8 de abril de 2016

[Resenha] - A Sereia, de Kiera Cass

Autor(a): Kiera Cass
Ano: 2016
Editora: Seguinte
Nº de Páginas: 328
Onde Comprar? Extra / Submarino

Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar pois a voz da sereia é fatal , logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.

Desde quando a série "A Seleção", da Kiera Cass, surgiu aqui no Brasil que vejo um elevado número de elogios a autora e sua saga. Sempre quis ler para ter minha própria opinião, mas pelo fato de ser uma série sempre acabei adiando a leitura... Porém, quando foi anunciando o lançamento de "A Sereia", primeiro livro escrito por Cass e volume único, logo despertei minha vontade para conhecer o talento de escrita da autora.

É... Fui com sede, fui com tudo para me deixar mergulhar pelo mar, para que a história que ela tinha para me contar me envolvesse e me contagiasse... Só que acabei pulando no raso e me machucando. Certo, isto é só uma analogia para descrever que minhas expectativas com este livro não foram atendidas... Todavia, mostrou-me como devo me portar antes de ler outro livro da Kiera Cass.

Em "A Sereia", conhecemos Kahlen, uma jovem sereia que junto à outras duas lindas garotas têm a missão de alimentar a água por meio de seus cantos. Aqui, a água é uma entidade que se comunica com as meninas e se põe como soberanas a elas, mas ao mesmo tempo as ama grandemente. Cada garota carrega consigo uma história antes da transformação, isso mesmo, elas são transformadas e são escravizadas a viverem durante cem anos com este carma, depois podem voltar a viverem suas vidas normalmente. Mas, como tudo isso se desenvolve.... Só lendo para saber mesmo!

Vamos aos fatos... O protagonismo de Kahlen não é convincente! Ela é uma mocinha indecisa, dramática e quem tem medo de se arriscar, uma garota que se fechou no próprio mundo e inventou uma história para si mesma, para não aceitar a realidade em que vive. Como se não bastasse viver assim, Kahlen conhece um garoto, Akinli, e se apaixona torridamente. Claro, nada demais nisso... Só parece forçado demais que algo aconteça em tão pouco tempo.

Akinli é tímido, misterioso e o par perfeito para Kahlen, apesar de os personagens passarem mais imaturidade do que deveriam. Já, as irmãs sereias de Kahlen roubam a cena e para mim são as principais estrelas do livro, personagens bem construídas e de personalidade, com certeza, convidaria Miaka e Elizabeth para uma festa... Miaka é doce no estilo fascinante e Elizabeth, decidida e vivaz.

Narrado em primeira pessoa por nossa protagonista, peguei-me irritado muitas vezes, porque queria saber o que estava acontecendo com suas irmãs mais do que ficar lendo seus devaneios. Outro fator que acabou me incomodando bastante, foi que a mitologia das sereias apresentada no livro poderia ter sido melhor explorada, mas acabou ficando no superficial romance de Akinli e Kahlen.

Que Kiera Cass tem uma leitura fluída e clara, não se pode negar. A autora sabe como conquistar o leitor pela sua escrita, seu modo leve de conduzir a história deixa qualquer um a vontade, fazendo que o livro tenha sua leitura concluída em até mesmo um dia. Quem estiver procurando algo para se distrair é uma leitura recomendada, mas nada de grandes expectativas... Agora com o público infanto-juvenil pode ser um verdadeiro sucesso.

10 comentários:

  1. É decepcionante quando um livro que promete bastante mas não cumpre nem metade do anunciado. Aparentemente esse é o caso. Eu achava que havia alguma relação desse livro com "A Seleção" (prova que desconheço totalmente as obras da Kiera), só agora descobri que não. Não seria uma leitura que faria, mas valeu conhece-la.

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!!! Eu amei a série A Seleção e acho que indecisão é uma característica típica das protagonistas da autora,apesar desse ponto negativo gosto muito do estilo de escrita da Kiera,mas não sei se aguento superficialidade em uma narrativa. Eu até tinha vontade de ler esse livro,mas nada comparado a outra saga da autora,então acho que irei passar a leitura.

    Ótima resenha...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  3. OI Lucas, você não é o único que sentiu isto. Todas as resenhas que leio as pessoas foram com sede ao pote e ficaram decepcionados com a história, o que já me fez tirar o livro da minha lista de desejados. Já não gosto de adolescentes que incomodam e quando a protagonista não se torna a queridinha, decepciona mais.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!

    Ainda não li A sereia, quero ler! Tenho meus problemas com A seleção porque nunca engoli aquele príncipe e seu harém, mas concordo que a autora conhece nos prender na narrativa de qualquer jeito, por isso quero conferir esse tb! rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lucas! Tudo bem?
    Quanto tempo, ein. Fez muita falta na blogsfera.
    Ainda não li nada da Kiera, mas confesso que não sinto muita vontade. Para mim, as capas e sinopses, sempre me passam a ideia de histórias bem clichê. Talvez eu esteja fazendo um juízo ruim, mas é isso que penso. Sim, eu acabo selecionando e criando conceitos sobre livros pela capa.

    Sobre sua opinião, senti o mesmo ao ler O Despertar do Príncipe. Detestei a protagonista, e pelo visto pelas mesmas questões. Se não tinha muito interesse em Sereia, já não tenho mais nenhum.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sabe, apesar de ver inúmeros elogios à Kiera e à Seleção, eu não tive vontade de ler. Tenho até os dois primeiros livros que ganhei. Estão aqui me olhando, mas ainda não arrisquei a leitura. Talvez não seja o momento e meu psicológico vá adiando. hahahaha
    Adorei tua explanação e sinceridade. É bem ruim quando a gente cria expectativa e essa não é atendida. Como eu digo, é melhor criar gato, cachorro, peixe...

    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas,

    uma pena que o livro não foi tudo o que você esperava... Todo mundo fala muito bem da autora, mas reluto em lê-la justamente por achar que suas obras são um pouco juvenis demais para o meu gosto. Mas quem sabe um dia eu acabe lendo algo dela...

    Beijos!
    Participe do sorteio do livro Minha Vez de Brilhar + Kit de Marcadores
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas! Ela tem mesmo uma narrativa fluida e envolvente, eu gostei deste livro, mas a série A Seleção possui uma escrita bem mais elaborada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Olá Lucas, esse livro parece ter uma história bastante envolvente, mas parece estar mais voltada para o publico adolescente. Eu não cheguei a ler livros dessa autora ainda, mas pretendo ler a trilogia Seleção, já que falam tão bem! Sua resenha ta ótima, e adorei rever o seu blog! *-*

    ps: não sei se você lembra do meu blog, era o "strawberry de livros e filmes" mas agora o nome mudou para "pitada de cinema e leitura" e eu voltei com novidades nesse novo blog! Conto com a sua visita! E espero que goste! :)

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas,
    Não é a primeira pessoa que se decepciona com esse livro, pelo que li por aí ele não chega nem perto do que é a série A seleção. Mas para saber só lendo e comparando eles. No entanto creio que seja uma leitura mais jovem mesmo e bem te confesso que nem todos me agrande em literatura jovem. Mas faz parte. Esse é um livro que não pretendo ler.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir