livros do Mauricio Gomyde me recriminam cada vez mais por não tê-los lido ainda!! Rs.
    Ótima resenha!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  16. Lucas, nunca li este livro, e confesso q tb nunca me interessei por ele, mas curti a sua resenha e acho que se eu tiver a oportunidade nao vou deixar passar :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Normalmente eu não sou fã desse estilo, ainda não sei se leria apesar de parecer interessante pelo que você escreveu na resenha.

    beijos, Milla
    http://estanteaoreves.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Ai Lucas, o Maurício tem conquistado cada vez mais fãs com seus livros, que por sinal, sempre são bem elogiados.
    Fico morrendo de curiosidade para conhecer a escrita dele e espero fazer isso em breve.
    Adoro livros que fazem menção à músicas, pois temos uma trilha sonora que embala a trama e isso é tão reconfortante.
    Com toda certeza fiquei interessada na história, apesar de não curtir muito romances românticos...
    Bjokas querido

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  19. Sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas depois de ler sua resenha, tenho certeza de que vai entrar na minha listinha de compras desse mês.
    Sem sombra de dúvida!
    Caixinha de Correios #25.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Confesso que nunca tinha ouvido falar neste livro, mas depois da resenha fiquei bastante curiosa.
    obs: Amo Frejat :D
    Bjs!!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  21. Que instigante o nome do livro e fiquei com muita vontade de ler tanto pela história que parece ser linda quanto por saber que ele lembra os clássicos do rock!

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Eu li esse livro há pouco tempo por indicação de uma amiga minha. Eu o adorei. Eu achei a obra muito boa e olha que tinha que ser realmente porque detesto romances, e por incrível que pareça, esse conseguiu me conquistar ahah.

    Adorei a sua resenha e o blog.

    Abraços.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
  23. Lucas sua resenha é fiel a história, sou fã de Mauricio Gomyde, já li todos os seu livro, e o proximo promete é o melhor dos melhores " Dias Melhores Pra Sempre" . parabéns.

    ResponderExcluir