8 de julho de 2014

[Resenha] - O Enigma das Estrelas, de F. T. Farah


Autor (a): F. T. Farah
Editora: Geração Editorial
Ano: 2014
Número de Páginas: 160
Onde Comprar? Saraiva / Submarino

Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre. Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...


Acredito que a primeira a coisa a dizer sobre este livro, é que se trata de um infanto-juvenil. Portanto, para que haja uma boa leitura deve ser visto de uma forma mais leve e sutil, sem muita complexidade. “O Enigma das Estrelas” é o primeiro livro da série Clube dos Mistérios, do autor brasileiro F.T. Farah.

Nesta primeira aventura iremos conhecer o grande mistério que ronda Morro de Ferro. Na pacata cidade do interior de Minas Gerais, paira uma lenda sobre que naves espaciais assombra o vilarejo, desde que um padre foi morto em praça pública e amaldiçoou a cidade. Além de tudo, muitos dos moradores alegam já ter visto clarões e naves.

Se é verdade ou não, um grupo de amigos – Carmen, Vicentinho, Jonas, Carola e Alfredo – irão descobrir, após seus pais enviarem para um acampamento no Morro dos Anjos. Jonas, líder do grupo e de comportamento mais impetuoso, resolve amedrontar seus amigos através das histórias que seus pais contaram. Mas, as vezes, lendas podem ganhar forma... e terão que lutar contra seus pesadelos.


O Enigma das Estrelas” foi uma leitura rápida e confortável. Li apenas numa tarde, foi divertido acompanhar a aventura desses amigos. Contudo, não consegui estabelecer uma ligação com os personagens, são rasos e sem muitas apresentações, com exceção do Jonas que foi o personagem bem mais trabalho, durante toda a trama.

A diagramação me surpreendeu. Foi muito bem trabalhada, com ilustrações a cada início de capitulo e letras num ótimo tamanho para leitura. Outra coisa que me chamou bastante atenção foi que o autor se preocupou em explicar termos de ufologia e as lendas sobre alliens com pequenos textos no final da página que eram citados.

A obra também está com uma trilha sonora espetacular e que não poderia ser diferente, entre eles, as músicas do Raul Seixas se destacam. Apesar de ser ter um texto simplório, é uma leitura que eu recomendo, principalmente quem está na faixa etária de 10-12 anos.

9 comentários:

  1. Oi Lucas, tudo bem?
    Já li alguns comentários sobre esse livro, as pessoas estão bem divididas, algumas gostam e outras não. Mas o que consegui de consenso é que é uma leitura leve, para distrair. E pela foto que tirou, realmente, o livro foi muito bem trabalhado.
    Acho que leria naqueles momentos de ressaca literária, em que você precisa de algo para descontrair.
    Ótima resenha
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom para dar uma descontraída. Leve e divertido no seu limite.

      Excluir
  2. Apesar de ser um livro infanto achei bem interessante, fiquei curiosa, vi que é um livro curtinho, ideal para "passar o tempo". Amei a dica.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Que bacana saber que existem escritores jovens com essa facilidade de escrever para crianças/adolescentes!
    É uma ótima forma de fazer com que esse público se interesse pelo mundo da leitura.

    Adoro livros bem diagramados! ;)

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!
    Estou com esse livro aqui para ler, mas não sei quando iniciarei a leitura. Haha
    Esta foi a segunda resenha que li e as duas disseram basicamente a mesma coisa. A sua ainda elogiou um pouco mais. Por isso, talvez, que uma certa curiosidade a respeito do livro tenha chegado. Adoro o tema aliens e mesmo parecendo não muito bem trabalhado neste livro, arriscarei a leitura.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não esperei muito do livro, logo atendeu minhas expectativas. Então, por isso que quase não tenho do que reclamar, rs.

      Excluir
  5. Li faz um tempinho o livro, e adorei a história. É leve, e como você disse, sem muita complexidade. Ótimo para ler em uma tarde.
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Li faz um tempinho e gostei bastante da história, no meu caso eu tava precisando de um leitura leve e o livro veio em uma momento otimo. E sim concordo com a faixa etaria.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro, mas pretendo.
    Me parece uma história bonita e simples. Um infanto juvenil que eu irei gostar e muito de ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir