16 de abril de 2014

[Resenha] - Terra Sem Lei, de John Sandford

Autor: John Sandford
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Número de Páginas: 288
Onde Comprar? Submarino / Saraiva

Em um raro momento de paz, o detetive Virgil Flowers começa a se preparar para um torneio de pesca em um lugar paradisíaco. No entanto, seus planos são arruinados quando ele recebe uma ligação do chefe, Lucas Davenport, informando-o do assassinato da presidente de uma famosa agência de publicidade. O cenário do crime não podia ser mais improvável: uma bela pousada junto a um lago, que hospeda apenas mulheres interessadas em relaxar e aproveitar o contato com a natureza. A vítima foi baleada durante seu passeio matinal de caiaque e as evidências apontam para um crime passional ou por dinheiro. Com seu estilo despojado e brincalhão, Virgil chega à cena e dá a impressão de que não deve ser levado a sério, porém não descansará enquanto não solucionar o caso. Ele descobre que a morte de Erica não foi a primeira da região e que a pousada está ligada a diversas histórias de ciúme, traição, orgulho e cobiça. Todas elas parecem ter conexão com uma banda country feminina e sua cantora de voz poderosa que almeja o estrelato. Nessa terra sem lei, o investigador precisa desvendar o mistério antes que o assassino faça mais uma vítima - e ninguém, nem o próprio Virgil, está a salvo.

Olá, pessoal quanto tempo que não passo por aqui né? Pois é, as provas da faculdade estão me consumindo, mas consegui encontrar um tempo e vim trazer uma resenha de um livro policial do Sandford. Esta foi minha primeira experiência com o autor e adianto que me agradou bastante, ultimamente os últimos livros policiais que tenho lido você já conhece o perfil do assassino e a trama se baseia mais na perseguição deste. Mas, em “Terra Sem Lei” encontrei uma trama com um saboroso Quem Matou? Livros assim me enchem de ânimo e não consigo larga-lo para ver se acertei ou não a identidade do assassino. Posso dizer que consegui acertar, já que o culpado estava na minha lista de suspeitos desde o principio.

Virgil Flowers é o detetive da vez e que não remete nada ao seu sobrenome. Sarcástico e fã de rock, ele tem cabelos cumpridos e um estilo nada parecido com um de policial, ao primeiro instante você poderia odia-lo, mas aos poucos você vai se familiarizando com o personagem e começa a torcer a ter para que dê certo suas “aventuras amorosas”. Em outras palavras, ele é divertido e objetivo. Porém, não fica nada bom quando tem suas férias interrompidas por Lucas Davenport (não sou eu, rs) – seu chefe – para solucionar o assassinato de uma bem sucedida agente publicitária numa pousada que só hospeda mulheres.

Nesse refúgio onde apenas mulheres se hospedam existem mais segredos do que se imagina indo desde a contadora do Ninho das Águias até a uma vocalista de uma banda country local. Em meio às investigações, Virgil descobre que algumas das hóspedes são homossexuais, incluindo a vitima daquele crime. E aqui uma ressalva para o autor que de uma forma brilhante inseriu este tema sem denegrir qualquer personagem por conta de sua orientação sexual. 

O autor montou uma rede de intrigas com uma vasta lista de suspeitos, porém ele conseguiu ser previsível. Talvez se tivesse diminuído o número de personagens e colocado mais emblemas em outros suspeitos teria tornado o culpado mais imprevisível. Todavia, se por um lado o culpado foi até fácil de identificar, a motivação é bem maior do que imaginamos a principio. Nunca iria imaginar aquele desfecho, o autor uniu muito bem cada linha solta deixando todos muitos satisfeitos com o final.

Com capítulos curtos, “Terra Sem Lei” é uma leitura de fácil absorção e dinâmica, que ultrapassa a linha do suspense e vai até o cômico. Uma leitura recomendada se você quer diversão.

Ah! Aguarde em breve, novidades!

36 comentários:

  1. Estou passando pelo mesmo problema, provas e mais provas na faculdade.
    Adorei a resenha, eu adoro livros policiais, adoro tramas que você tenta desvendar o assassino, eu preciso ler esse. Sem querer ser chata, mas já sendo não é "opção" sexual e sim orientação, desculpa, desculpa, mas eu não sei me controlar com esses assuntos! kkkkkkkk

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  2. Oi Andy,
    Não precisa desculpar, estamos aqui para isso e essa é intenção. Quando verem erros e equívocos corrigirem. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu aqui sendo intrusa também. Na verdade, faz pouco tempo que me disseram que o mais correto seria o termo: condição sexual. Mas parece existir divergências quanto a isso. Muitos apontem que opção, orientação e condição ainda não seria o termo ideal.
      Enfim, só palpitando aqui também, rs.

      Excluir
    2. Fiquei bem informado numa só resenha agora, rs. Desse termo nunca tinha ouvido falar.
      Imagina, Amanda! Toda nova ideia ou observação sempre é bem-vinda. =)

      Excluir
  3. Sei o que é isso .. E ainda tem pessoas que perguntam se a gente só estuda .. Eu sei .. Eles não sabem do que estão falando hehehe ..
    Bom, o livro me interessou bastante .. Tenho um aqui em casa com o mesmo titulo, só que com assuntos diferentes .. Adoro livros policiais, ainda mais os que tentam desvendar os assassinatos .. Anotei a dica, e assim que tiver a oportunidade lerei :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li em algum lugar sobre este outro livro de mesmo título e fiquei interessado! ;D

      Excluir
  4. oie Lu
    nos meus tempos de facul eu jamais iria conseguir conciliar leitura, blog e provas, por este motivo admiro quem consegue rs
    Gosto de romance policial, mas não quando o autor acaba sendo previsível demais. Não me interessei muito por este livro, mas se passasse pelas minhas mãos, certamente eu iria ler rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tenta conciliar como dar e quando dar tempo, Jacque! rsrs

      Excluir
  5. Oi, Lucas!

    Nem me fale em provas. Esse semestre tá tão corrido que fico com a impressão que tenho prova/trabalho toda semana. >.<
    Eu não conhecia o livro (desatualizada). Que bom que a leitura conseguiu ser proveitosa apesar de previsível em relação a quem matou.

    Beijos e boas leituras!
    Amanda,
    Lendo & Comentando
    :)

    ResponderExcluir
  6. Olá xará shuashuas :))
    Gostei muito da resenha, o livro parece ser muito bom, draama é perfeito kkkk, espero lê-lo um dia ;)

    Luucas Santana - A series of Geek
    http://conflitodegaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Me interessei pelo livro, pois gosto de suspense.
    Ainda não li nada do autor, mas tenho vontade.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, sempre tive curiosidade para ler o livro, mais sempre quando vou solicitar ou até mesmo comprar livros, chego a pegar ele na mão e acabo deixando de lado. Amo esse estilo de livro e acho que irei dar uma chance ele, vc disse no começo do post que é um saborosa trama com o Quem Matou? ou seja, já me ganhou hehe
    Otimo feriadão
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha. Me interessei bastante pelo livro... vamos ver !
    Beijinhos
    juleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Lucas,
    Tenho curiosidade para ler algo do John. Curto muitos livros de suspense, então por este motivo acho que vou gostar.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas,
    tudo bem?
    Eu sempre lembro do jogo Detetive em que temos que descobrir o assassino, o motivo e a arma. Eu adoro esses livros com tramas policiais que nos prendem do início ao fim. E com um final surpreendente como esse vale a pena.
    ótima dica de leitura.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Cada vez mais eu tenho me interessado por romances policiais, e já tem um tempinho que eu to querendo um livro como esse, já que o cena do crime me chamou bastante a atenção. Adorei a dica e a resenha. Também adorei o blog. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Também gosto desse lance de QUEM MATOU?
    Uma pena que o autor foi previsível, mas felizmente ele recompensou esse deslise com um final surpreendente né ;)
    Não é um livro que eu daria tudo para ler agora mesmo, mas espero poder lê-lo, pois gosto de livros assim tbm!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas!
    Faculdade não é fácil, acaba com a gente!
    Eu adoro livros policiais, também fico tentando adivinhar quem é o assassino antes do final. Quero ler esse livro!

    Obs: Indiquei-lhe para uma tag no blog: Moda e Literatura Book Tag

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Esses livros que nos faz investigar e suspeitar dos personagens é bastante interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas,
    Gosto bastante de livros policias e esse parece ser desenvolvido de forma a instigar a leitura!
    Deixarei anotado para uma proxima oportunidade!
    Beijos,
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucas, tudo bem???
    E ai como anda os estudos?? Você vai ver que no final tudo será recompensado... :D
    Adorei a sua resenha e o enredo que você descreveu sobre essa história e fiquei super curiosa, porque esse tipo de história me interessa bastante. Obrigada por me apresentar porque eu não conhecia. Claro que foi para a minha listinha interminável... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que a semana de provas já terminou!
      Será porque nós, blogueiros, temos uma lista interminável de livros desejados? Eu já perdia as contas de quantos eu desejo.

      Excluir
  18. Oie Lucas, tudo bem com vc? Como passou de pascoa?
    Espero que tenha ganhado muitos chocolates ou até mesmo livros =]

    Enfim...

    E olha, estava lendo a sua resenha e tenho que confessar que vi esse livro na LIVRARIA NOBEL, mas de inicio não havia me chamado atenção não. Gostei bastante do que vc falou sobre o livro, até porque eu gosto de uma investigação se for o caso. Mas eu não o tenho ainda. Só por causa da sua resenha vou ver se compro o livro pra ler depois. Espero gostar bastante e depois até te digo o que achei.

    Parabens, até porque vc se expressou muito bem falando do livro e isso foi o que mais me chamou atenção =]
    Se cuida meu amigo e fica com Deus
    bjosss

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. gosto de livro policiais,
    vou buscar esse.

    dentrodabolh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Lucas, tudo bem?
    Andei sumida outra vez, bem desanimada com meu blog e tal, mas acabei voltando pois não consigo largar tudo. E aqui estou, para visitar seu cantinho e ler suas resenhas, que eu tanto gosto.
    Esse livro eu não li por falta de oportunidade pois desde que li a sinopse dele me encantei. Gosto desse tipo de escrita que você mencionou, dinâmica... adoro tramas inteligentes. Já coloquei na lista de compras.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  21. Já li esse livro e adorei!
    John Sandford já entrou para minha lista de autores favoritos hehe

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  22. Alô, Lucas, tudo bem? =)

    Eu curti muito a premissa do livro, gosto desse lance de investigação, como vc disse, "quem matou?" heueuheu
    Achei incrível o fato do autor ter elaborado um detetive sarcástico, brincalhão, quebra um pouco aquela avalanche de detetives excêntricos, centrados, frios, calculistas, sem nenhuma nesga de humor. Tenho a impressão de que esse livro poderia se tornar um queridón rs

    abração!

    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu fiquei afim de ler esse livro depois de ver a sinopse de "Noite de Tempestade", anterior a esse. Só não sei se é sequencia ou se é independente (como a série Myron Bolitar, tbm da Arqueiro). Parece e realmente tem conteúdo pra ser um bom livro.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, Sim são livros independentes, pode ler tranquilamente! (=

      Excluir
  24. Oi, Lucas!
    Gostei muito da resenha e fiquei interessada.
    Eu adoro livros policiais, é um dos meus gêneros favoritos! Principalmente quando não fica totalmente claro quem é o assassino (apesar de, nesse caso, você ter achado previsível). Pelo menos as motivações dele foram uma surpresa. :D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia este autor, li poucos dos gênero policial mas adoro esse tipo de leitura. Principalmente estas que ficam cutucando o leitor até o final. Adorei a resenha. ;)

    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, Lucas!
    Adoro romances policiais, eles me cativaram de uma forma tão <3 Já conhecia o livro, mas o autor, confesso, nunca havia ouvido falar :O Fiquei curiosa pela história.

    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro romances policiais, especialmente se neles figuram personagens incomuns, cheios de personalidade contundente etc.
    Com certeza leria "Terra sem lei".
    A sua resenha ficou muito boa, como todas as outras que já li por aqui.
    Um grande abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  28. Lucas, não conhecia o John Sandford, mas fiquei muito interessado no livro! Acho que o gênero policial vem sofrendo uma invasão de lançamentos sem que ocorra um aumento da qualidade, se vê muito mais do mesmo, com autores que mais parecem linha de montagem. Gostei muito da sua resenha, vou tentar ler o livro, estou precisando de boas doses de romance policial.

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Lucas! Parabéns, eu não consegui conciliar estudos e blog, esperei terminar a faculdade para me aventurar. Sobre o livro, eu nunca li nada do autor, mas este "Quem matou?" me deixou com vontade de começar por este, quem sabe logo mais.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir