1 de setembro de 2014

[Resenha] - Seis Anos Depois, de Harlan Coben

Autor (a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Número de Páginas: 272
Onde Comprar? Americanas / Submarino

Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la. Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos.Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa. Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada.

Ter em mãos um livro do Harlan Coben sempre é um motivo para muita ansiedade, expectativa e alegria. E te garanto: a ansiedade não vai ser em vão, a expectativa vai ser superada e a alegria duplicada. 

Enquanto os sortudos que tiveram a oportunidade de participar da Bienal de São Paulo e conhecer o autor, eu estava mergulhado em mais uma trama sensacional do mesmo. Sendo este o quinto livro que leio do autor, posso afirmar que ele sabe reinventar suas histórias e mesmo que o pano de fundo seja o mesmo, cada história tem sua própria particularidade. “Seis Anos Depois” vem com uma recomendação do Library Jornal, dizendo que pode ser um dos melhores livros desde “Não Conte a Ninguém”. Tendo por base estes dois livros e os outros três que li, sim, esta obra de Coben, consegue ser estupidamente audaciosa e inteligente.

Jake Fisher é o protagonista da vez, um homem que amou apenas uma mulher na sua vida e que foi forte o suficiente para vê-la se cansando com outro. Porém talvez, o que mais o magoou é o pedido de sua amada Natalie pedindo para que ele nunca a procurasse e que deixasse ela e o seu esposo em paz. E assim foi durante seis anos com a vida seguindo seu curso, com a esperança de que o tempo curasse a ferida deixada por Natalie. Mas, tudo munda quando Jake ler o obituário do que parece ser do marido de Natalie, esperançoso resolve prestar suas condolências a mulher que nunca deixou de amar. A partir daí, segredos começarão ser abalados e antigas feridas reabertas. 

Narrado em primeira, somos inseridos dentro da mente de Jack, o que significa que estamos tão perdidos em pensamentos quanto ele. E por mais que tentamos desvendar o mistério, é impossível fazer isto antes que nos for revelado. A medida que vamos avançando na leitura, começamos a duvidar do grau de confiabilidade de pessoas, elas sempre parecem estar escondendo algo. Esta é uma característica marcante de Coben: confundir o leitor.

Harlan também mescla o suspense com um bom humor, sempre tendo uma piadinha aqui ou acolá, entre os personagens. Por falar neles, acho que este dos livros que li do autor, é o que conta com personagens de mais forte personalidade, seja por obstinação ou por franqueza. 

Enfim, como diz a frase de divulgação do livro: “Não espere seis anos para ler o melhor livro do Harlan Coben”.

17 comentários:

  1. Oi Lucas!
    Ainda não li nada do Coben, mas depois da tua resenha confesso que fiquei bem tentada a ler. Já coloquei nos meus desejados e espero poder lê-lo o quanto antes.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas.
    Harlan Coben é meu autor favorito, então nem preciso dizer o quanto amei esse livro *-*

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  3. Lucas.
    Estou morrendo de vergonha, já li outras resenhas suas sobre o gênero policial/mistério e tal, todas as resenhas muito bem escritas por sinal,mas até agora não li nadinha do Harlan. Não que eu não me interesse, mas é que não surge aquela chance entende?
    Vou ler, prometo, e venho aqui falar com você o que achei. Esse livro em particular me chamou muito a atenção.
    Beijão amore, continue lendo assim e escrevendo essas resenhas lindas :)
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, obrigado Vivi. <3
      Você e esses comentários lindos! Mas, leia Harlan sim.

      Excluir
  4. Oi, Lucas!
    Minha primeira experiência de leitura com o Harlan não foi muito legal. Apesar de ter achado "Não Conte a Ninguém" muito bom, não foi uma leitura que conseguiu me fisgar. Masss, tenho esperanças de encontrar algo diferente em "Seis anos Depois". Excelente resenha :)

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sofia,
      Confesso que o primeiro livro que li do Harlan não gostei tanto, que foi "Alta Tensão". Mas, depois desse gostei de todos.

      Excluir
  5. Oi Lucas,
    Gosto muito do Harlan Coben e espero poder ler Seis anos em breve.
    Acho a premissa super interessante e sem duvidas, acredito que o autor tem um poder de escrita muito grande! :)
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lucas!
    Ok. Agora preciso ler esse livro.
    Assim como você, amei "Não Conte a Ninguém". Achei uma leitura maravilhosa. Acredito que este livro seja bom, mas não sei se supera o primeiro dele que li.
    Você elogiou tanto que foi impossível não me interessar. Necessito de um bom livro dele.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Harlan Coben é o cara dos romances policiais, gosto mais dele do que do James Patterson! *-* Estou com "O Inocente" aqui para ler, e queria muito ter tido o prazer de conhecê-lo na Bienal! Parabéns pela resenha! :)

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas! É a primeira vez que visito seu blog e já de cara encontro uma resenha de um livro do Harlan Coben... Não tinha como começar melhor! Sou super fã do Coben e já tem um monte de livros dele resenhados lá no meu blog. O cara é muito fera em mistério e suspense, adoro as tramas dele. O meu preferido e primeiro que li foi 'não conte a ninguém', livro espetacular. Não preciso nem dizer que 'seis anos depois' tá na minha lista de leitura né! Bela resenha, parabéns. Abraço!

    http://www.cabanadoslivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Jean! Seja bem vindo. =)
      Concordo em tudo o que você disse sobre o Coben, ele é sensacional.

      Excluir
  9. Nossa, sempre venho aqui e leio resenhas do autor e sempre comento: Ainda não li!
    Assim não dá, né? hahaha Preciso comprar logo um livro dele!
    Ótima resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Lucas =)

    Eu preciso criar vergonha na cara para ler algo do Harlan Coben urgentemente rs...
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Oieee. Foi o primeiro livro do Harlan que li e gostei, mas o final foi meio estranho, eu achei. Esperava algo diferente, mas no sentido geral foi ótimo!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Foi o primeiro livro do Harlan que li e confesso que me surpreendi demais com a escrita dele. Achei totalmente diferente e eu não conseguia largar.

    Logo no início deu vontade de matar Natalie, mas depois achei lindo o que ela fez e o que o protagonista fez pelo amor deles também. Incrível!

    M&N
    | Desbrava(dores)
    de livros
    - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para
    escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir