19 de fevereiro de 2014

[Resenha] - O Segredo de Ella & Micha, de Jessica Sorensen

                                           Autora: Jessica Sorensen
Editora: Geração Editoral
Ano: 2014 
Número de páginas: 264
Onde Comprar? Submarino / Extra

Este livro que você vai ler agora arrancou suspiros de uma legião de leitores americanos, entusiasmados com a escrita provocante de Jéssica Sorensen. O segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina.

Quando tudo fica pesado demais e não conseguimos mais carregar o fardo, a melhor escolha é fugir de tudo e de todos e se tornar uma nova pessoa. Pelo menos foi assim que Ella pensou quando abandonou sua cidade sem avisar para ninguém e se matriculou na Universidade de Vegas.

E assim foi durante oito meses, com as pessoas sentindo falta de seu paradeiro, principalmente Micha – seu melhor amigo desde a infância. Enfim, chega a férias de verão e hora de Ella voltar para casa, mas ela teme esse reencontro com seu amigo porque as coisas não ficaram nada boas entre eles depois de um acontecimento fatal na vida da garota. 

Ella se tornou uma garota delicada e adotou tons suaves para suas roupas, não lembrando nada daquela menina de visual gótico. Porém, Micha está empenhado em trazer de volta a verdadeira essência de Ella e é na busca de curar as feridas do passado que o livro se baseia, além da resistência da garota em se entregar ao seu amigo apaixonado.

“O Segredo de Ella e Micha” não foi um livro que eu cheguei a criar expectativas, li despretensiosamente apesar de todo o alvoroço que os americanos fizeram sobre o livro, porém mesmo assim o livro não me causou nenhuma surpresa. 

A narração em primeira pessoa, ora por Ella ora por Micha serve para entendermos melhor o conflito em que os nossos protagonistas que se encontram. Todavia, seus sentimentos me pareciam rasos, me deixando indiferente ao que acontecia. São personagens que não me cativaram e que me fez preferir os antagonistas da trama – Ethan e Lila. 

A autora tinha em mãos bons dramas, mas faltaram conflitos ao aborda-los. Ella tem que lidar com um pai alcoólatra e com um trágico acidente do passado que lhe assombra a mente. Da casa ao lado, temos Micha que desde cedo teve que conviver com a ausência de um pai. 

O New Adult criado por Sorensen se torna particularmente interessante durante as festas regada a muita bebida promovidas por Micha e nos rachas. Era nesses cenários que o casal abandonava o casulo. 

O segredo do casal passou longe do que eu imaginava, mas não me causou nenhum desapontamento em ralação a isso. “O Segredo de Ella e Micha” é uma leitura leve, daquelas que cai como luva para quem acabou se sair de uma leitura densa e que acima de tudo fala sobre dramas familiares. 

O livro não funcionou tanto comigo, mas também não foi uma leitura em vão. Confesso que apreciei as poucas horas que passei com Ella e Micha. E a trilha sonora do livro não poderia ser melhor!

21 comentários:

  1. É bem louco quando nos apegamos mais aos antagonistas! Gosto de livros com profundidade de sentimentos. Fora isso, o livro parece até interessante.
    Boa resenha!
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei em feliz saber que os antagonistas vão ganhar dois livros só para eles. *----*

      Excluir
  2. Não curto muito New Adult e por isso não me interessei pelo livro, mas a capa é linda.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hey lindo!
    Ta lindo o blog, adorei o post, muito sucesso!
    Curti os links;)

    http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Lucas! Já li O Segredo de Ella e Micha e curti bastante, mas achei o livro muito meloso para um New Adult, sabe? Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas, você foi o primeiro que vi que não curtiu o livro tanto assim. Minhas amigas amaram demais e eu confesso que ainda não tenho certeza se quero lê-lo ou não, afinal, costumo implicar com livros new adults.. hehe Mas gostei de ver a sua visão da história. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucas,
    tudo bem?
    Você me deu um banho de água fria!!! Eu já estava apaixonada por essa história, todo mundo está dizendo maravilhas do livro. Mas é assim mesmo, cada um sente de uma forma diferente. Você não foi o primeiro a dizer que esperava mais do livro. mesmo assim, gostei muito da sua resenha e ainda assim eu vou ler o livro!!!!
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lucas!
    Vi uma resenha falando positivamente sobre esse livro há poucas semanas.
    Gostei bastante do seu texto, acho que me fez ficar com os pés no chão se eu resolver encará-lo.
    Como estou procurando livros mais leves, pra descansar um pouco de tantas sagas e trilogias, parece uma boa opção.
    Beijos,
    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente muita gente falou bem desse livro. Mas, ele não me convenceu tanto assim. Mas é uma boa opção sim para livros leves.

      Excluir
  8. Oi Lucas,
    vi varias resenhas desse livro mas confesso que não fiquei entusiasmada,
    com a sua deu vontade de comprar para ler logo apos um livro intenso
    Adorei a resenha
    Beijos
    leitoraemlondres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Você é a primeira pessoa que vejo que não morreu de amores por esse livro. Eu até quero ler, mas não é prioridade de compra.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi poucas pessoas que não morreu de amor pelo livro, eu faço parte de uma cota muito pequena, rsrs

      Excluir
  10. Sabe que eu me desapontei um pouco por conta do tal segredo....fazia ideia de algo um pouco mais eletrizante....mas mesmo assim é um bom livro para passar uma tarde.

    Ainda preciso escrever a resenha dele.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, eu só achei do livro isso: "um bom livro para passar a tarde". Como disse na resenha esperava mais conflitos.

      Excluir
  11. Eu ainda não li esse livro, mas tenho uma certa curiosidade, não sei se vou gostar, mas vou dar uma oportunidade para ele :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  12. Pena que não funcionou para você, eu adorei o livro! *-*
    Curti cada linha, leria de novo até. rsrs
    Beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas! Senti a mesma coisa, os sentimentos muitos superficiais e situações problemáticas pouco trabalhadas, não é um romance ruim, mas é só um romance sem pretensão.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas!
    Senti o mesmo que você, mas eu realmente curti o livro. Não esperava que a autora abordasse de forma intensa e mais elaborada os dramas das personagens. Acreditava que fosse uma leitura leve mesmo e fofa. E foi exatamente o que eu tive ao lê-lo.
    Espero que você curta mais os próximos livros da série.
    Ótima resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Que pena que em certos momentos você não conseguia se conectar com os personagens, isso é realmente muito chato :( , mas que bom que a leitura não foi de todo ruim. Eu tenho vontade de ler esse livro me parece ser bem legal :D

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas, os NA são a nova moda do momento e confesso que estou gostando bastante. Li algumas críticas negativas com relação a esse livro e por isso ainda não decidi se quero ler ou não.
    Você parece não ter curtido tanto, mas pelo menos não foi uma leitura em vão.

    Abraços
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir