17 de dezembro de 2013

[Resenha] - Vítimas do Silêncio, de Janethe Fontes

Autor: Janethe Fontes
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2008
Número de Páginas: 187
Onde Comprar? Cultura / Saraiva

Violentada sexualmente, ela preferiu manter o silêncio. Porém, o preço do seu silêncio pode ter-lhe custado alto demais... ... Um caso de abuso sexual ... ... Uma tentativa de fuga ... ... Um novo crime e ameaças ... ... O reencontro com o inimigo ... Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica, um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo. Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha de prender o fôlego para acompanhar essa aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido. "Vítimas do Silêncio combina ingredientes como Romance, Aventura, Suspense, Sedução e Mistério em um livro que vai prendê-lo do começo ao fim, tendo como pano de fundo a questão do abuso sexual."

Este ano, sem dúvidas foi o melhor da literatura nacional para mim. Assim que terminei “Golfinhos e Tubarões”, parti para “Vítimas do Silêncio” da Janethe Fontes e mais uma vez, gostei do que li.

Na obra de Fontes nos deparamos com um tema bastante forte – violência sexual. Margarida, ou Guida, é uma jovem que desde cedo conheceu a perversidade humana quando é violentada sexualmente. Decidida a se omitir por medo do seu agressor ou por pensar que as pessoas a condenariam por ter sido estrupada, resolve se refugiar na casa de sua tia que mora em Gramados.

Conforme os dias iam passando e Guida se descobriu apaixonada pelo seu primo, Marcos e essa atração era correspondida. Porém, sua tia não viu com bons olhos o interesse dos dois e tratou de mandar Marcos para Londres, estudar medicina. Em contrapartida, Margarida fica muito feliz ao receber a visita de sua mãe, dizendo que tinha separado do seu padrasto e viera embora morar com ela e sua outra filha.

A alegria dura pouco quando Carlos, o padrasto de Guida, bate a porta de sua casa, almejando uma reconciliação com sua mãe, que o aceita de prontidão. Ela nunca gostou dele e não pensa duas vezes antes de fugir para São Paulo e essa nova vida lhe revelaria tristes e alegres noticias.

A autora conduziu a obra com uma sutileza incrível, pois ela conseguiu abordar toda essa trama sem apegar muito a detalhes ou deixar a narração muito pesada. E isso favorece e muito ao leitor que se sensibiliza sem ficar apreensivo com o desenrolar da estória.

O livro tem poucas páginas e é narrado em terceira pessoa. Cheio de reviravoltas, felicidade e sofrimento, “Vítimas do Silêncio” é uma história de superação que um dia todos deveriam ler e refletir sobre as milhares de mulheres que sofrem abuso sexual durante todos os dias e se silenciam, por não outra coisa a não ser medo.

23 comentários:

  1. gostei bastante
    beijos livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e me interessei bastante pela história, acho que estou no clima para ler esse gênero. Adorei a resenha e espero poder lê-lo em breve!

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Me interessei pelo que li na sinopse também gosto de livros desse gênero e sua resenha me deixou muito curiosa para a leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica de leitura.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Lucas. Parece ser um livro bem intenso, já que traz uma temática tão triste e ao mesmo tempo, cada vez mais presente no nosso cotidiano. Fiquei bastante interessada na obra. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei do enredo, parecer ser um livro bem interessante ^^

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que li sobre esse livro, já tinha até esquecido dele. Fiquei curiosa para ler, espero comprar em breve. *-*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Poxa, deve ser um livro um tanto perturbador, mas muito válido pela reflexão que causa. Eu leria.
    Ótima resenha.
    Beijo.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  9. Que bom que este ano foi um ano assim como para mim e para você também renovador para leituras nacionais, também me surpreendi bastante com a mesma, e isso é ótimo.
    Gostei do livro da temática, sua resenha como sempre muito boa. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Resenha deixando todo mundo curioso.
    Então Lucas, respondi seu comentário sobre o "Meu clube do livro"
    Se eu fosse você me inscreveria!

    Abraços
    http://booksdeluxe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser beeem interessante, mas ultimamente estou fugindo de livros dessa temática :/ Assim que estiver no clima, tentarei ler.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  12. Este foi o primeiro livro da autora que eu li e é um dos meus favoritos, achei a trama surpreendentemente real e bem escrita. Adoro a autora.

    Beijo, Van- Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas! Este livro é ótimo, a autora soube trabalhar um tema muito forte de uma maneira muito sensível e bela. Eu adorei.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas!

    Já li outra resenha desse livro e me parece bem forte essa trama.

    Abç!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Tenho que lhe dizer que nem sabia da obra, nem autora só ouvi falar.
    Eu acho bem difícil escreverem algo que aborda este tema... Já livro parecido e era como eu estivesse sendo personagem, chorava junto e sentia raiva por nem conseguir fugir rs.
    Mesmo assim, se o livro acaba bem e muito feliz, é muito bom.
    Adorei sua resenha.

    Abraço
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nunca pensei que esse assunto poderia virar leitura.
    Gostei da resenha, e eu adoro um suspense do começo ao fim, tomara que o livro não te de pistas de como ele termina isso é realmente chato.
    Curti de mais o livro.

    XOXO :D
    {Joven Clube | Official}

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia o livro, mais ele parece ser bom!

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  18. Você sempre me tras livros que eu não conhecia ^^ Acho isso o máximo.
    Pareceu ser muito bom e a sua resenha foi otima!^^ Quero ler e discutir sobre a história. Suspense é sempre o máximo *-*
    Angel Sakura @www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  19. nunca tinha ouvido falar nem d livro e nem da autora, mas adorei a sua resenha.
    Parece ser uma história que te prende a livro, e adorei o clima de suspense que o livro traz.

    Beijos, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser ótimo. Bem reflexivo.
    Gostei!!

    Beijos, Thaysa Rocha.
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucas,
    tudo bem?
    Estamos em sintonia, pois estamos lendo os mesmos livros ultimamente (risos...).
    Quando fui fazer minha resenha, fiquei preocupada de pensarem que eu tinha enlouquecido, pois é uma linda história de amor!!! O tema forte realmente, é retrato de uma forma séria, como deve ser , mas bem leve.
    Estou torcendo pela Janethe. Sucesso para ela.
    beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir