13 de abril de 2012

Melancia - Resenha

  • Editora: Bertrand Brasil
  • Autor: Marian  Keyes
  • Número de páginas: 490
 "Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: "Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito..." Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo. 
Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal!
Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, para convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra mulher.. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa..."

  Vou falar de mais um livro que recebeu inúmeras críticas. Mas que simplesmente, gostei muito de ter conhecido de ter lido.  Com bom humor, com quantias de emoção e doses de ensinamento, Marian Keyes escreveu Melancia.
Claire, a mocinha da história, foi abandonada pelo marido, logo após dar a luz. Sozinha, ela decide voltar para a casa dos pais e entra numa depressão pós-parto. Pode parecer que não, mas a história é bem comum com a vida de várias mulheres.
Ela não tem mais vontade sair, se sente só e deprimida e confusa por que não entende os motivos da separação repentina de seu marido. Agora convivendo, junto com suas irmãs, que pode dizer meio
- "maluquinhas". Aliás, sua família não chega nem perto de ser certa. Sua mãe não sabe cozinhar,  uma das irmãs  - Anna -  é  uma garota metida a hippie; a outra - Hellen - sensual e perigosa e tem ainda a do tipo certinha - Meggie. Que família, hein!

Em meio ao caos, Claire, vai levando sua vida, tentando repor as coisas em seus devidos lugares. E entre essas indas e vindas, ela conhece Adam, um rapaz bem mais novo do que ela. Quando os dois já estão bastante envolvidos; eis que aparece James - o seu ex-marido. Voltando atrás e justificando os motivos do fim de seu casamento, James joga toda culpa na nossa heroína. O que antes, parecia está se resolvendo, surge novas perguntas, agora dividida e cheia de dúvidas, Claire não sabe que decisão tomar.

O livro é narrado em primeira pessoa, foi bem interessante ler e viajar na mente feminina. Para quem, não tem muita paciência o livro não é recomendado, por que ele é cheio de diálogos, que as vezes cansa. Cheio de imprevistos, é a melhor forma de definir Melancia. Também é narrado como se fosse um diário da personagem e vai relatando cada um dos acontecimentos de sua vida.
Mostra que passamos por constantes mudanças, que nossa vida pode mudar da noite pro dia, que as coisas mudam e o tempo passa. E no fim que tudo está sujeito a mudanças, por que tudo se transforma, evolui.

16 comentários:

  1. Oi lucas,
    Li esse livro tem muito tempo, mas lembro que gostei bastante e me diverti muito com ele.
    bjos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Que resenha legal. Agora estou curiosa pra saber o que vai acontecer com Claire. Esse livro parece ser bastante interessante, e um pouco triste, porque, quer dizer, ela foi abandonada com um bebê recem-nascido. Que cruel!
    Adorei a resenha :)
    beijos.
    http://the-mandie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu nem achei Melancia cansativo pelos diálogos não. Eu detestei foi a Claire, achei as decisões dela muito estúpidas e imaturas.

    Mas que bom que você gostou! :D
    Diversidade é o máximo ♥

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, não li o livro ainda e não sabia muito sobre de que se tratava mais ficquei bem curioso, quero colocar na minha lista de leitura.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que resenha legal, o livro aparenta ser bom, vou ver se compro um pra mim ler, ultimamente tendo gostado e anotado varios livros para eu comprar e esse com certeza vai para lista.

    @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, já tinha ouvido falar desse livro. Apesar de ser mais ligadas em livros que envolvam um tipo de mistério ou um drama muito especial, seria uma boa oportunidade ler Melancia.

    @wanessassc

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha
    esse é um dos livros que comprei faz muito tempo e ainda não li, mas depois da sua resenha me sinto na obrigação de incluir na lista de leitura desse mês, porque preciso de uma leitura leve para distrair.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a sua resenha!!! Eu tenho esse livro há um tempão, mas ainda nao tive tempo de ler, mas parece ótimo.
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi muito falar desse livro, confesso que não foram muitas coisas boas :/ rs Mas é um chek-lit, e já me interessa, a estória que você descreve também, as mudanças da vida da Claire, e o ex-marido que ainda volta tentando se justificar e atrapalhando o romance dela com Adam, fiquei curiosa em ler viu.

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  10. Nunca li o livro, mas comprei faz um tempo e vou ler sim depois da sua resenha (: eu admito que comprei porque achei a capa fofa, não tinha lido nenhuma resenha sobre ele ainda, mas eu acho que fiz uma boa compra!

    To seguindo aqui, adorei o blog! e eu tenho que dizer que eu adorei a frase do seu perfil "Ler é permetir sair da ignorância e conhecer um novo mundo." (:

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  11. Sério que ele é cheio de diálogos extensos assim? Isso é meio chato quando você quer alguma leitura dinâmica.
    Mas vou ver se me preparo psicologicamente para ler esse livro. (:

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. gosto dos livros da Marian.
    Esse foi o primeiro livro que li dela e curti bastante.

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tá na minha lista de desejados já tem um tempão... Tenho muita vontade de ler. Sem falar que adoro a capa do mesmo... :)
    Sua resenha ficou ótima.
    Beijos

    Tem PROMOÇÃO lá no Blog: http://pollymomentos.blogspot.com.br/2012/04/promocao-6-meses-de-blog.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas!
    Ei, acho que é a primeira vez que leio uma resenha desse livro que não é escrita por uma mulher! Que legal poder ler uma visão masculina.
    Bom, eu já li Melancia e também gostei! Recomendo também Férias e Casório, são no mesmo estilo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Não entendo o porquê do nome melancia para a vida da Clarie e outra coisa: Exs que voltam do passado para atrapalhar o presente merecem uma voadora legal. Poxa, esclarecer o quê? A curiosidade nos faz querer a continuação.

    Um beijo!
    http://eppifania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá! Já vi muitas críticas negativas desse livro (na verdade, já vi muita gente acabando com o livro). Acho que você é a primeira pessoa que gostou. Eu só não leio também (sabe, adoro os livros detestados) porque ele não faz muito o meus estilo.
    Beijos.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir