10 de setembro de 2012

Azul é para pesadelos - Resenha

 Autora: Laurie Faria Stolarz
 Editora:  Novo Século
 Ano: 2009

 Número de Páginas: 288
 Onde comprar? Saraiva

O primeiro ano de Stacey no colégio interno não está sendo fácil. Ela não é a garota mais popular do colégio, nem a mais inteligente, sequer a mais bonita. Ela está apaixonada pelo namorado da sua melhor amiga e tem um segredo ainda mais obscuro que ameaça arruinar de vez suas amizades.
Agora ela começou a ter pesadelos novamente. E não é qualquer tipo de pesadelo - esses sonhos são reais demais para se ignorar, como ela fez há três anos. Da última vez que ela os ignorou uma garotinha morreu. E dessa vez eles são sobre Drea, sua melhor amiga que se tornou o alvo de um psicopata.
Como todos são suspeitos em potencial, Stacey precisa contar com a única arma secreta que ela pode confiar - uma antiga magia ensinada por sua avó. Será a magia de Stacey forte o suficiente para revelar o verdadeiro assassino, ou será o assassino que fará seus mais negros pesadelos se tornarem realidade?

Stacey Brown é uma adolescente que mora em um colégio interno, ela parece ser como todas as outras garotas, porém, há um detalhe que a faz diferente - ela têm sonhos reveladores para o futuro e com isso a chance de mudá-los. Stacey tem sonhado com a morte da melhor amiga, de inicio ela achava que não passava de um simples pesadelo, mas quando descobre que Drea está conversando com um cara anônimo no telefone e vem recebendo bilhetes ameaçadores e presentes misteriosos, é quando realmente o caso começa a ficar preocupante. Stacey tentará de tudo para que seus sonhos não se concretizem, inclusive contará com ajuda de um velho fetiço ensinado pela avó com velas azuis.

O perseguidor de Drea já notou que a garota quer atrapalhar seus planos e as ameaças começam a ficar crescentes. O maluco que está perseguindo amiga, até chantagiou de revelar seu segredo a todos do colégio e acabar com a pequena popularidade que ela tem.  No meio de toda essa confusão, ainda tem Chad por quem Stacey é terrivelmente apaixonada, isso seria bem simples, se ele não fosse namorado de Drea.

O livro conta com aquele tipico clichê de suspense: todos são suspeitos. Todo mundo parece suspeito, estão agindo estranhamente e até contam mentiras desnecessárias. O perseguidor pode ser qualquer, até mesmo uma garota, com ciúmes de Chad. As pistas estão no sonhos, basta Stacey saber decifra-los.

A história é narrada em primeira pessoa, o que faz que você sinta intensamente o personagem e os detalhes contados são essenciais para um bom compreendimento da leitura. Alguns personagens, achei mal construídos, como PJ, não vi muita importância dele na história e só serviu para contrubuir com número de suspeitos e Amber, que apesar de ser a personagem com quem mais eu cativei, ficou vago as explicações para seus fins.

Em uma parte, o romance entre Stacey e Chad, tomou uma proporção maior, deixando a leitura cansativa, ainda bem que foi por pouco tempo e leitura se tornou mais empolgante. Laurie Faria Stolarz mesclou um sobrenatural com mistério e deu certo a ponto de prender o leitor do ínicio ao fim.
O livro na verdade é uma série com um total de 5 livros, com apenas 2 pulblicados no Brasil: Azul é para pesadelos e Branco é para magia. Então quem gosta de magia, o que está esperando para começar a ler a série?

 Avaliação: ✭ ✭ ✭ ✭ ✭

18 comentários:

  1. Oi,

    não conhecia esse livro, mas fiquei com vontade de lê-lo! A história parece mesmo bem legal e como amo magia, a série já está na minha listinha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu na verdade adoro livros que falem de magia apesar de nunca ter lido Harry Potter :/ (I know), adorei a resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante, a premissa é simples no fim das contas, mas gosto de livros assim, são bons para uma leitura mais suave, sem grandes preocupações, e são nestas leituras que aproveitamos mais do livro.

    Gosto muito da forma como escreve suas resenhas, com uma pessoalidade agradável, interessante ;)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou muito fã de narrativa em primeira pessoa justamente porque os outros personagens ficam desfocados. Eu gostei bastante da escrita da autora também, e nem percebi essa "proporção maior" do romance (acredite, já vi casos muuuito piores). Mas o PJ realmente foi bem 'tanto faz' na história.

    Que pena foi a bagunça que fizeram com a série, né? Mudando de editora, tamanho dos livros diferentes, nem sinal da continuação... ;/

    Beijitos

    ResponderExcluir
  5. uau eu nem sabia q tinha mais livros e tals
    amei a resenha vou add o branco é para magia no meu skoob

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre coloco na cesta e não compro. Como gosto de suspense, acho que eu iria gostar da leitura.
    Eu pensei que fossem 2 apenas. 5?
    Está na hora de começar a ler.
    Parabéns pela resenha


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Hey! Amo magia, amo sobrenatural e com mistérios acredito que o livro se torna ainda mais interessante, apesar de também amar um romance com sobrenatural. hehe' É uma série né? :/ Tô desanimada pra ir atrás de novas séries, mal terminei as que comecei há tempos :X Mas só tem dois lançados aqui no Brasil, acho que dá tempo d'eu ler os livros '-' Sério, eu demoro anos pra terminar de ler uma série às vezes --' rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  8. Fico com um pé atrás quando o foco se descentraliza. :\ Uma pena que isso tenha ocorrido... a premissa é interessante, mas precisa ser muito bem elaborada para impressionar.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quando todos os personagens são suspeitos é sempre um incentivo a mais para ler. Eu adoro quando isso acontece.
    Uma pena que o romance torne o livro cansativo. Mas que bom que isso logo acaba. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas!
    Menino,nem eu sei o que estou esperando para ler esse livro.Na verdade eu vim a conhecê-lo agorinha mesmo e gostei muito,pois adoro os livros que tem como tema a magia,sem contar que temos uma amiga apaixonada pelo namorado da outra e um belo suspense pela frente.

    O blog está passando por algumas mudanças,assim que estiver tudo ok venho te convidar para conferir.

    Bjos Fabi
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  11. Eu quero mto esse livro! Gostei bastante da resenha! Já havia lido outras e agora estou com mais vontade de ler ainda!

    Seguindo aqui!
    Te convido a conhecer meu blog! Se gostar segue lá?

    http://devotedforbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Lucas, a história e a sinopse me lembrou um pouco a série WAKE? Já leu? hmm

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  13. Muito legal a sua resenha, não conhecia o livro e ele parece ser bem interessante ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  14. Oii! Esse livro parece ser super legal,adoro livros que envolvem magia,adorei a história! Parabéns pela resenha.

    bjs

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Não sei se esse livro faz meu estilo. Tenho um certo receio. Mas curti muito sua resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Olha o livro faz meu estilo, mas nem posso pensar em começar uma leitura de um livro que é uma série desse tamanho, prefiro deixar rolar, daí qd tiver terminado todas as séries que tenho de ler e comprar eu vejo esse, que parece ser bem legal, gostei demais de sua resenha .
    Beijos
    Razão e Resenhas


    Vivi

    ResponderExcluir
  17. É parece que esse livro não é muito interessante. Adoro livros de suspense mas é claro que eles precisam ser bem escritos.
    O romance ter tomando uma proporção maior poderia até ser legal, se a autora soubesse desenvolver isso a favor da história, mas parece que não foi bem assim.
    Uma pena que o livro não foi tão bom.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucas, não conhecia a história, mas fiquei curiosa com essa resenha. Parece ser um bom livro, e adoro histórias de suspense.

    Beijinhos

    ResponderExcluir