18 de março de 2013

O Cavalo e o seu menino - Resenha

Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Ano: 2010
Número de Páginas: 192
Onde comprar? Saraiva
Avaliação: 4,0 / 5,0

Ao saber que não era filho de Arsheesh, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bri, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade. Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante. Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário... e livre.


No terceiro livro da série “As Crônicas de Nárnia”, o autor inovou e nos leva para outro âmbito fictício.  Na verdade é uma interação entre o país de Carlomânia e a terra de Nárnia. Somos apresentados ao pequeno Shasta, um garoto pertencente à classe baixa que é criado por um pescador.

Em certo dia, um tarcaã bate na porta de seu pai, a fim de comprá-lo. Ele considerava uma questão de sorte. Mas uma sorte ainda melhor estava por vim, quando ele descobre que o cavalo do tarcaã é um cavalo falante – um cavalo narniano.

A aventura está nascendo, mas ela só se completa depois que eles conhecem Aravis e a égua Bri – outro bicho de Nárnia. Juntos passarão por várias aventuras, todos com um objetivo em comum - Nárnia.

Até, então, acho o livro o mais questionador, o mais critico. O livro aborda o casamento prematuro; a normalidade de como isso é tratado e que em alguns casos é um casamento por conveniência. Há também aí, assuntos que ferem o direito trabalhista, o tráfico de crianças e a hierarquia de classes.

Pode se tirar várias perspectivas do livro, por exemplo, que devemos ser desbravadores do mundo, conhecer o novo e que as atitudes mais simples podem mudar a vida de uma pessoa em 360°.

A escrita deste livro é mais formal, porém ainda é de uma leitura fácil e é dedicado para todas as idades. Não considero o melhor livro, - dos três livros lidos, é o terceiro em minha preferência – mas, ainda sim, é uma obra-prima.

6 comentários:

  1. Eu ainda não li esse livro, mas espero ler em breve, preciso achar uma promoção bem legal dele ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  2. Mais uma das Crônicas de Nárnia! Eu realmente preciso lê-las o quanto antes!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Foi um dos que mais gosteis das crônicas, e o que achei mais adulto e forte.
    O legal é que os quatro reis, nossos personagens queridos, não aparecem, mas são bastante mencionados.

    Abração!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A cada resenha tua das Crônicas de Nárnia fico com mais vontade de ler o livro.
    Parece ser leitura bastante divertida e cheia de ação.
    Beijos
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/03/entrevista-marina-carvalho.html

    ResponderExcluir
  5. Lucas, este é meu favorito das Crônicas de Nárnia até então, achei ele mais bem escrito, maduro que os demais. Não é pra menos que quando li "Príncipe Caspian" depois dei uma desanimada, achei que a qualidade não era lá a mesma.

    Adorei a resenha ;) Abraços.

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lucas.

    Quantos ensinamentos num só livro... Parece muito bom mesmo, ainda mais que tudo é passado em meio à fantasia e aventura. Gostei da dica. Acho que preciso mesmo ler As Crônicas de Nárnia. Farei isso em breve. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir