27 de março de 2014

[Resenha] - Amigas para Sempre, de Kristin Hannah

Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Número de Páginas: 448
Onde Comprar? Americanas / Submarino

Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar

Não existe nada melhor de quando você termina um livro e parece que nenhum outro livro vai superar ou igualar-se a ele. Mas aconteceu, depois de me emocionar com “A vida em tons de cinza”, “Amigas para Sempre” cumpriu com honra ao mérito ao titulo de mais um dos melhores do ano.

Através de duas garotas da Alameda dos Vaga-Lumes vivenciamos uma retrospectiva do mundo a partir da década de 70 e de como uma amizade se renova e transforma com o passar dos anos. Aliás, essas garotas se chamam Tully e Kate.

Tully Hart é incrivelmente linda e descolada, ela é da cota dos populares do colégio. Sua mãe é uma hippie que parece nunca ter amado a filha e é na vida da filha como uma estrela candente na mesma velocidade que surge, desaparece. Isso faz com que a menina fique morando com a avó durante quase toda sua infância, exceto quando “Nuvem” – apelido que a mãe deu a si mesma – um dia aparece e decide levar a filha para morar com ela, na Alameda dos Vaga-Lumes, então o coração de Tully se enche de emoção porque tudo o que ela quer é que a mãe sinta orgulho dela.

Do outro lado da nova moradia de Tully, mora Kate Mularkey, uma garota que usa óculos de fundo de garrafa e aparelho. Ela se sente uma estranha no colégio e pior acredita profundamente que ninguém nota sua presença. Por outro lado, ela tem uma família de quem recebe um amor incondicional, um amor que Tully adoraria conhecer. Estava escrito, não tem outra forma de explicar, através de um acontecimento do destino, as duas enxergam uma na outra, aquilo que busca – amor e popularidade. 

Essa foi a primeira vez que li algo da Kristin Hannah e posso dizer que ela se tornou uma das minhas escritoras favoritas. Sinceramente, ser escritora está no sangue dela, ela tem a capacidade de nos levar do drama aos risos em fração de segundos. Faz-te conectar com os personagens de uma forma absoluta, você torce por eles por mais que às vezes ele te irrite.

Outro ponto interessante a ser abordado é que os personagens vão crescendo ao decorrer das páginas e isso é sentido. Até porque são mais de 30 anos de amizade e acompanhamos todos eles. Ou seja, você passa pela conclusão do ensino médio, formatura, casamentos, filhos, trabalho e várias outras datas importantes.

Se fosse abordar um ponto negativo, diria que houve uma demora de inserir o problema nessa amizade que a sinopse aborda. Mas, quando enfim cheguei ao problema vi que não poderia ter sido melhor. É um final de prender a respiração.

Amigas para Sempre é o primeiro livro da duologia Firefly Lane e já digo logo se pretendem ler os dois livros, não leia a sinopse do segundo. Lá tem um spoiler enorme. Então é isso, boa leitura!

12 comentários:

  1. 30 anos de amizade? Wow, isso é mais que um exemplo a ser seguido e nossa quero muito ler e descobrir o desenrolar desse enredo.

    Abraços,
    www.revolucaonerd.com

    ResponderExcluir
  2. Deus do céu, que história bacana. Adoro, realmente adoro histórias que tratem desse tipo de assunto: uma amizade, digamos, "impossível" pelos olhos de muitos e que se torna tão firme quanto uma rocha - e que a narrativa descreve o longo desse caminho. Como você disse, 30 anos de amizade.
    Eu já tive contato com uma narrativa mais ou menos assim com o livro "Um Dia", do David Nicholls - ele tem uma estrutura interessante, o livro, e que prende o leitor de uma forma inimaginável. Muito bacana MESMO quando histórias trazem não só esse tipo de arrumação por dentro, mas também enredos tão edificantes e tocantes como o tal. NUnca li nada da Hannah, mas o que não lhe falta é elogios - e cá encontrei mais um! aiushauish
    Querido: ótima resenha. Estou seguindo o Blog com todo o prazer do mundo. Sucesso!


    Achou O Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um livro da autora aqui em casa, mas ainda não li. Quero muito ler esse livro pois faz bem o gênero que gosto de ler. Que bom que você gostou tanto assim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Também não li nada da autora ainda, e só pela resenha você já fez ela me conquistar, imagina quando realmente ler o livro! E obrigada pela dica do spoiler na sinopse do segundo, odeio pegar spoiler... u-u ehuoehuoe
    Pelo jeito é uma leitura bem rápida, adoro! :D
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas,
    Estava doida para encontrar uma resenha de Amigas para sempre, que foi o ultimo livro que eu li, para ver se ele havia impactado as pessoas tanto quanto me impactou.
    Eu não tenho o costume de ler sinopses, então, simplesmente não sabia o que esperar do obra. Chegou de parceria e eu me aventurei na leitura que me trouxe uma grata surpresa.
    Acho que do começo ao fim, Kristin foi majestosa. Sua escrita é maravilhosa, fluida e não vi em momento nenhum aqueles "pontos desnecessários" que a gente encontra em diversas obras.
    A história de Tully e Kate, essa amizade unica e cheia de altos e baixos, mas completamente verdadeira vai ficar comigo pra sempre. A transgressão de tempo foi feita com perfeição e as personalidades distintas delas - Tully tão extrovertida e sonhadora e Kate tímida e inteligente - me fizeram entender as diversidades de ambas e ao mesmo tempo como se completavam. Elas realmente eram TullyeKate o tempo todo.
    Como você, Kristin Hannah entrou para minhas autoras prediletas e eu já comecei a ler Por toda eternidade que estou amando!
    Enfim, adorei sua resenha e espero que você goste de Por toda eternidade também, rs! :)

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li somente um livro da Kristin e também, de primeiro, me apaixonei pela sua escrita e coloquei ela na lista dos autores favoritos <3 Espero muito poder ler Amigas para Sempre ainda esse ano, me parece outro livro lindo da autora, sua resenha me confirmou isso *_*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Lucas
    quisera eu ter lido sua resenha antes, porque eu tenho o segundo livro aqui em casa, e nem sabia que era continuação. Acabei lendo a sinopse e tcharam, li o spoiler #fail
    Apesar de não estar muito animada para ler essa duologia (?), sua resenha me empolgou, e fiquei muito curiosa.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. É sério que o livro é isso tudo? Fiquei realmente curioso. Não conhecia a estória mas já havia ouvido falar da autora. Irei ler :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas,
    tudo bem?
    Adorei sua resenha!!!!
    Essa história parece ser linda, é a segunda resenha que fala super bem desse livro. Mas já li a resenha do segundo, que comentaram que não foi tão bom assim. Então, acho que leria só esse mesmo.
    Fiquei curiosa com esse grande final.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Segunda resenha deste livro que leio hoje, e coincidentemente as duas falam muito bem dele e da autora. Eu nunca li nada dela e até tenho o livro que precede este, mas antes de lê-lo quero ler Amigas Para Sempre e finalmente conhecer a escrita da autora que é sempre tão elogiada.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A capa desse livro é linda e a história parece ser muito bacana, faz meu estilo de leitura!
    A autora também é super elogiada, quando tiver oportunidade pretendo ler o livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lucas!

    Ainda não li nada da autora, mas tenho visto algumas pessoas 'empolgadas' por aí com os livros dela. Estou pra ler o livro dela que saiu pela Novo Conceito. Acredito que conhecerei a autora com ele. É bom demais quando lemos um livros que se torna especial pra gente. Que bom que curtiu a leitura.

    Beijos,
    Amanda
    Lendo & Comentando

    ResponderExcluir