17 de abril de 2012

A hora da Estrela - Resenha

  • Editora: Rocco
  • Autor: Clarice Lispector
  • Número de páginas: 87 

" A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano."

 Minha primeira leitura de Clarice Lispector e que me fez virar fã da autora.
A heróina desta história, ou melhor a anti-heroína, é Macabéa, uma nordestina ignorante que veio morar no Rio de Janeiro e é datilógrafa. Ela é o tipo de personagem ingênua e humilde, que aceita os fatos numa boa e que acredita que todo mundo é melhor do que ela.
Num dia de tarde chuvoso, conhece Olímpico, um cara interesseiro que lhe troca na primeira oportunidade e o pior lhe troca pela sua colega Glória. Desconsolada, Macabea vai uma cartomante a sugestão da tal Glória que por remorso acabou indicado a cartomante a amiga.

Deslumbrada, com que a Cartomante lhe revelou - que encontraria um homem bonito e rico - ela sai radiante da casa de Madame Carlota. Porém, o destino lhe reserva outros caminhos, quando está atravessando a rua é atropelada por uma Mercedes. E nesse impasse ela encontra sua hora  de estrela. O narrador vai relatando a vida da moça, seus dramas e dificuldades.
O interessante da obra é que o narrador é um personagem, que se vê extremamente ligado a Macabea, mesmo fazendo constante interrogações sobre ela.

A hora da estrela é cheio de mistérios e imprevistos com profundas indagações filosóficas. Tem uma linguagem fácil e metafórica, você pode notar isso no próprio nome da protagonista. Com humor, ironia e constante indagações sobre o ato de escrever e a existência humana, Clarice criou essa obra excelente. Vale ressaltar que Macabea tinha sonhos e um deles era ser atriz de cinema, lugar onde ela ia quando recebia o salário. Ler A hora da estrela, me fez colocar no lugar desse ser e passar por que ela passou, por que no fim ela faz parte de nós. Super Recomendo, o livro tem poucas páginas, é uma leitura bem rápida. Clarice é espetacular, já até quero ler outro livro dela Clarice na Cabeceira

13 comentários:

  1. Meu primeiro livro de Clarice foi A paixão segundo G. H. e que livro viu, considerado muito complicado, complexo e difícil de entender, mas eu precisava ler algo dessa autora que tanto via nas redes sociais. Mesmo sendo complicado de entender tudo, ainda me identifiquei e muito com algumas partes dele, e em A hora da estrela também. Por sinal, faz tempo que li esse livro, quero lê-lo de novo *O*

    Ótima resenha.
    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Eii Lucas!
    Ai que triste admitir isso, que eu nunca li nada da Clarice Lispector =O

    Mas tenho certeza que irei me identificar bastante com o estilo da autora, pelo que vejo as pessoas comentarem e agora você falando super bem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A Clarice é genial, li o livro durante o ensino médio ainda. Me identifiquei muito com as coisas que ela escreve.

    bjos
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei mais essa resenha, amo os livros da Clarice L. São perfeitos! C:

    " Te convido a participar do sorteio que está rolando lá no meu blog."
    Conto com sua participação. Obrigada!

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu sou doida pra ler esse livro! Doida! Mas eu nunca tenho a oportunidade de comprar, mas agora ele está no topo da minha lista! Nunca li um livro dela, mas esse será o primeiro, pois fiquei interessada em Macabea.
    beijos, e parabéns pela resenha!
    http://the-mandie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Passei esse livro para meus alunos,muitos não gostaram,realmente é um livro bem depressivo.Mas fazer o que,vestibular cobra.
    Não que eu não goste dos livros da Clarisse é que acho que tem melhores tipo "Laços de Familia"amo tanto esse livro.Se não leu espero que tenha a oportunidade.
    Boa Semana.
    Mariana - World of Tori Vega.

    ResponderExcluir
  7. Sou doida pra ler Clarice Lispector, mas ainda não tive a oportunidade. Parte se deve ao trauma das aulas de Literatura do colégio. Legal que tenha gostado ;D

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade para ler um livro da Clarice. Mas sabe, eu acho que vou acabar não gostando por causa dessas reflexões que o livro tem, sabe? Vou acabar abandonando.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da Clarice mas sempre tive muita vontade. Dos livros dela o que eu mais ouço falar é exatamente esse.

    Sua resenha ficou ótima.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas!
    Acho que quando eu prestei vestibular esse livro estava na lista, mas acabei lendo o resumo :P
    Eu sei que Clarice é um clássico, precisa ler, mas nunca tive vontade de ler os livros dela... Acho que não faz meu tipo :/

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas!
    Minha nossa já tem um tempão que eu li este livro,me foi uma grata surpresa a tua resenha.Gosto muito das obras da Clarice.
    Vi que o blog é novo,como sei como é,estou dando uma forcinha seguindo.Obrigada pela visita,aparecerei outras vezes por aqui,pois sigo e participo.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lucas!

    Nossa, ainda não me perdoei por nunca ter lido nada da Clarice. Tenho muita vontade! Mas ainda não comprei nenhum livro dela. :\ Pretendo corrigir esse erro grave em breve! hehe.

    E este livro é bem curtinho, né? Que bom que apesar de curto é um livro completo, capaz de nos fazer refletir...

    Beijos,
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir