1 de abril de 2012

A Batalha do Apocalipse - Resenha

Sinopse:


Autor: Eduardo Sphor
Editora: Verus
Número de páginas: 586

Ao primeiro instante a capa parece revelar um livro comprometedor, como jamais visto desde da época do Senhor dos Anéis. Mas como já dizem, poucos autores conseguiram escrever um bom livro épico em seu livro de estréia, e com Eduardo Sphor não poderia ser diferente.
O livro não consegue prender o leitor, podendo ele larga-lo de ler a qualquer momento. O que relutei muito para não acontecer, tanto que fiquei quase três meses para terminar de ler o livro, tamanho o desinteresse.
São muitos os detalhes, flashbacks desnecessários para a trama. A mudança de narração, de terceira para primeira só serve para confundir o leitor.

A história de anjos caídos, fim dos tempos, guerra entre hostes celestes não me agradou. E pelo visto não só foi a mim, já vi muitas resenhas criticando a primeira obra do autor. Nesse compasso todo, quem era para ser o herói, acaba se tornando o coadjuvante, deixando o papel principal para Shamira, uma feiticeira que conserva a juventude, apesar da avançada idade. A única personagem que me cativou foi Varna, a anja arqueira. A vários trechos do livro, que desmistifica os anteriores, tornando a história contraditória.

Mas você deve se perguntar, não há nenhum ponto positivo no livro? Sim, existe. Mas são raras as exceções em que você se surpreende, por exemplo, a parte em que Ablon é encontrado em letargo em um lago e a história até certo ponto, após esse episódio.
Para quem gosta de literatura épica, pode ter ser que agrade, mais se for esperar uma leitura igual a do Senhor dos Anéis, pode desistir. Sphor, já lançou seu segundo livro, quando comecei a leitura de A Batalha do Apocalipse, pretendia ler em seguida o segundo, Filhos do Éden. Agora, pode-se dizer que ele ficou numa última colocação para ser lido. Mesmo assim, espero que Sphor, não perda tanto tempo em flashbacks involuntários.

6 comentários:

  1. Eu também não gostei muito desse livro. É bom, mas deixa a desejar em vários pontos, como a narrativa meio confusa.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que me animei demais para ler e depois não superou minhas expectativas. rs
    Tomara, que "Filhos do Éden" seja melhor, ainda não li, mas também como disse não tenho muita pressa de ler ele não. ashauaha

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas
    quando li a sinopse desse livro, decidi passar longe. Apesar de ser um tema que me agrada, li muitas resenhas criticando e decidi deixar pra lá.
    Acho que só leio mesmo se ganhar de presente rs
    parabéns pela resenha bastante sincera
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas..
    Quando vi que era uma resenha da Batalha do Apocalipse estava esperando algo muito muito positivo, mas não =O
    Quase não acreditei hahaha
    Eu amei esse livro...
    Bom mas gosto é gosto e você especificou e defendeu bem o seu ponto de vista e é isso que é bom numa resenha..
    Estou te seguindo =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  5. Jacqueline, eu me interessei muito pelo livro, mas acho que o motivo principal de eu acabar não gostando, foi o fato de ter muito detalhes e sem falar dos flashbacks, rsrs Obg *-* bjs.

    ____

    Oi Carol, eu quando começei ler, sinceramente gostaria de dizer o melhor, mas fui ficando cansado da narrativa... rsrs Gosto de enredo épicos, até estou me preparando para ler Crônicas de Gelo e Fogo, que parece me ser o máximo.
    Obg *_* bjs.

    ResponderExcluir
  6. Pode ficar tranquilo que o segundo não tem flash back. E chega a ser até mais interessante. Eu gostei bastante desse livro, no início, custei a entender o "estilo" do autor. A mudança de narração me confundiu muito. Mas assim que acaba a parte da Babilônia o livro começa a ficar legal.
    Eu nunca li o senhor dos anéis, mas sei que se alguém lê um livro comparando com ele não vai gostar do que leu.
    Parabens pela resenha. Bjs

    http://lerimaginarcriar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir