15 de setembro de 2014

[Resenha] - A Cilada, de Daniel Polansky

Autor (a): Daniel Polansky
Editora: Geração Editorial
Ano: 2014
Nº de Páginas: 416
Onde Comprar? SaraivaSubmarino

A Cilada, segundo livro da série, é um livro ágil, absorvente, narrado na primeira pessoa, na tradição dos detetives clássicos como Sam Spade, de Dashiel Hammett, ou Philip Marlowe, de Raymond Chandler, com pitadas do policial do futuro, Dick Deckard, de “Blade Runner — Caçador de Androides”. O Guardião terá que resolver o mistério de uma garota desaparecida na Cidade Baixa, a pedido de seu pai, o general de uma guerra em que ele também esteve como soldado. Um romance que você não conseguirá largar, disposto a solucionar um mistério que vai ficando mais denso a cada nova página.

Assim que terminei "O Guardião", resolvi engatar logo a leitura do segundo livro da trilogia, pelo o motivo de ter acostumado com a narrativa do autor, então a leitura deste seria bem mais fácil e rápida. E foi bem isso que aconteceu: dois dias e finalizei esta leitura.

Em "A Cilada", o nosso soturno protagonista - O Guardião - terá que encontrar uma garota desaparecida, filha de um ex-general de guerra em que ele mesmo serviu como soldado. A garota decidida a descobrir os motivos que levaram seu irmão a morte, foge de casa e se refugia na Cidade Baixa: um lugar sem vida, onde drogas, golpes e prostituição são os meios  mais fáceis de se levantar dinheiro. 

Como aconteceu no primeiro livro, a história aqui se evoluiu para algo muito maior e mais complexo do que um desaparecimento. Porém, diferentemente do primeiro livro que o assassinato de uma criança fazia parte do suspense principal, aqui um desaparecimento é apenas um detalhe de onde a trama quer chegar. 

E talvez isto não tenha sido tão interessante, eu esperava por uma coisa e encontrei algo bem diferente. Em "A Cilada" a trama se baseia mais em conspirações do que na relação assassino/detetive. De qualquer forma, o autor mantém sua escrita envolvente, fazendo que você vire a página sem sentir. 

Também no segundo volume de "A Cidade das Sombras", a cidade é mais explorada, fica mais evidente os poderes políticos e como se dar o relacionamento entre eles. O livro traz bastante flashbacks do tempo de guerra do Guardião e de Adolphus, o que em certos momentos isso me incomodou, achei que era desnecessário para o entendimento da obra, mas em outros faz sentido eles serem descritos.

A Adeline e o Adolphus continuam sendo irreverentes, com ela sempre pegando no pé do Guardião para os cuidados de Garrincha. De longe, eu diria que Garrincha é meu personagem favorito, ele é esperto, autêntico e teimoso. O Adolphus neste segundo livro ele ganha um papel de maior destaque, deixando de ser apenas o amigo-sócio dono de um bar do Guardião e isso vai abalar um pouco a relação de amizade dos dois.

A Cidade das Sombras trata-se de uma trilogia, mas dar para ler seus livros de forma independente. Uma vez que as tramas tem seus mistérios solucionados no mesmo livro e nem tem spoilers no livro seguinte sobre o livro anterior. As vezes, acontece de soltar uma menção do tipo: "Quase morri três anos atrás", "Vocês nos colocou em risco há 3 anos", mas nada que revele sobre a trama principal.

"A Cilada" foi um livro que me cativou menos do que o livro anterior. Porém, como disse é um livro envolvente e que merece ser lido, principalmente se você fã de romances policial, fantasia, de conspirações ou até de literatura épica. 

Estou ansioso para o próximo, porque ficou uma sensação de que o Garrincha vai está envolvido na trama central....  E se for, quantos anos irá se passar? Do primeiro para este, foram três anos. Então é isso, pessoal! Até próxima resenha!

Leia também a resenha do primeiro livro da série:

12 comentários:

  1. Oi Lucas! Esta série de livros é bem elogiada, mesmo que o segundo não tenha te cativado tanto quanto o primeiro, eu percebi pela resenha que ainda assim é uma boa trama, e pela descrição dos personagens, eu acredito que vá gostar do jeito deles, irreverencia sempre é bem- vinda.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Lucas, ainda não comecei a ler essa série, a qual todo mundo fala tão bem! Espero poder ler em breve :)

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quero começar esse livro logo! Mas ainda não sei quando. :/
    Adorei a leitura do primeiro, e mal posso esperar pra voltar pra esse mundo fantástico que o autor criou <3
    bjs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog e quero esse livro eu amo livros ♥
    http://adolescentesescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lucas! Uma pena que a leitura não tenha sido tão boa quanto a do livro anterior, mas mesmo com estas ressalvas, é perceptível que no geral a série te agrada bastante. Estou certa? Bom saber que pode ser leitura independente :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. oie Lucas
    eu amo romances policiais, mas acho que ultimamente não estou muito no clima para leituras assim rs
    Engraçado que nem me lembro quando tempo faz que li um livro no gênero. Uma pena que esse volume nao foi tão empolgante com o primeiro. Quem sabe o último da trilogia encerre com chave de ouro.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o primeiro da série, mas fico até receoso de ler, por não ter te agradado tanto o segundo.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li essa série, mas pelo que vi para ser bem legal
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Olha eu li a sua primeira resenha sobre o livro e depois li esse segundo livro e sinceramente gostei mais da continuação, pois me agradou bastante ele ter que encontrar a garota desaparecida. Mas mesmo assim eu amei, até porque adoro literatura fantástica e tenho certeza que iria adorar o livro.
    Espero ter a oportunidade de compra-los, porque eu estou curiosa para saber sobre o livro agora. Seu chato !! hahahahaa...E olha que estou pobre por conta da Bienal. Mas mesmo assim vou colocar os dois na minha lista de desejados. PARABENS =]

    Se cuida querido e bom final de semana pra vc

    lovereeadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muito bem dessa série, estou super ansioso para poder ler. Adorei sua resenha, me deixou com mais vontade uhueheuhe =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie Lucas =)

    Quando tenho todos os livros de uma série e ela me agrada muito também faço isso. Emendo um livro atras do outro rs...

    Já ouvi falar dessa série, e confesso que tenho certa curiosidade de ler ela. Mas no momento estou tentando colocar as séries que já acompanho em dia, e olha que tá difícil viu rs...
    Mas a dica está anotada aqui ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas,
    Dei uma olhadinha na sua resenha apenas, pois ainda não li os livros.
    Achei a premissa bem interessante, mas não sei se é meu tipo de história.
    Quem sabe num futuro próximo hahaha
    Beijos,
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir