11 de maio de 2014

[Resenha] - Como Viver Eternamente, de Sally Nicholls

Autora: Sally Nicholls
Editora: Geração Editorial
Ano: 2014
Número de Páginas: 232
Onde Comprar? Saraiva / Fnac

Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. "Como Viver Eternamente", é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler.


Escrever a resenha deste livro é um desafio. Simplesmente, porque ele se tornou até então meu favorito do ano e livros favoritos não são fáceis de resenhar.

Sam é um garoto de 11 anos, colecionador de fatos e histórias, ama aventuras e tem leucemia. Seu melhor amigo é o Felix - outro garotinho que luta contra o câncer. Como eles não podem ir a escola tem aulas com uma professora particular e quando ela passa-lhes a tarefa de escrever um livro, Sam aceita prontamente. Neste livro, ele põe uma lista de desejos e que com seu amigo irá tentar realiza-los.

Sally Nicholls escreveu com destreza e leveza pela óptica de uma criança, fazendo que dessa maneira o leitor se envolva com a leitura agilmente. Sam é um garoto que mesmo se questionando sobre a morte, ele nos dar a cada página a lição de que devemos viver intensamente, amar sem medidas, lutar por nossos sonhos e ficar feliz até mesmo por pequenas conquistas.

Ele encara a morte de forma natural e é isso que transforma o livro em algo tão belo. O livro também traz uma história de dor e sofrimento e isso fica evidente durante todas as cenas da mãe do garoto e que eu não teria como dimensionar o sofrimento dela.

Uma das coisas mais bonitas do livro é a amizade entre Sam e Felix, onde um mesmo sendo um completamente oposto do outro, a cumplicidade se faz presente. É aquele tipo de amizade para a vida toda.

A Geração Editorial criou uma diagramação para ninguém colocar defeito, com uma capa linda e folhas confortáveis para leitura. Erros de digitação ficaram de fora. 

Como Viver Eternamente apesar de ter me tocado profundamente, não acredito que tenha a premissa de chocar o leitor com uma doença e sim de despertar-nos para a vida. Sendo assim, recomendo este livro para todos, sem exceções.

Já estão participando do sorteio de dois anos do blog? Não? Então, clica aqui e aproveite!

21 comentários:

  1. Oi Lucas,
    Já tinha visto resenhas positivas sobre esse livro e a premissa me parece incrível.
    Livros assim tem tudo para cativas os leitores e acho que esse livro realmente vai me encantar. Estou louca para lê-lo!!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o livro não te decepcione. Eu achei-o tudo de bom!

      Excluir
  2. Oi Lucas
    Esse livro tem tudo para ser ótimo, vou colocar na minha lista de desejados ;)
    Adorei a resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Quero muito esse livro, só vejo comentários e resenhas super positivas sobre o mesmo.
    O que me chama mais atenção nele é essa mistura de gêneros, do drama com o juvenil.
    Quero muito ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha tenho que confessar que estou MALUCA pra ler esse livro. Comprei as pressas na SARAIVA e eles me mandaram o livro da CAPA ANTIGA. ODIEI e estou até passando pra frente. Eu quero comprar esse da capa nova, porque foi até por isso que estava doida para comprar e principalmente por causa dos comentários sobre ele.

    Amei a sua resenha, principalmente seu ponto de vista sobre ele. Me pareceu bastante tocante e espero que ele também me toque e me envolva como fez com vc =]
    Espero receber o meu logo, porque estou até ficando triste com isso viu !

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é linda, Sil. Espero que curta a leitura!

      Excluir
  5. Oi Lucas!
    Eu estou looooouca pra ler esse livro, mais por conta da capa do que pela história em si. Eu, geralmente, não gosto muito de livros que envolvem sick-lit. Mas como esse é sobre crianças, talvez eu goste mais do que os que eu li, que foram todos sobre adolescentes.
    Bem, adorei a resenha!

    Bjs
    http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma amiga que leu esse livro e fala muito bem dele. Tenho muita vontade de ler e essa resenha... nossa, preciso ler ele urgentemente. E essa capa é nova, né? Adorei.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    acabei de ler outra resenha deste livro. Estou curiosa para a leitura, mesmo não curtindo nada livros tristes assim

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie Lu
    sua resenha é a segunda que leio hoje do livro, a primeira foi da Cida. E eu não canso de ler nunca sobre esse livro. Ele também se tornou meu favorito do ano. Estou eufórica para conhecer o outro lançamento da Sally, porque sei que vai mexer comigo da mesma forma.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  9. Bela resenha Lucas, que livro heim?
    Já tinha anotado esse livro para compra e aqui lendo sua recomendação fiquei mais a fim de ler.
    Gosto de tramas que falam da realidade e nunca me choco, afinal a vida passa, pessoas adoecem e o que há de mehor é saber que mesmo num tempo dificil as pessoas conseguem encontrar coisas boas e amadurecer.
    Valeu pela dica e parabéns pela resenha.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo eu sinceramente desisti de conseguir o meu livro com essa CAPA NOVA. Acho que irei comprar de novo depois, mas primeiro irei ler o livro, porque estou curiosa demais pra saber sobre a história.
    Andei dando umas folheadas sem compromisso pra ver e gostei bastante, até porque ele começa falando de uma redação e depois pensa em escrever o livro. Achei fofo, mas depois n li mais. Quero ver se pego pra valer nele mesmo.

    Outra coisa, mudando de assunto, passa no meu cantinho hj que tá cheio de novidade de editoras lá. Espero que vc curta. Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas! É um livro lindo, engana-se quem pensa que é sobre morte, ele é sobre vida e como viver a mesma intensamente. Sam é um ótimo protagonista, cativante e sensível, que nos mostra que vale a pena arriscar sempre por nossos sonhos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem???
    Gostei da resenha e confesso que quando comecei a ler achei que já tinha lido, mas depois lembrei que foi em outro blog... porque a emoção colocada aqui deu para sentir em cada palavra que você descreveu. Confesso que esse não é o meu tipo de leitura, mas também não vou dizer que jamais irei ler porque tudo pode acontecer... Eu gostei do protagonista assim como li em outro blog encheu meus olhos... crianças são tão fortes... principalmente quando elas tem algum tipo de doença... elas demonstram tanta maturidade que nós como adultos não somos capazes de fazer... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lucas!
    Li uma resenha recentemente tão positiva quanto a sua sobre esse livro. Estou curiosa.
    Me lembrou um pouco a premissa que A Culpa é das Estrelas aparentemente (porque eu mesma ainda não li) tem: tratar da doença de uma forma mais leve e menos trágica, sem ficar dramatizando a doença por si só o tempo todo, mas explorando mais facetas da situação.
    Abraços,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é lindo demais. Eu o li quando tinha uns 15 anos e me apaixonei. Uma história emocionante e envolvente, dessas que ficam muito tempo em nossa memória.

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas!
    Esse livro parece ser emocionante! E a capa também é muito linda.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas, como vai?
    Já ouvi outros comentários positivos sobre esse livro também.
    Parece que ele carrega uma lição de vida bem bonita, e que com certeza deve ser lida por todos :)
    Gostei da premissa e ele já entrou para a minha lista rs
    Até mais e boas leituras!

    ResponderExcluir
  17. Ollá ^^
    Com certeza esse é um dos meus livros preferidos... super emocionante e maravilhoso *-*
    Eu não tinha visto ainda está capa, mas me identifico mais com a outra.
    Ameii a resenha, parabéns ♥

    Beijoxxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir