26 de outubro de 2012

Querido John - Resenha

 Autor: Nicholas Sparks
 Editora: Novo Conceito
 Número de Páginas: 288
 Ano: 2010
 Onde comprar? Saraiva

 Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.


Seguindo os conselhos emplaquei uma nova leitura do Nicholas Sparks - Querido John. Desta vez nosso personagem principal é um homem. Como o título sugere, ele é John - um rapaz que está de licença por duas semanas do exercito e durante essas duas semanas de "férias" na casa do pai, ele conhece a linda Savannah e se apaixona perdidamente, trocando juras de amor. Tudo é lindo, não é não? Mas muitos acontecimentos irão abalar esse relacionamento e causará muita dor não só nos personagens principais, como também secundários.

Amor e perdão caminham juntos neste livro. Que nunca é tarde para amar. O amor incondicional que sobrevive até mesmo ao tempo e a distância. E por fim o amor que por mais forte que seja pode não resistir as barreiras que a vida impõe. São esses valores que o livro irá questionar.

Quanto aos personagens, John é o cara que admite seus erros e que demonstra a intensidade do seu amor. Já a Savannah faz mais o tipo certinha e ingênua, que por sua vez não demonstra tanto amor quanto seu amado.

Antes de começar a ler Nicholas Sparks, tinha visto resenhas dizendo que os livros dele seriam quase todos iguais. Encontrei um pouco de verdade nessas palavras, ao menos, em comparação A Última Música e Querido John. Vejamos:


  • Personagem principal tem difícil convivência com o pai. (São as partes mais tocantes do livro).
  • Histórias se passam no litoral. 
  • E finas previsíveis.


A narrativa de Sparks é ágil e sempre traz bons ensinamentos, por exemplo, paixão, amor, perdas, frustrações, recompensas. E principalmente que nossas escolhas, são responsáveis pelo o hoje ou amanhã. Também têm o amadurecimento de personagens que é importante em personagens "revoltados".

Terminado a leitura, Nicholas Sparks, não evoluiu e nem caiu na minha concepção. É uma ótima leitura para o chá das 17hrs.



Avaliação: ✭ ✭ ✭ ✭

21 comentários:

  1. Oi Lucas!
    Gostei do termo "leitura para o chá das 17hrs" :D
    Eu li esse livro e o que eu mais gosto nele é a relação do John com o pai dele. Achei bem mais interessante do que a relação dele com a Savannah!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas ;)
    Sempre vejo resenhas positivas do Nicholas,
    até agora só li um livro dele (que foi "O Casamento") e eu adorei! Mas não sei se leria mais dele... Eu sou muito fraca pra finais tristes! Sou daquelas que chora feito uma louca sabe? rsrs

    Gostei muito da resenha!
    Eu sei que pode parecer que o autor se repete nos livros, mas isso realmente não me incomodaria, afinal pra que mexer em time que está ganhando neh? rs

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  3. Haha, Lucas, sou suspeito pra falar de Sparks, sou muito fã, gosto muito dos livros dele, e olha queno começo já torci a cara.

    Ainda não li este, mas está na lista, e Sparks, como você bem disse, nos põe a pensar mesmo sobre aspectos importantes de nossa vida, e a repensar situações, mas sem que seja forçado.

    Adorei a resenha, e o chá das cinco é mesmo perfeito ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu não sou fã do Nicholas Sparks.. na realidade evito os livros dele à todo custo. Não gosto deste tipo de romance, sempre acho clichê e repetitivo... e também não sou chegada à um drama hehe
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    tenho uns dois livros do Sparks aqui em casa, mas ainda não li nada dele. E confesso que não tenho muita vontade... Histórias muito emotivas e cheia de lições não me agradam muito, mas quem sabe eu não mude de ideia depois de ler algo dele.

    Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Só de ler as sinopses dos livros do Sparks tenho a impressão de que são todos clichês e parecidos, como você mesmo falou, acho que por isso que nem tô com muita vontade de ler outros:x Adorei a resenha!
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Antes mesmo de eu ler resenhas a respeito do Nicholas Sparks, eu já tinha uma leve impressão de que as histórias dele eram típicos romances água com açúcar, que mesmo tendo um enredo diferente acabavam indo para um mesmo caminho. Talvez seja a característica dele, de ser um autor para pessoas que gostam de ler algo rápido, simples, romântico e com algum ensinamento que beira a autoajuda. E eu super concordo quando você diz que é um livro estilo "para ler nos chá das 17 hrs", porque é exatamente isso.

    Apesar dos pesares, eu leria sim um livro dele pra passar o tempo. Não faz mal, né? rs

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não sou a maior fã do titio Sparks do mundo. Tem algo nos livros dele que pisca: CLICHÉ ALERT! CLICHÉ ALERT! hduashduasd

    ResponderExcluir
  9. Eu só li esse livro dele e gostei, mas tem razão, finais bem previsíveis. Porém, não nego que gostei.

    *Vitamina de Pimenta*

    ResponderExcluir
  10. Quero muitooo ler esse livro. Estou vendo muitas resenhas dele, parece que está me chamando! kkkkkkkkkk
    Bom começo de semana.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  11. Os livros dele, pra mim, se resumem em uma formula:
    História de amor linda + Emoção + Agonia + Lágrimas + Final tragico = Sparks

    Nao tenho vontade nenhuma de ler os livros desse cara! Sério!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  12. Ahh, Sparks!!

    Eu sou fã de carteirinha do Nicholas! Amo seus livros, amo mesmo!
    Por mais que as histórias, como vc disse, são semelhantes em sua maioria e tal, eu sempre adoro!!
    E não achei que o final de Querido John foi tão previsível assim, pensei que ele fosse ficar do Savannah e me frustrei quando isso não aconteceu. Mas ainda assim gostei bastante do final.

    Ah, eu amo o Nicholas, sem mais! hahahaha

    ps. pois é, menino Lucas! eu tinha voltado há alguns posts atrás e vi um comentário seu que dizia que ia voltar sempre no meu blog e vc some =[ ainda bem que voltou rs não sua mais!

    Não sumirei daqui também ^^

    beijos, beijos, querido!!

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha ficou ótima!
    O livros dele são fofos e trágicos, livrinhos para serem lidos nos finais de tarde realmente.
    Todos as histórias são particamente iguais ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas! Comecei a ler Sparks faz pouco tempo, ele tem uma fórmula pronta que nos emociona, gostei dos que li pelo fato de ter coisas bem comuns, que poderiam acontecer com todos nós.

    Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Olha eu gosto muito dos livros do Sparks, não acho previsível o fim, porque tudo pode acontecer, o final pode ser feliz, mas não do nosso jeito.
    Querido John foi o primeiro do autor que eu li e amei.

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto dos livros do Nicholas, foi dele um dos primeiros livros que eu li. Sério mesmo, ele influenciou bastante minha leitura, haha.
    Não gostei muito de Querido John, mas achei legal e não achei o final tão previsível assim, enfim...

    Até mais,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Também li A Última Música e Querido John, depois disso desanimei totalmente de Sparks justamente por ser sempre a mesma coisa. O livro é até bonito, na época eu lembro que eu até gostei. Mas não é o tipo de coisa que me vejo lendo com frequência.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  18. Estou bem atrasada com minhas visitas por aqui, mas prometo me redimir, hoje vou prolongar a visita e comentar todas as resenhas que vc escreveu e eu ainda não tinha lido \o
    Amei esse livro quando o li, e sou da opinião de que Nicholas escreve suas histórias de amor um pouco parecidas umas com as outras sim, mas aprendi a gostar pelo lado real e bem elaborado com que ele cria seus personagens.
    Adorei esse em particular pq eles não tiveram um "enfim juntos", isso foi triste, mas real e instrutivo de certa forma, isso trás até certo crescimento pessoal ao leitor.
    Adorei a resenha, parabéns pela sua dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  19. Eu até hoje só li um livro do Sparks, que foi 'Um Homem de Sorte" e eu até que gostei, mas não é uma leitura que me prenda tanto ou coisa assim. Eu assisti a versão cinematográfica de 'Querido John' e detestei! que droga de final foi aquele?! suadhaiushiduads, mas enfim, minha prima é simplesmente apaixonada pelo livro e disse que o final é diferente e bem melhor que o filme, mãaas, isso não é o suficiente para que eu me arrisque e compre o livro \:

    Já ia me esquecendo, tem um meme pra você lá no meu blog! espero que possa dar uma olhadinha e respondê-lo assim que possível :33 http://www.linguadoslivros.blogspot.com.br/2012/10/meme-e-o-fim-do-mundo.html#comment-form

    Beeeeeeeeijinhos e que você tenha um ótimo dia! :*

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lucas.

    Eu li esse livro faz um tempinho. Tenho que dizer que gostei - poque é Nicholas Sparks -, mas só da primeira parte. Algumas coisas no livro são melhores, porém o filme é mais coerente, e o final do livro é um desastre, o desfecho do filme é bem melhor, em minha opinião.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  21. oi,
    esse é o único livro do Nicholas q eu não curti muito não, o final foi decepcionante.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir