21 de maio de 2014

[Resenha] As Mentiras de Locke Lamora, de Scott Lynch

Autor: Scott Lynch
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Número de Páginas: 464
Onde Comprar? Americanas / Submarino

O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula. Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas. O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.

Eu acho que vou ter um sério problema no fim do ano para decidir qual foi o melhor livro que li no ano. “As Mentiras de Locke Lamora” acaba de entrar para minha lista de favoritos. Sensacional, criativo e imponente, Scott Lynch criou um romance de estreia estupendo.

Cammor é uma cidade que lembra aos tempos da Rainha Vitória, dividida entre nobreza e plebeus, estes últimos habitantes do submundo que é governado pelo o temido Capa Barsavi, na qual todas as pessoas abaixo dele lhe paga tributos para serem mantidas em paz. Ele também controla todas as gangues da cidade e mantém um acordo de Paz Secreta com a nobreza.

Porém, uma gangue em particular, a dos Nobres Vigaristas, comandada por um sacerdote de caráter duvidoso – o Padre Correntes – realiza trabalhos fora do sabido pelo o Capa. Os garotos dessa gangue são verdadeiros vigaristas ambiciosos que rouba grandes parcelas de dinheiro dos nobres. E se hoje eles são quem são, é devido ao misterioso sacerdote que dedicou uma parte de sua vida instruindo os garotos a lidarem com as mais variadas situações.

E quem são esses garotos? Locke, Galdo, Caldo, Jean e Pulga.
Locke é a astucioso, sagaz, sarcástico e um mentiroso nato. O nosso anti-herói, O Espinho de Cammor, desde muito cedo já apresentava dotes para o roubo e para o disfarce. Sua lábia é tão grande que convenceria um de que o fogo não é quente. É a sua inteligência que o torna líder do grupo. 

Galdo e Caldo são dois irmãos gêmeos, os Irmãos Sanza, que nos garante boa dose de risada. Eles são habilidosos, criativos e um tanto traiçoeiros. Jean é a força bruta do grupo, então se eu fosse você não procurava briga com esse cara. E Pulga, o mais novo do grupo, é destemido do tipo que encararia uma multidão de gladiadores, sozinho se fosse necessário.

O que mais impressiona nesse grupo é a amizade. Uma amizade sólida e verdadeira, onde nenhum integrante do grupo abandona o outro em nenhum momento. São nessas cenas de amizade que encontramos cumplicidade, caridade, respeito e preocupação. Ou seja, são as cenas que mais emotiva o leitor durante a leitura.

Scott Lynch criou uma fantasia dos deuses. Uma narrativa fluida e envolvente que captura o leitor para o seu mundo com muita facilidade. Eu diria que a narrativa é um pouquinho lenta até certo ponto, o que é extremamente normal em um livro de fantasia, já que o autor precisa caracterizar o seu cenário e os regimes políticos desde a primeira página.

Mas, depois a leitura deslancha. “As Mentiras de Locke Lamora” tem personagens cativantes, vilões sórdidos, magia, mentiras, muitas trapaças, humor, mistérios e muito mais! Enfim, é melhor irmos ao Tumba Flutuante comemorar com todas as Pessoas Certas a vida de Scott Lynch.

Os personagens deste livro me passaram todo o tipo de emoção, torci para que as artimanhas desses nobres vigaristas dessem certo. Ah, que fique avisado: o autor não se faz de rogado se precisar tirar a vida de algum dos seus personagens.

Ao final de cada capitulo somos presenteados com um interlúdio que conta algo do passado e que ajuda e muito na compreensão dos próximos capítulos. Brilhante e inovador, Os Nobres Vigaristas trata-se uma série que até então está prevista para sete livros, na qual três já foram publicados no exterior. 

A Editora Arqueiro acertou em cheio ao trazer esta obra para o Brasil, uma série que promete ganhar os corações até mesmo daqueles que não são fãs do gênero.

23 comentários:

  1. Comecei a ler As Mentiras de Locke Lamora essa semana, ainda estou no início, mas já estou adorando a personalidade dos Nobres Vigaristas e a amizade que existem entre eles.
    Muito boa a sua resenha!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Marina que esteja gostando do livro. A amizade entre eles é muito forte.

      Excluir
  2. Oiii, nunca tinha ouvido falar do livro, mas adorei tua resenha, me deixou super animada e envolvida com a história, embora nunca tenha lido!
    Não é meu gênero favorito, mas como você falou, ela é (parace para mim) tão boa que vou acabar colocando na Wish!

    Parabéns!!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o livro até então, porém gostei de sua resenha, acho que seria uma leitura muito agradável!

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  4. Oie! Adorei esse livro também! Estou louca pela continuação!
    bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/05/os-assassinos-do-cartao-postal.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas, tudo bem???
    Parabéns pela ótima resenha. Apesar de não ser meu tipo de leitura me animei com a sua empolgação. Parece que os personagens são contagiantes e tem gêmeos!!! Gosto de histórias com gêmeos... fico feliz de poder ter lido um pouco desse livro através de sua resenha... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha!
    E devo dizer que adoro essa história de irmãos gêmeos engraçados, me lembrei dos irmão do Rony, do Harry Potter..rs
    Gostei do seu blog, seguindo!
    Até mais!
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu tava torcendo aqui por dentro para você falar que não curtiu e eu não precisar comprar esse livro rs mas... ok! Muito bom saber também que o livro é ótimo!
    A verdade é que eu já estava interessada nele há um tempão, acho essa capa maravilhosa e a sinopse idem! Saber que os personagens são cativantes é o que mais me atrai. Tenho para mim que se você gosta do personagem, a história até pode ser mais fraquinha que mesmo assim o livro será incrível!
    "As Mentiras de Locke Lamora" vai direto para a wish-list! Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo! Quando o personagem te conquista, não tem como não amar o livro.

      Excluir
  8. Já tinha visto esse livro por ai, mas nunca parei para ler nada a respeito
    Gostei bastante da dica e parece ser um bom livro
    A proposta é boa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muita gente começou a falar do tamanho da série, do livro ser monótono e todo aquele blábláblá, no fim das contas eu acabei desistindo de ler. HAHAH.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vou ter um problema bem parecido com o seu no final do ano, e isso é muito bom por sinal!! sauhsauhsa ... fiquei curiosa, é a primeira resenha que leio sobre o livro, adorei!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Minha nossaaa... eu tenho tanto livros para ler e sempre que passo por aqui minha lista aumenta XD
    Parabéns pela resenha, está muito boa \o/

    Beijoxxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas, tudo bem?
    Que resenha foi essa???? Já li algumas sobre esse livro, adorei, os comentários são super positivos, já está na minha lista. Mas definitivamente, a sua resenha arrasou. Não tem como não querer ler o livro. Vão ser sete volumes? Ai meu Deus!!!! Risos...
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lucas!
    Ótima resenha, adorei ler sobre um livro de fantasia que não foca em romances ou afins.
    Infelizmente, ando sem pique para uma série de 7 livros. Quem sabe no futuro?
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Já tinha lido alguma coisa sobre esse livro antes, mas nunca parei para conhecê-lo melhor, apesar de adorar essa capa.
    A sua resenha me deixou bem animada para lê-lo, acho que vou adorar os personagens ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ahhh mais um assassino no meio literário hahaha!

    Fiquei mega curiosa sobre o livro e pela resenha dá para ver que é uma leitura instigante!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Tenho sentido necessidade de ler livros que me arrebatem assim como aconteceu contigo. Esse parece ser um bom livro. Enredo para isso tem. Curti sua resenha :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucas! Pretendo começar a leitura esta semana e ver uma resenha tão empolgante quanto a sua, faz a pessoa querer largar tudo e pegar o livro em 3,2,1 ... já. Pelo visto os personagens são cativantes e impressionam pelo jeito de ser.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Oie Lucas,
    só tenho lido elogios à obra, e sua resenha me empolga ainda mais. Eu já sou fã do gênero, e saber que agrada até aos leitores que não curtem, já fico com a expectativa lá no alto.
    bjs
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  19. Tô muito afim de ler esse livro, só vejo resenhas assim como a sua falando super bem sobre o livro.
    Lucas, quando tiver tempo leia mesmo Todo Dia, é um livro diferente e bacana de se ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie meu querido amigo, tudo bem com você?
    Estou passando agora para visitar meus blogs amigos e sinceramente tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha, até porque já estava querendo ler algo sobre esse livro sabia?? hehehehe...vc acertou em cheio, até porque não sabia o que esperar dele. Mas depois que vc falou que tem um pouco de tudo, incluindo humor, mistério fantasia e tudo mais, eu fiquei super curiosa para ler. Eu gosto de livros assim e principalmente aqueles que nos prende até o final. Espero que seja em!!?? Se não eu puxo sua orelha hahaha...brincadeira!

    Eu estou querendo fazer uma listinha para ir na BIENAL DE SP e acho que vou colocar esse livro na minha lista, porque estou doida para comprar alguns da Saida de Emergencia também. Enfim...Quando eu comprar eu te dou um toque do que eu achei da leitura.
    Se cuida meu querido e parabens, até porque suas resenhas ficam melhores a cada dia. Adorooooo =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Já li e resenhei o livro e concordo com você. A editora fez o melhor em trazer para nós essa série, é perfeita.
    A cada página uma emoção diferente e tudo muito lindo e cheio de aventura.
    Amei ler.
    Adorei sua resenha Lucas.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir