25 de fevereiro de 2014

[Resenha] - O Dia da Caça, de James Patterson

Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Número de Páginas: 224
Onde Comprar? Submarino /  Saraiva

Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou. Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo. Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei. Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.

Finalmente, tive a oportunidade de ler James Patterson e a reação não poderia ser outra a não ser: porque nem li nada dele antes? Sempre fui fã dos romances policias, gosto da forma como o gênero me conecta ao enredo e aos seus personagens, fazendo que eu leia de uma forma frenética. 

Alex Cross é um detetive pulso firme, decidido e impulsivo que não segue outra ideia a não ser a sua. Com uma personalidade forte está sempre atraindo inveja dos outros e deixando seus amigos e familiares preocupados. Agora, uma coisa não pode negar: ele é astuto como todo bom detetive deve ser. 

Em “O Dia da Caça” ele está em busca de um assassino em série que matou uma antiga amiga sua e toda a família dela com requintes de crueldade. A história que começa mostrando o crime que motiva o nosso detetive nos Estados Unidos vai parar no continente africano. 

A obra de Patterson é um saboroso convite para quem é fã de ação, o Detetive Cross passa por muitas enrascadas e ele tem que superar muito mais que sua resistência física permite e do que sua capacidade mental suporta. “O Dia da Caça” é um livro forte com doses excruciantes de violência, essa de todos os tipos. Tudo em nome da ganância e egoísmo, vemos o quão longe pode chegar um homem para acumular riquezas.



O livro também é um pedido de socorro, uma alerta a sociedade que fica entorpecida com os noticiários comprometidos e sensacionalistas, enquanto na África milhões de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza. Pessoas que sofrem atos cruéis de violência e que estão subjugadas a mercenários doentios. A única coisa que eles têm a favor é a sua própria sorte já que a dignidade foi roubada. 

Abordar esse tema dentro de um livro policial foi uma boa surpresa. Acho que o James Patterson conseguiu unir o útil ao agradável e se saiu muito bem. Outro ponto interessante é que o autor consegue nos conectar com qualquer personagem, independente de ser mocinho ou vilão, tudo isso unido a uma trama inteligente e bem elaborada.

Os capítulos curtos é uma ótima jogada para que o leitor não pare de ler até a última página. Por falar nos capítulos, estes são intercalados com a narrativa em primeira pessoa por Alex e em terceira pessoa para as cenas de personagens secundários.

Cheguei a ler algumas criticas negativas a respeito do livro e a maioria delas era de pessoas que estava ainda se aventurando no gênero. Então, não recomendaria este livro para quem está começando a ler romance policial, talvez devessem começar pela a série “O clube das mulheres contra o crime” que ouvi falar que também é muito bom e mais leve. Fora isso, leia Patterson sem medo.

19 comentários:

  1. Oi Lucas! Não li este policial, mas um outro do autor que li adorei. Somente na série Bruxos e Bruxas eu não gostei de sua escrita, mas nos demais livros, inclusive em romances, ele foi muito bem.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eu ouvi dizer que em "Bruxos e Bruxas" ele não se superou.

      Excluir
  2. Oie Lucas =)

    Minhas experiências com o James Patterson, não são as melhores rs... Li apenas um livro dele que gostei bastante, mas ele segue mais o estilo drama/romance e não o policial pela qual ele fico conhecido.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lucas.
    Li este e os outros dois livros sucessores da série "Alex Cross" recomendo muito, embora o primeiro para mim teve mais partes tensas que tiram o fôlego do autor, fico feliz que tenha gostado do livro, da escrita do autor. Pretendo continuar a série.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com os dois próximos para ler aqui também. Espero gostar tanto como este.

      Excluir
  4. Lucas, gostei da premissa desse livro e da sua avaliação! Estou lendo 'O chamado do cuco", que também é policial, então se eu gostar desse gênero, acho que arriscarei neste!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Lucas! Já li O Dia da Caça é curti bastante. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Eu li um livro policial do autor e gostei bastante, mas achei que não se comparou ao Harlan no quesito suspense. Até tenho vontade de ler essa serie, mas quando penso em comprar já desanimo heheheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar desse livro. Bom pedido esse dá Socorro, srsrs
    http://panda-blogueiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Eu tenho muita vontade de ler algum livro de James... eu comecei a pouco tempo ler romance policial e tive sorte até o exato momento porque gostei... amo suspense também... Esse parece ser dos bons ein... ainda pelo tema que você disse que aborda também... ótima resenha. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Adoro muito o James, já li alguns dele, mas não esse. Gostei da resenha, e com certeza vou ler ele um dia, haha. Seu blog é muito legal, dá uma olhadinha no meu:

    www.biblioteque-se.blogspot.com
    kisses, bia

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas,
    tudo bem?
    Eu nunca li nada sobre o autor, pois já vi vários comentários positivos sobre a escrita dele e ao mesmo tempo, vários comentários negativos.
    mas depois da sua resenha, acho que vou mudar de ideia e dar uma chance para esse autor.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, já li este livro tem um tempo, gostei, mas preciso dizer que ele 'pinga sangue', hiuhaiuha.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/02/sorteio-o-acumulador-de-trofeus.html

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lucas!
    Eu amo romances policiais! Gosto muito de Sidney Sheldon, já li vários livros dele.
    Gostei muito da sua resenha, esse livro parece ser muito interessante. Capítulos curtos ganham pontos comigo, acho que tornam a leitura muito mais fluida. =)
    Beijos,
    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Adoro romances policiais, então com certeza irei gostar deste. *-*
    Quero ler essa série! Curti bastante a trama.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu já li um livro desse autor: "Escola: os piores anos da minha vida" e confesso que não gostei muito. Ou então eu tinha passado da idade de realizar a leitura, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Não li nada dessa série, mais já outro livro do autor e mano é muito bom, mas uma dica só leia os livros com essa pegada policial.
    Adorei a resenha e com certeza tomarei vergonha na cara e irei ler :)
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Depois desta sua resenha fiquei com uma imensa vontade de ler este livro. *-------------* Simplesmente amo romances policiais <3 <3 sou viciada em livros ou seriados que seguem este tema.

    http://maisquelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ainda me culpo por não ter lido nenhum livro policial do autor, já li outros livros de temas diversos dele porém nenhum policial que como você eu adoro pois tem algo que nos prende: a curiosidade :D adorei a resenha e espero que eu goste dessa critica a sociedade.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir