2 de agosto de 2013

[Resenha] - O Poder da Espada, de Joe Abercrombie

Autor: Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
Série: A Primeira Lei #01
Número de Páginas: 480
Ano: 2013
Avaliação: 4,0 /5,0
Onde Comprar? Submarino / Americanas

Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura. Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte. Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte. Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.
Estamos no tempo da Inquisição, qualquer rebeldia a Coroa pode custar caro. Quem for pego por traição a Coroa ou por sonegação de impostos é torturado a fim de obter confissões e entregar comparsas e nem sempre suspeitos são culpados. E o responsável por esse interrogatório é o implacável Glokta.

A competição pelo poder é clara, reinos estão prestes a entrar guerra e o lema pode ser descrito em “vida ou morte” ou “salve-se quem puder”. Logen Nove Dedos sabe muito bem o que é isso, ele perdeu toda sua família em meio a atentados violentos e seus amigos, pelo visto, também foram devorados pela guerra.

Jezal vive sonhando no dia que irá ocupar um alto cargo no governo e para isso está treinando pesado para vencer o Campeonato de Esgrima, o que garantirá um bom cargo. Ele não passa de um jovem arrogante e que se acha superior a todo mundo, mas a guerra pode lhe ensinar alguns valores.

Com personagens bem construídos e que conquistam pelo carisma, independente se ele é um assassino ou apenas um medroso. Todos, sem exceção, emanam suas emoções de forma realista. Como consequência, as cenas de ação são fortes e sem remorso, nem mulheres e crianças são poupadas. 

Heróis nada convencionais, magos poderosos, choque de espadas, arrogância, cinismo, coragem, mistérios, sangue e idoneidades duvidosas estão intrinsecamente ligados à estória deste livro.

A série de acontecimentos exige um grande elenco e isso é fornecido, personagens de nomes estranhos e como disse carismáticos. A riqueza de detalhes, às vezes um tanto repetitiva, deixou a leitura lenta, apesar de fornecer ao leitor cada vez mais realismo. 

A Editora Arqueiro sem dúvidas fez uma negociação excelente ao trazer a trilogia “A Primeira Lei” para o Brasil e também fez um ótimo trabalho na revisão e diagramação. Os próximos títulos da série são “Antes da forca” e “O duelo dos reis” e mal vejo a hora de lê-los.

23 comentários:

  1. Ahhh esse livro está na minha meta de Leitura !
    Parabens pela resenha!

    Beijooos,
    Bell
    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou de olho nesse livro desde quando a Arqueiro anunciou nas redes sociais.. Achei a capa muito bonita e pelo que li na resenha a história é muito legal xD O mais legal mesmo que eu achei foi o fato dos personagens serem bem construídos e carismáticos, isso é essencial na minha opinião :)

    http://entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Lucas. Parece ser um ótimo livro medieval, apesar de eu estar meio desanimada com trilogias/séries. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Livros com esse gênero me conquistam logo de cara!
    Adorei a capa e a resenha ficou incrível.
    Parece um mundo encantado, sobre reis, rainhas, castelos, poder... tudo engloba um mundo real, mas cheio de fantasia. Adoro!
    Qualquer Coisa #06 - Estante Flutuante.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. É o tipo de livro que me atrai muito. Já esta na minha lista de futuras aquisições.

    Parabéns pelo blog, estou iniciando um e passarei a segui-lo.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei o enredo da história bem bacana, o tipo de livro que leria. Ótima resenha, como sempre usando as palavras da melhor forma. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Lucas
    adoro esses livros que trazem uma temática medieval. Não dava nada por esta capa, mas que bom que tem resenhas que nos fazem mudar de opinião rapidinho rs
    quero muito!!]bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu amo livros com tema medieval
    Eu amo a era medieval
    Sua resenha ficou muito booa
    Seguindo seu blog (:

    Beijos
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita e por seguir, eu amei aqui e já estou seguindo! Sobre o post, adorei! O livro parece ser ótimo, eu nunca havia ouvido falar sobre. Sua resenha ficou excelente!

    Beijos,
    www.thingsofadreamer.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!
    Mas ainda estou em dúvida se o blog entra na minha lista de leitura (;

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas! Gosto de livros com estes enredos, e pelo visto este aqui não decepciona, estou ansiosa pela oportunidade de ler. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas
    adoro livros com essa tematica se pudesse passava horas e horas lendo..vou procurar saber sobre esse livro =)
    Obrigada pela visitinha e por seguir o blog..já estou seguindo o seu!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. A Arqueiro chegou com tanta coisa boa esse ano que está complicado escolher qual livro ler primeiro. Esse é um dos que estão na minha lista. Não tinha lido nenhuma resenha dele ainda, adorei a sua, me animei mais em conhecer a história.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Obrigada por passar no blog e acabei de conhecer o seu também ^^ é ótimo o/
    Olha eu sabia deste livro mas ainda nem tinha interesse até ler sua resenha rsrs.
    Abraço
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, nuss como seu blog é incrivel! o layout o desing, seus posts, é tudo muito perfeito por aqui. Eu já acompanho aqui por um tempinho mas nunca me atrevi a comentar. parabéns pelo blog, e Sucesso! Ps: se puder visitar meu blog, e se gostar seguir:
    http://ghislleibrs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Acredita que eu não conhecia essa saga? AAAA ): mas dps dessa sua resenha, entrou pra minha lista urgenteeeeeeee, amo todo livro que lide com esses temas, hahaha bjão
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia essa série mesmo haha
    Pena que tenha algumas cenas repetitivas, mas a ideia em si é bem legal pelo menos :D
    Fiquei com vontade de ler, mas tenho que evitar um pouco de série e terminar pelo menos mais umas duas que eu to lendo kk
    Um beijo!
    Pâm - interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Gosto bastante desse tipo de livro que envolve todo esse negocio de guerreiros e lutas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucas.
    Esse gênero não faz muito meu estilo de leitura, essa coisa de muita luta e violência não me agrada, então essa dica eu levo pro marido que adora.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Gostei da resenha... me interesso por esse tipo de livro! ;)

    Matheus,
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. A sua resenha ficou ótima, mas esse tipo
    de livro não faz o gênero que gosto. E
    adicionar mais uma trilogia para a coleção não daria certo estou com várias para completar. :)

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. O livro parece bom mesmo! Vou querer ler =D
    Gostei da resenha!!

    Abraço
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Quero muuuito ler este livro da arqueiro, sua resenha só confirmou minhas suspeitas sobre ele. Infelizmente a isa da arqueiro está me ignorando há vidas então provavelmnete nao vou le-lo tao cedo :( droooga, vc só aumentou minha vontade, lucas kk
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir