21 de janeiro de 2013

Os Olhos Amarelos dos Crocodilos - Resenha

Autora: Katherine Pancol
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 464
Ano: 2012
Onde Comprar?  Submarino / Ricardo Eletro 
Avaliação: ✭ ✭ ✭ ✭

Paris. Duas irmãs. Iris é uma mulher muito bonita, rica, elegante e sofisticada, mas vive desencantada com a vida e com o seu casamento. Joséphine é uma mulher entrada nos quarenta anos que luta contra uma série de dificuldades, como o divórcio, problemas financeiros, brigas com a filha adolescente, uma mãe tirana e baixa autoestima. Historiadora, muito menos bonita do que a irmã e com uma vida bem mais difícil.
Certo dia, num jantar, Iris faz-se passar por escritora. Presa na sua mentira, convence a irmã a escrever o livro que ela própria assinará. Abandonada pelo marido, cheia de dívidas, Joséphine submete-se, como sempre, aos caprichos da irmã. Mas esta é uma decisão que vai mudar o destino destas duas mulheres. Aos poucos, Joséphine vai superando obstáculos e descobre quem verdadeiramente é.
A escritora francesa Katherine Pancol traça com maestria um retrato real e vivo de mulheres que tentam triunfar na carreira profissional, na vida familiar e alcançar o reconhecimento social. Mas que, por baixo desta aparente vida de sucesso, escondem uma profunda infelicidade, falta de confiança e frustração.


Duas irmãs. Joséphine e Iris. Riqueza e Pobreza. Modéstia e Orgulho. Mundos distintos, mas unidas por uma grande mentira. Joséphine, hesitou, mas estava precisando de dinheiro, as dificuldades tinha aumentado desde que Antoine perdeu o emprego e depois que se divorciou. Era só um livro, não tinha nada demais, era só para levantar a “autoestima” da irmã e esta ainda a embolsaria.

Ao longo do livro, acompanhamos a trajetória dessas duas irmãs e de seus amigos. Mas o centro da história mesmo é Joséphine, conhecermos suas angústias, seus medos, suas preocupações, suas fraquezas e seus amores. Eu a considero uma personagem bipolar, ao mesmo tempo em que está ali reclamando da vida, do seu peso, logo depois, ela encontra forças para travar a batalha.

O livro é uma deliciosa estória de uma criação de um livro. Vemos, de onde e de quem Joséphine tira inspiração para escrever seus personagens e seus gestos; o relato minucioso da vida de uma escritora e a separação dolorosa da autora dos seus personagens. E acima de tudo vemos no livro a busca pelo sucesso.

“– Joséphine, o que fazem as pessoas de sucesso? Será que são simplesmente bafejadas pela sorte ou têm uma receita?” Pág. 233

Cada personagem no livro busca o sucesso, uns são movidos por si próprios, outros são movidos por outras pessoas. O importante é que todos têm ambições: ambição de mudar de vida, de ficar rico, de se tornar feliz, de ser reconhecido, de formar uma família, de crescer e ainda do prazer.  Alguns personagens serão como o libertar de um casulo e outros chegarão ao fundo do poço.

Você vai odiar alguns personagens por sua preguiça, pela sua inveja, por sua futilidade, pelo pessimismo, pelas friezas e amarguras. Mas vai adorar outros pela coragem, pela bravura, pelo humor, pelo sorriso e pelo olhar.  Mas é a vida, são pessoas de diferentes personalidades e que nos deparamos todos os dias.

O final não é de grandes alardes e isso é importante, tudo foi se resolvendo gradativamente ao decorrer de dois anos. Porém, este não é o único livro da trama, existe mais dois livros – “A Valsa Lenta das Tartarugas” (titulo em Portugal) e “Les écureuils de Central Park sont tristes le lundi” (titulo na França).

Ao escrever as falas dos personagens a autora usou bastante das reticências, criando personagens um tanto hesitantes. Não há capítulos, o livro é dividido por cinco partes. O livro original é escrito em francês, porém a autora usou de algumas frases em inglês e estas não foram traduzidas. Enquanto a diagramação, poderia ter usado uma fonte maior.

Os olhos amarelos dos crocodilos é um livro fascinante e de recomendação a todos.

32 comentários:

  1. Oi Lucas!


    O livro parece ser interessante, mas não seria o tipo de livro para mim, acho que levaria a eternidade para ler. A capa é bem legal! E a sua resenha explicou mais o livro que a sinopse, que eu achei meio confusa.

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lucas,

    Gostei de ser um livro que narra a produção de um livro. É interessante acompanhar o processo, as dúvidas do autor, e os questionamentos que a rodução vai fazendo surgir. É um livro que leria, com certeza.

    Bela resneha ;) Abraços.

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Hum...a capa e o título são deveras atrativos, mas iria me incomodar muito essa falta de capítulos. Odeio livro assim...Mas gostei demais da sua resenha.
    Beijos.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    sou louca para ler esse livro e sua resenha só aumentou a minha vontade! A trama parece ótima e a capa é maravilhosa! Parabéns pela resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia este livro ainda Lucas, mas gostei da sua resenha, aliás, eu gosto muito da sua maneira de resenhar os livros. Espero poder ler este livro em breve ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Eu tenho esse livro, ganhei ano passado mas ainda não li, acabei passando os livros de parceria na frente. Adorei a sua resenha e me deu vontade de pegar o livro agora pra ler :)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da sua resenha, este é mais uma daqueles livros que coloco no topo da minha estante para ler o mais rápido possível! E hey, gostei de conhecer o seu blog, já estou seguindo aqui!

