4 de fevereiro de 2014

[Resenha] - O Futuro de nós dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler

Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Número de Páginas: 384
Onde comprar? Submarino / Americanas / Saraiva

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir..


Esse livro já chegou para mim altamente recomendado, mas... nunca poderia imaginar que ele iria superar minhas expectativas. É um livro despretensioso que te conquista logo nas primeiras páginas.

“O Futuro de Nós Dois” conta a história de Emma e Josh que conseguem na década de 90, acessarem os seus perfis no Facebook no ano de 2011. Ou seja, eles conseguem ver seus futuros dali a quinze anos. Para ele o site revela uma vida bem sucedida e para ela relacionamentos infelizes. Enquanto, Emma tenta mudar seu futuro de todas as formas, Josh tenta manter o dele.

O livro é narrado, ora por Josh, ora por Emma e isso possibilitou que enxergássemos o impacto que o site de relacionamento causou em cada um. O livro também foi escrito a quatro mãos pelos os autores Jay Asher e Carolyn Mackler – achei tão bem escrito que não consegui identificar uma mudança na narrativa, a não ser a dos próprios personagens.

Acho que uma das sensações que o livro traz é a de familiaridade, não tinha idade dos protagonistas na mesma época, porém, já tive um computador com Windows 95 e meu protetor de tela favorito era o labirinto de tijolos, sem contar que passava horas jogando Carmen Sandiego. Foi ótimo fazer essa cronologia e reparar como a tecnologia evoluiu e o que era considerado antes como artigo de luxo, hoje se tornou apenas mais um objeto do cotidiano de milhares de pessoas e nos quais muitos nem são fabricados mais.

A respeito dos personagens, Emma não me conquistou, achei-a impulsiva, mimada e egoísta. Ao contrário do Josh que se mostrou um cara legal e amigo. Outros personagens me conquistaram de forma instantânea, como a Sidney Mills, até acho que agora ela divide um espaço com Alicia Donadio, uma das minhas personagens literárias favoritas.

“O Futuro de nós dois” é um livro para ler sem compromisso, para tirar o “peso” daquela leitura anterior. Com uma temática leve traz temas como amizade, amor e o vicio de se manter conectado, hahaha.

7 comentários:

  1. Amor, amizade, e internet? , eu ouvi bem? . Esse livro se tornou mais ainda desejado por mim agora rsrs.
    Mas sério, já venho com uma pontada de ler esse livro, parece assim como você mesmo disse uma leitura leve... E sempre é bom uma leitura mais leve.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura muito legal. E por ser leve, rapidinho termina a leitura.

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Lucas! Já li O Futuro de Nós Dois e curti bastante. Achei a temática do livro bem interessante e criativa. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber que é o tipo de leitura para tirar o peso... Leio muitos livros sobrenaturais, distópicos e tal, daí às vezes sinto de algo mais "real", sabe?
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Lucas

    No começo eu fiquei bem interessado neste livro, mas com as resenhas que fui lendo desanimei bastante. Vou deixá-lo de lado, quem sabe no futuro me anime mais.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, fiquei super curiosa para saber se os personagens obtiveram sucesso ou não nas suas empreitadas. =)
    Normalmente histórias onde se tenta mexer no futuro não acabam como os personagens gostariam hahaha!
    Beijos,
    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Ah mds Lucas, que resenha ótima, eu já tantas resenhas falando mal do livro que eu cheguei a pensar que ele era ruim de mais.
    Mas em fim, com a sua resenha a minhas perspetiva mudou e muito ~o~

    XOXO :D | Joven Clube }

    ResponderExcluir