26 de maio de 2014

[Resenha] - Escrito Sob Fogo e Sangue: A Decisão, de Adrieni Yassine

Autora: Adrieni Yassine
Editora: Novo Século
Ano: 2013
Número de Páginas: 200
Onde Comprar? Saraiva

Um amor marcado por séculos de luta ESCRITO SOB FOGO E SANGUE – A DECISÃO é uma viagem no tempo, em um futuro no qual o mundo é muito diferente do que conhecemos hoje. As histórias de amor e de luta são recheadas de magia, fogo e sangue. As raças expulsas, bruxas e magos iniciam seu retorno para o planeta azul. Elas se misturam, se amam e se odeiam. Afinal, viveram com os humanos. O equilíbrio está na superação individual, as diferenças são marcadas por Kir e Destroc, os pais do redentor, aquele que unirá as forças de todas as raças. Mas esta história teve seu início há muitos séculos. O passado e o futuro se misturam no inacreditável. A esperança dos humanos, o sangue que alimenta os vampiros, o impulso animal que protege os lobisomens e a magia e o fogo que orienta os magos e bruxas.

O Planeta Terra está um caos: os humanos estão degradando cada vez mais o meio ambiente e estão mais preocupados com bens materiais do que em respirar ar puro. O grande planeta azul pode está próximo do fim e para impedir que isso torne realidade, Kir virá a terra para tentar umedecer o coração de Destroc, aquele que está no centro do poder.

Kir é uma bruxa que vive em outro plano astral, em uma floresta juntamente com outras bruxas e elementais. E que a pedido de Lanah, representante da Ordem do Universo, é enviada a terra junto com outras bruxas para resgatar o planeta. Ela é uma personagem doce e que passará por fortes sentimentos na terra, sendo o mais forte deles: o amor.

Quando li a sinopse deste livro e li alguma resenha por aí, minhas expectativas cresceram instantaneamente e logo fiquei curioso com a leitura. Só que quando comecei a ler, me deparei com uma história totalmente diferente daquela criada em minha imaginação. Fiquei surpreso? Claro! Mas, não posso dizer que superou minhas expectativas anteriores.

O livro envolve espiritismo, cristianismo e seres sobrenaturais. Um misto e tanto, não? Pois é... Só que em muitas partes me senti desconfortável com a leitura e me pegava discordando em vários pontos com Lanah – Ok, vou parar por aqui nessa observação, porque acredito que estou me deixando levar pelo o lado pessoal.

O livro é bem curto, tem apenas duzentas páginas. Todavia, temos muitos acontecimentos e isso acabou dando aos personagens uma mudança de comportamento repentina, o que pode incomodar aos que acreditam que ninguém muda tão fácil.

Adrieni Yassine tem uma escrita ágil e confortável, as páginas passam voando em nossas mãos e quando vemos estamos encarando a contra capa do livro. Outro ponto interessante é intercalação de passado e presente que a autora faz na história, isso ajuda muito entender a premissa do livro.

Agora outro ponto superimportante é a conscientização do meio ambiente que o livro faz. É tão bom ver quando um autor coloca essa preocupação com a natureza no livro ou então agrega neles práticas sustentáveis. Sério, eu fico muito feliz.

Mas, não é só do meio ambiente que o livro fala não. A obra também aborda outros valores que muitos seres humanos estão abandonando – amor, amizade, fraternidade, esperança e vários outros – em prol de reunir riquezas que no fim acaba os tornando mais miseráveis

A Decisão é o primeiro livro desta trilogia: Escrito Sob Fogo e Sangue. Confesso que não estou com muitas expectativas para continuação, mas espero fazer a leitura sim. Mas, de qualquer forma está recomendado.

10 comentários:

  1. Oi, Lucas! Vou te confessar que a premissa do livro não me anima muito, sabe? Apesar de me parecer uma boa leitura, estou meio que mantendo distância de livros do gênero por um tempo. Gostei da resenha (e sua sinceridade).

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas,
    Gostei bastante da sua resenha, mas o livro não faz muito meu estilo apesar de parecer bem interessante! :)

    Beijos,
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas, tudo bem?
    O livro não chamou muito a minha atenção. Apesar disso, achei muito importante a conscientizar os leitores sobre a preservação do meio ambiente. E, a mensagem do livro parece ser muito bonita, realmente, acho que nossa sociedade precisa acordar um pouco, os valores estão se perdendo.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lucas! Nossa, sabe quando você sente que se lesse um livro resenhado, a sua opinião seria a mesma que a de pessoa que resenhou? Pois bem, acho que se eu lesse "Escrito Sob Fogo e Sangue" a minha opinião seria muito parecida com a sua! Me surpreendi bastante agora com isso! Bate aqui o/
    Parabéns pela resenha, está muito bem escrita! Beijos!

    bibliophiliarium.com
    @bibliblog

    ResponderExcluir
  5. Oie! Parece ser um livro ótimo! Amei a capa! Vou dar mais uma procurada para lê-lo!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/05/cidade-da-meia-noite.html

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha a história parece ser ótima.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Parabéns pela resenha!
    Tenho que comentar: outra trilogia... gente...
    Não se faz mais livro único atualmente...rs
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da abordagem do livro
    Bem interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei interessada por tocar nesse ponto de meio ambiente, que é uma das coisas que mais gosto na vida. E também fiquei super curiosa pra saber no que você discorda de Lanah! hahahaha, agora estou louca pra ler!
    Ótima resenha!

    Bjs
    Nas Quartas Usamos Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me irritei com a Lanah diversas vezes, hahaha Nossos ideais se divergem muito.

      Excluir