1 de abril de 2013

Príncipe Caspian - Resenha

Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Número de Páginas: 215
Ano: 2003
Onde Comprar? Saraiva
Avaliação: 4,5 /5,0


Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Cáspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua tromba mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.


As férias acabaram e Pedro, Susana, Eduardo e Lúcia estão numa estação ferroviária a caminho do primeiro dia de aula quando puft,...sumiram. Agora, eles se encontram numa ilha e depois de muito explorar o lugar, eles descobrem que estão em Cair Paravel (isso não é spoiler) em Nárnia, porém, está tudo em ruínas, como se a destruição do castelo já tivesse acontecido a mais de mil anos, enquanto, eles na verdade deixaram de governar Nárnia somente há um ano.

Em paralelo está Caspian X que teve o trono de rei usurpado pelo seu perverso tio Miraz. Entretanto, Caspian e os antigos reis de Nárnia, lutarão pela reconquista da terra com a ajuda dos narnianos e o poderoso Aslam.

O que dizer das Crônicas de Nárnia, neste quarto livro? Fantástico! Nesta obra, C. S. Lewis mescla suspense, ação e muita emoção. Nos primeiros capitulos é contada a trajetória de Nárnia desde de quando foi deixada pelo Grande Rei e os últimos é dedicado a batalha entre os telmarinos e os narnianos.

Neste livro é questionado o otimismo pela fé de Lúcia em Aslam. O que mais uma vez me lembra passagens bíblicas  neste caso que devemos ser como as criancinhas  Enquanto todos estavam descrentes, Lúcia foi a única capaz de enxergar a verdade. Este, foi um trecho que me fez pensar bastante.

Por outro lado, vemos a situação do mundo de hoje que despreza cada vez mais os valores dos bem. E quem nos faz pensar mais uma vez? Lúcia!

"- Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui, e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?"

O final deste livro é do tipo "Como assim?". Eu preferiria outro tipo de final, mas, acho que o autor ainda nos reserva boas histórias, mesmo sintetizando essa parte.

12 comentários:

  1. Parece ser um livro muito bom
    Um clássido
    Vou até procura-lo aqui

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda me deixando com vontade de ler as crônicas. Muito bacana a resenha, adoro o Caspian do filme, ele é lindo...rsrs
    Espero que o so livro seja também .
    Beijão
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/04/foto-correio-2-novo-conceito-surpresa.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Lucas, foi este livro que me desanimou a continuar lendo a série, então que bom que você gostou! Esta é uma das leituras que mais quero retomar, pois até então havia passado bons tempos em Nárnia, em especial com o "O Cavalo e seu Menino".

    Grande abraço.

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro ainda, só vi o filme!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Nárnia é um clássico maravilhoso, as lições que C.S Lewis nos passa parecem que são para o dia de hoje, quando na verdade são atemporais...

    Príncipe Caspian é o meu 3º preferido... mas realmente Lúcia dá um show nesse livro.

    Muito boa dica
    Abraços
    Gabi Lopes
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Lucas
    até pouco tempo eu nem sabia que as crônicas de nárnia tinha continuação, que dirá 4 livros rs
    Mas parece ser uma boa leitura.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Acho que tenho este livro no Volume único de Nárnia. Ou será que estou fazendo confusão? rs

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  8. Ei sumido, como vai? :D
    Nunca mais foi por lá :D
    Eu vou pegar as cronicas de Nárnia com a minha melhor amiga talvez na semana que vem, porque eu estou lendo os da novo conceito. Adorei a sua resenha. Ótima, como todas.
    Sucessão e beijão. :**

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  9. Dificil falar de alguma das cronicas de Nárnia e deixar o lado fã de lado. Não considero O Príncipe Caspian melhor da série, mas está entre eles. Se você ainda não leu os outros livros, pode continuar que boas surpresas virão.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas!

    Eu também gostei bastante desse livro!
    Mas gostei ainda mais de A Viagem do Peregrino da Alvorada. :)

    As Crônicas de Nárnia são tudo de bom!! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas,
    Eu li todos os livros das crônicas de nárnia e adorei!!! O ultimo livro é impactante.
    Adorei a resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro As Crônicas de Nárnia, mas acho que tem ser lido o volume único, encarando tudo como um livro, porque algumas crônicas tem um fim meio decepcionante como este. Então se você encara tudo como um livro só, a decepção passa rapidinho.
    Eu gostei bastante do Caspian ao longo da história, mas minha personagem favorita continua sendo a Lúcia, que é uma fofura de menina.

    Lívia Neves | Livinha's Place

    ResponderExcluir