    Abraços,
    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Gosto dessas histórias que tem personagens e relações familiares como temas centrais...

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas!
    Esse livro parece ser muito bom! Adorei a sua resenha! :)
    Faz algum tempo que o tenho aqui na minha estante... Agora você me deixou animada para iniciar a leitura logo. ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, parecer ser um ótimo livro, gostei da historia dele, parecer ser bem legal e diferente das outras historias de alguns livros >.<
    Adorei seu blog também e seguindo :D
    bjinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro
    Mas a resenha chamou basante atenção
    E gosto de coisas diferentes

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas! Eu já vi o livro mas não sabia muito sobre ele, a sinopse não é nada atraente, mas sua resenha mostra que é um livro interessante. Espero ler.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, não conhecia o livro!


    Obrigada pela visita, tem post novo, comenta?
    Beijos, http://www.complicada-realidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas!

    Não tinha conhecimento pelo livro, apesar de não curtir a capa gostei muito do título dado e da história em si. Sinceramente me animei para ler! Acho que pessoas com essas qualidades e defeitos nós vivemos rodeadas na vida real e por isso o livro deve ser bem convincente, daqueles que você acredita que pode ser uma história real...
    E eu, particularmente, adoro personagens fortes, são as que eu mais me identifico. Pretendo ler, ótima resenha.

    Beijos
    Passa lá http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas esse livro nunca despertou meu interesse. Talvez seja pela capa nem um pouco atrativa ou por causa do título que também não é lá essas coisas. Sua resenha também não me animou muito, o livro parece ser meio parado e entediante. Pode ser que eu tenha tido uma impressão errada, mas continuo não querendo ler, rsrsrsrs.

    Beijo0s
    Caline - Mundo de papel

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    tem meme para você lá no blog:

    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2013/01/selinho-e-meme.html

    Espero que goste!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. eu vi a sua resenha e lembrei que conhecia alguém com alguma coisa relacionada a este livro, e realmente achei *-*
    Ah, quero agradecer pela visita em meu blog, espero sempre sua volta, tá? *-*
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
  18. Gosto de estórias que não ficam paradas demais, já curti esse livro por causa disso.
    Não conhecia, mas posso dizer que sua resenha me encantou e me deixou curiosa.
    Resenha #63 - Algemas de Seda.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lucas!
    Me interessei por esse livro primeiro pelo nome. Não sei explicar, mas ele me atraiu. Agora lendo sua resenha, fiquei mais curiosa ainda para lê-lo.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  20. Me identifico com Joséphine, sou bipolar no sentido de reclamar e depois encontrar força, acho que todos nós somos um pouco assim

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Esse livro parece ser bem interessante, ainda não conhecia. Gostei da indicação. Espero ter oportunidade de lê-lo. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  22. Sempre vejo esse livro em promoção no submarino, mas nunca me interessei. Mas vendo a sua resenha, achei que deve ser bom, da próxima vez vou comprar.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Gostei da capa mas infelizmente não parece ser meu estilo de livro.

    Beijos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Lucas, bela resenha! Adorei! O livro conta uma história bem intrigante e envolvente, logo se vê o seu fascínio! Gostei da dica.

    beijos,
    Jéssica - strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Gostei muito da sua resenha!
    Não conhecia o livro...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Lucas! Essa é a primeira resenha que leio de Os olhos amarelos dos crocodilos e gostei bastante! Acho que a ambição e o orgulho levam muitas famílias ao fundo do poço. Só pela sua resenha, não fui com a cara da Josephine. HAHAHAHHA
    Fiquei com muita vontade de ler! :D Já marcarei na minha lista de desejados!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Oi Lucas (: não conhecia o livro ainda, adorei o nome, sei lá, me chamou a atenção, eu não me lembro de nomes de outros livros assim, mas já vi algumas de livros que contam estórias de outros livros sendo feitos e eu adoro essa ideia, acho genial e tó louca pra ler um livo assim e "Os Olhos Amarelos Dos Crocodilos séria um ótimo começo (: adorei sua resenha, como sempre!

    Agente já postou lá, quer ler? Desde já obrigada!
    -Mica
    Fallen in Me

    ResponderExcluir
  28. Eu sempre quis ler esse livro, desde a primeira vez que ouvi falar dele. Pra falar a verdade não tinha lido nem a sinopse, pelo título e pela capa eu me encantei.

    Achei excelente sua resenha, descreveu bem os personagens, o tema sobre o que o livo é centrado, tudo. Resenha bem completa como todas as outras!! parabéns, Lucas!

    Me desculpe a demora para reaparecer aqui, fiquei ausente alguns dias (muitos dias rs), ossos do ofício, fazer o que?? rs Mas voltei!! Pra ficar, eu acho rs

    beijos,beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    É a primeira vez qu eu ouço falar desse livro e gostei bastante da resenha e concerteza ele estara na minha lista!
    Obrigada por visitar e comentar no meu cantinho. Parabéns pelo seu blog(já virei seguidora daqui),não deixe de seguir o meu também!

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Gostei bastante da sua resenha e assim como o comentário aí em cima, foi a primeira vez que tive contato com esse livro... me interessei pela história e fiquei curiosa!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  31. Oi Lucas!
    Saudades de ti e do blog querido!
    Nunca tinha ouvido falar dos Olhos Amarelos dos Crocodilo e fiquei me perguntando onde se encaixaria o nome do livro na história.
    No mínimo interessante o enredo.ótima resenha como sempre querido.

    Bjos

    Fabi
    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  32. Nossa, que difenrente! Achei muito interessante a temática, mas não acho que seja bem meu tipo de leitura;/

    Beijitos

    ResponderExcluir