7 de abril de 2012

Divã - Resenha

'"Divã' conta a história de Mercedes - uma mulher com mais de 40, casada, filhos - que resolve fazer análise. O que começa como uma simples brincadeira acaba por se transformar num ato de libertação - poético, divertido, devastador. Movida pela angústia existencial, que se não é coisa triste tampouco é libertadora, a busca da protagonista de Martha é universal e atemporal - quer descobrir, entre todas aquelas que ela é, quem é a chefe, quem manda dentro dela. Marinheira de primeira viagem em terapia a personagem encara o consultório como se fosse uma espécie de alfândega que vai dar o visto para ela passar para o lado mais oculto de sua personalidade. Na verdade, o mundo inventado por sua protagonista é abertamente inspirado na realidade que ela captura em suas deliciosas crônicas."


 Autora : Martha Medeiros
Editora: Objetiva
Número de Páginas: 156

O que falar de Divã?
Senta ai, que vamos fazer um análise!
Martha Medeiros, te leva pro mundo de Mercedes que é casada, tem 40 anos , filhos e decide fazer uma análise. Primeira vez, num consultório de um terapeuta, a personagem se deixa levar pelos pensamentos e começa a descobrir seu lado mais oculto. Porém, não é só a personagem que deita no divã; o leitor acaba-se por deitar também e faz junto a viagem com Mercedes.
O livro traz frases que merecem ser lembradas e anotadas em alguma cardeneta como lembrete.
Mercedes não é mais nada do que uma mulher imperfeita, cheia de defeitos, confusa. Assim como todo mundo. Ela se achava segura de si, que mantinha controle sobre tudo, porém quando tem  a primeira consulta,  ela vê que não está imune aos problemas cotidianos.

Como a própria diz, ela é inúmeras pessoas em uma só, um turbilhão de personalidades. E você, sente isso ao decorrer da leitura, por que Mercedes evolui, ela pessoa de uma pessoa triste e deprimida para uma pessoa alegre e autêntica em segundos, ou seria ao contrário?
Ela é uma ser humano, em busca de respostas. E através de perdas e ganhos, a personagem vai relatando sua história através da convivência com os filhos, o divórcio, perda de pessoas próximas, entre coisas do dia-dia.  A narrativa é bem simples...

Mas apesar de todos os pontos positivos relatados acima, Divã não foi o tipo de leitura que me cativou, até me peguei querendo acabar logo o livro. Não curti, muito a história de sentar e ouvir  ler a história de uma pessoa que está fazendo psicanálise.
Então, é um livro que nem recomendo e nem falo para não ler. Fica a critério, se gostaria de embarcar nos problemas alheios.

P.s: Era para ter postado essa resenha, só amanhã, mas não resisti, depois que terminei, rs

12 comentários:

  1. Adorei seu blog, li algumas resenhas e são bem feitas. estou seuindo seu blog e se puder segue o meu, tem promoção rolando. Siga e comente q retribuo todos os comentarios!

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou lá Marcos,
      que bom que gostou =D
      Muito bom seu blog, demais!
      Sempre, estarei por lá!

      Excluir
  2. Gostei muito da resenha,e ja estou seguindo o seu blog ^^ se quiser retribuir,ok? Beijos

    bymake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca li o livro, mas o filme eu assisti. hihi Eu amei, super bem contado, o livro deve ser assim, né? c: Feliz Páscoa.


    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não li esse livro, porque bem, não me chamou atenção e não é o tipo de leitura que me agrada!
    Adorei tua resenha... ifcou ótima =]

    Beijos,
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lucas! Nunca li o livro, mas assistir a serie quando passou na Globo, e gostei bastante! Não sei se leria ao livro, porque de imediado não me chamou atenção, rs. Beijos!

    http://mapetiit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, obrigada por passar lá no meu blog :)
    Eu assisti o filme, e não gostei muito dele. E também não tenho vontade de ler o livro. É que nem você disse: fica a critério você querer embarcar nos problemas alheios. E eu não to afim de saber dos problemas dela :p
    Adorei a resenha.
    beijos,
    http://the-mandie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito de seu blog
      Eu também, não gostei muito do filme não.
      Obrigado! =)
      Bjs

      Excluir
  7. Lucas q lindo que ficou seu blog, vc me visitou hoje e vim retribuir mais o template ainda não estava instalado, voltei agora e ta demais parabéns, votei na enquete, ok.

    Vlw @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. To achando, estranho demais! =P
    Mas obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Hum :/ acho que você não gostou porque não se identificou com Mercedes. Eu o li aos 14 e já fui me sentindo na pele de Mercedes em diversos momentos - mulheres são iguais em qualquer idade, diferem nos níveis de amadurecimento.
    Martha Medeiros escreve muito bem e, no filme, Lilia Cabral faz uma excelente interpretação.
    Me envolvi muito com Divã e vez por outra pego o livro e releio algum capítulo.
    Eu o considero muito bom!!

    Visita: www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas!
    Gostei da sua resenha, mas também não me interessei pelo livro :/

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir