11 de abril de 2012

Senhora - Resenha




  • Editora: Martin Claret
  • Autor: José de Alencar
  • Número de páginas: 238 
"Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormiram em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois."

 Senhora, é um dos poucos clássicos da literatura brasileira, que eu gostei. Primeiro pelo século (XIX) que se passa a história e segundo a as atitudes da protagonista, que nada condiz com a daquela período.
José de Alencar foi magnifico ao escrever com tamanho desenvoltura essa obra.
Aurélia é uma moça pobre, órfã do pai e logo mais tarde da mãe. Tem como grande amor, Fernando, um interesseiro que a larga depois que recebe um dote valioso para se casar.
Sozinha e machucada pelo amor, ela recebe uma notícia que muda sua vida; seu avô lhe deixou uma herança milionária. Agora que está rica, começa seu plano de vingança.

Dias se passam e Aurélia se torna uma moça fina da aristocracia. Decidida a se vingar de Fernando, ela manda seu tutor oferecer ao rapaz cem contos de réis, porém com uma condição, ele só conheceria a noiva do dia do casamento. Fernando ainda mantém seu caráter ambicioso, e é claro que ele aceita e naquele tempo ninguém se recusaria a um dote altíssimo como esse.

No dia do casamento, ele descobre que a Senhora, se trata de Aurélia, aquela que ele largou. Ele acha, que será tudo normal. Engano. Aurélia começa, suas torturas, sempre que pode humilha o rapaz, jogando na cara, que foi ela que comprou isto ou aquilo. Contudo ela ainda é apaixonada por ele, mesmo assim não larga a mão de ferir-lô, para mostrar que aqui se faz, aqui se paga.
Cansado de ser humilhado, Fernando devolve o dinheiro do dote a Aurélia, que conseguiu com um pouco que tinha e uma certa quantia que tinha direito a receber da fortuna da esposa. Porém, o destino lhe reserva outra surpresa.

Senhora, apesar de ser um livro muito detalhista, é um clássico que todos devem ler, pois mostra uma mulher que se impõe, não respeitando os limites da sociedade e mostra também o casamento por interesse. Ganância e amor, se mistura neste livro e fará você torcer pela personagem e para que Fernando aprenda que o dinheiro não é tudo na vida.

 "As cortinas cerraram-se, e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantavam o hino misterioso do santo amor conjugal."

12 comentários:

  1. Esse livro parece ser legal. Eu não gosto muito de literatura brasileira, mas esse livro parece realmente bom. Gostei da resenha :)
    beijos.
    http://the-mandie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que invejinha das pessoas que leem clássicos!
    Eu tomei muito trauma na escola, mas confesso que teve um ou dois que eu gostei ;D

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa resenha ficou incrivel, o livro é uma delicia de se ler, não vejo a hora de comprar um e ler também. c:

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis ler senhora, mas por ser um clássico achava chato (ô preconceito). Mas aí ganhei em uma promo e finalmente terei a oportunidade de ler.
    Adorei a resenha, agora já vou ler sabendo o que esperar da leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha.Gosto dos clássicos da literatura brasileira, o único que comecei a ler e não terminei foi Escreva Isaura, mas foi por causa que tomei raiva do abuso da novela, futuramente pretendo fazer uma releitura. A senhora tá minha lista de livros desse ano.

    Um xero, Ana.
    ideiaampla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas!
    Ah não tenho vontade de ler esse livro. Fui obrigada a ler um outro do José de Alencar na escola que detestei, então... :/

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Senhora foi uma das minhas primeiras leituras. Depois dele resolvi ler todos os outros livros de José de Alencar. Já li uma boa parte, faltam alguns, mas amo todos.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  9. Também gostei de Senhora... É um livro encantador!!!
    Sua resenha ficou maravilhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amo clássicos, confesso que não leio muito nacionais, por agora, já li Lucíola do José quando mais nova, e simplesmente amei, vou procurar ler esse Senhora,realmente me interessei por ele e estou a um bom tempo sem ler nada nacional D: Preciso voltar a ler. rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei "Senhora". José de Alencar consegue ser um autor impressionante!
    A crítica a respeito do dinheiro nesse livro é fantástica!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Hey, Lucas!
    Olha, tive que ler Senhora como obrigatório para a escola em 2010. Achei ele bem cansativo, porém apensar disso também é genial *-*
    Abraços,

    Gabriel M. Souza
    http://carolespilotro.blogspot.com/

    ResponderExcluir