12 de janeiro de 2014

[Resenha] - Lua Vermelha, de Benjamin Percy

Autor: Benjamin Percy
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Número de Páginas: 432
Onde Comprar? Submarino / Extra

Eles vivem entre nós. São os seus vizinhos, a sua mãe, o seu namorado. Eles mudam do dia para a noite. Como toda adolescente, Claire Forrester se acha meio deslocada. Quando agentes do governo invadem sua casa e matam seus pais, ela percebe o quanto é diferente. Claire pode se transformar em uma criatura semelhante a um lobo. Ela é uma licana. Patrick Gamble entra em um avião e, horas depois, desembarca como o único sobrevivente de um ataque terrorista promovido pelos licanos. Da noite para o dia, ele vira um herói nacional: o Menino-Milagre. O governador Chase Williams jura que, se for eleito presidente, protegerá o país da ameaça que aterroriza a população. Em meio ao acirramento dos conflitos entre humanos e licanos, seu discurso intensifica a discriminação. No entanto, ele vai se tornar exatamente aquilo que prometeu destruir. Cada um a seu modo, os três estão envolvidos em uma guerra que tem sido controlada com leis, violência e drogas. Mas uma rebelião está prestes a estourar, provocando mortes e destruição e entrelaçando seus destinos para sempre. Com a chegada da noite da lua vermelha, o mundo se tornará irreconhecível. A batalha pela sobrevivência da humanidade irá começar.

Alucinante e estarrecedor. Doce e chocante. Essas são umas das muitas palavras que podem servir para descrever o livro de Benjamim Percy. “Lua Vermelha” me conquistou desde o anúncio de seu lançamento, seja por sua capa emblemática ou pela sinopse convidativa.

“Lua Vermelha” é uma história sobre lobisomens, ops! Voltando e dando REC, é uma história sobre licanos. Vítimas de um vírus, o lobos, que provoca mutações genéticas e os transformam em lobos. E é numa sociedade dividida entre infectados e não infectados que o livro será ambientado. Eles podem ser sua namorada (o), seu vizinho (a), o carteiro, a garçonete de sua pizzaria favorita ou pode ser você. 

Mas, como toda regra existe exceção, a uma parte dos licanos que são cruéis e te deixará com o estômago revirado com suas cenas nada convencionais. Tanta perversidade chamará atenção do governo que tentará a todo custo insurgir diante da República Lupina, onde lupinos inocentes terão que também pagar o preço pelas as atrocidades cometidas por seus irmãos lobos.

É nessa situação que a jovem Claire se encontra, depois de agentes do governo terem invadido sua casa e matado seus pais. Em fuga, refugia-se na casa de sua tia Miriam, porém, o que ela não sabe é que seu pesadelo estava apenas começando. Do outro lado, está Patrick Gamble que de uma hora para outra vira o menino prodígio, tudo porque ele sobreviveu a um ataque de lupinos quando estava dentro de um avião, indo passar um período de doze meses com sua mãe.

Benjamin Percy criou personagens carismáticos, resistentes e que estão em constante evolução. Personagens que se entrelaçam e conduz a narrativa de uma forma viciante e saborosa. 

A narrativa em terceira pessoa tem uma estrutura quase poética e faz com que imaginemos a cena descrita imediatamente. Dessa forma a leitura transcorre com uma facilidade alucinante e sagaz. 

Preenchido com diálogos inteligentes e com uma riqueza de detalhes que não se torna cansativo, você não para a leitura até chegar à página final. O livro traz um tema bastante recorrente no mundo atual – a exclusão social.

Percy fugiu dos estereótipos dos livros que vem sendo lançados atualmente e criou uma obra inovadora e prazerosa. “Lua Vermelha” me arrebatou de uma maneira sem igual e as expectativas estão lá em cima para o próximo livro e tudo indica que vai superar seu antecessor.

25 comentários:

  1. Olá, Lucas. Tô bem ansioso para ler este livro, e gostei de sua resenho, o livro me pareceu mais envolvente do que eu imaginava, ao menos fui isso que entendi ao ler sua resenha.
    Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ta bem pode me chamar de "chato" mas sinceramente essa história parece que já foi contada e agora está recriada mas com detalhes diferentes.
    Eu não sei se é por ignorância minha ou por conhecimento de mais, mas essa coisa de "virus" e mutações ja virou filme há alguns anos.
    Em fim gostei da resenha e eu senti uma empolgação da sua parte ao falar do livro, achei bacana isso de vc ^^

    XOXO :D || {Joven Clube}

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha visto muitas opiniões sobre este livro, acho que por conta da capa que não e nada chamativa, eu acabei sem prestar a atenção nele....vou procurar saber mais.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      O livro me chamou justamente atenção por a capa não ser chamativa, mas enigmática! (;

      Excluir
  4. gostei bastante
    livro-azul.blogspot.com.br
    me siga no twitter @livroazuis

    ResponderExcluir
  5. Eu amo histórias com lobisomens. Achei essa bem diferente e estou morrendo de vontade de ler.
    Amei a sua resenha.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei mega interessante, não só porque se trata de lobisomens ou algo parecido, mas também porque vc falou que o autor foge do estereótipos! Me deixou super curiosa!

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Lucas. Lua Vermelha parece abordar os lobisomens, licanos, de uma forma bastante peculiar. A temática me atraiu bastante. Abraço!


    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Acho bacana toda a premissa do livro, mas, sendo honesta, não tenho interesse neste tipo de história, por isto não leria.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu amo livros nessa temática, pois os considero bastante envolventes e com um enredo mais acelerado, com mais ação e capaz de prender, de fato, a atenção do leitor. Despertou meu interesse, preciso ler!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Esse livro tem uma bela capa, isso é inegável. Ponto.

    Pela sua resenha o livro é daqueles que te envolve de uma maneira arrebatadora. Que prende a atenção do autor.

    Livros que possuem temas atuais em seus enredos são ótimas fontes de estudo. ^^

    Fiquei interessada pelo livro.

    Até mais

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Eu amei essa capa!!
    E achei interessante a história!!

    Parabéns pela resenha...

    Beijos.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas! Eu pensei que fosse mais um livro de lobisomens, mas não, vejo que temos aqui uma vertente diferente, licanos e pela sua empolgação foi tudo muito bem trabalhado. Quero ler. Ótima resenha. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas!

    Engraçado que eu, quando vi a capa do livro, não imaginei que haveria tanta história por trás. E vejo que deve ser muito bom mesmo, sua empolgação demonstra isso. Não me lembro de ter lido algo exatamente sobre lobisomens. Deve ser... diferente.. rsrs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  14. Uau, adorei ler sua resenha, já queria ler o livro e ela só me empolgou mais ainda!
    Espero poder fazer isso em breve.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Curiosa para a leitura desse livro ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. OMG!!!!! O.O
    Menino que resenha mais empolgante e maravilhosa é essa??
    Vc não tem noção do quanto eu quero esse livro. E depois dessa resenha estou ansiando muito mais. Pelo que pude perceber retrata bem a histórias dos lupinos certo??
    Ownnnn estou completamente apaixonada pela história só com a premissa de sua resenha, preciso comprar esse livro o quanto antes. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie meu anjo, tudo bem?
    Passando para ver as novidades e sinceramente tenho que dizer que gostei bastante de tudo que vc colocou em sua resenha. Achei o livro interessante, mas não sei se eu o pegaria para ler. hahahaha....Ele tem um ar aterrorizante O.o
    Seilá...Pelo menos pela capa né...não sei no decorrer da historia.
    Mas quem sabe eu ainda dou uma chance pra ele (risos)

    Mas olha, adorei tudo que vc colocou sobre o livro.
    tudo que vc expressou...tá muito bom...PARABENS


    Outra coisa querida, queria me desculpar por ter sumido, mas estive viajando e voltei a pouco tempo. Espero que esteja bem.
    Depois passa lá no meu cantinho que tem uma RESENHA super bacana no qual eu CAPRICHEI na postagem.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie adorei a resenha me deu mais vontade ainda de ler o livro!!!
    bjs, http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/autores-parceiros-claudio-quirino.html

    ResponderExcluir
  19. Estou bastante curiosa para ler esse livro, acho que vou adorar, gosto muito dessa temática.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Confesso que fiquei intrigada quando lançou o livro, mas depois da resenha eu quero é ler kkkk
    Só de dizer que eles viram licanos? Mas que depois a mutação transformam em lobos me agradou rs, adorei a resenha e colocou um pouco de humor ainda.

    Abraço.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi! Eu "dando voltas" conhecendo novos blogs e me deparo com o seu que por sinal tem resenha toop rs' (Seguindo aqui com toda certeza).
    Curto livros que tem por protagonistas algo que não é um humano convencional, e sim vampiro, lobisomem, semi-deus etc...
    Então com certeza me interessei pelo livro, não achei a capa muito legal, mas sua resenha fez um bom serviço, fez o livro parecer beeem emocionante.
    Enfim, ótima resenha.
    Bjus
    http://sonhos-constantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Acredito que já tenha visto este livro mas nem parei para ler a sinopse, porque a capa não é daquelas que chama a atenção sabe? Mas acabei de ler sua resenha e cara estou louco por este livro agora, mds preciso dele, adoro este tipo de história e narrativa.

    Abraços,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Não li muitas resenhas sobre esse livro, mas mesmo assim me interessei bastante pela história. Parece cativante. Adorei sua resenha!

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir