23 de junho de 2014

[Resenha] - Os Assassinos do Cartão-Postal, de James Patterson e Liza Marklund

Olá pessoal, quanto tempo longe daqui.... Estava com muitas saudades! Mas, final de semestre foi muito corrido. Provas quase todos os dias e um trabalho extenso. A boa notícia é que finalmente estou de férias, mais um período concluído com louvor. Sobre a maratona literária, fracassei. Li apenas três livros dos sete propostos e um deles é o da resenha a seguir.


Autores: James Patterson e Liza Marlund
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Número de Páginas: 304
Onde Comprar? Saraiva / Americanas

Uma viagem para conhecer as mais belas cidades da Europa é o sonho de qualquer pessoa. Porém, o detetive da NYPD Jacob Kanon não está interessado nos pontos turísticos. Após receber a notícia do brutal assassinato de sua filha e namorado, mortos em Roma, Kanon viaja para o Velho Continente para tentar juntar pistas sobre o crime que mudou sua vida. E a onda de assassinatos está só começando: jovens casais são encontrados mortos em Paris, Copenhague, Frankfurt e Estolcomo. Os crimes parecem não estar conectados, com exceção de um cartão-postal enviado para o jornal local da cidade de cada nova vítima. Quando o repórter sueco Dessie Larsson recebe um postal, Kanon junta forças com o jornalista e partem para o novo destino para tentar capturar o serial killer.

Como já é do conhecimento de muitos...sou fã de romances policial. Esta é minha segunda aventura com James Patterson e a primeira com Liza Marklund – sua parceira de escrita nesta obra. Sim! O livro foi escrito a quatro mãos e diga-se de passagem que muito bem escrito. Tanto é que apenas um dia foi suficiente para finalizar esta leitura.

Nesta obra, não temos o famoso “quem matou? ”. Isto já é de conhecimento do leitor logo nas primeiras páginas e o que estimula a nossa curiosidade durante a leitura são as motivações do crime. Portanto, em “Assassinos do Cartão-Postal” temos uma dupla de assassinos frios e doentios que viajam ao redor do mundo matando jovens casais, principalmente os que estão em lua de mel.

Eles são assassinos em busca de fama e exposição, tanto que utiliza um modus operandi bem peculiar e inusitado. E acima de tudo são audaciosos, antes que cada crime aconteça, eles enviam um cartão-postal para um jornal e o lugar que estampa o cartão é próximo de onde vai acontecer os crimes.

Em busca desta sórdida dupla está Jacob Kanon, um policial que teve sua vida virada de cabeça para baixo desde que sua filha foi vítima de um dos cruéis assassinatos. A única coisa que ele quer é pôr os responsáveis pela morte da ilha atrás das grades. E para ajudá-lo nessa empreitada está a bela jornalista Dessie Larsson. Ele é carrancudo e ela uma pessoa amável. 

Com uma narrativa em terceira pessoa, Patterson e Marklund, conduz o leitor por uma história envolvente e ágil. Livros neste gênero sempre me surpreende por me surpreender. Tá, ficou meio confuso, né? Mas, o que estou querendo dizer é que quando leio romances policiais, em sua maioria, é tudo diferente do que eu imaginei e muito melhor.

A medida que aprofundava nas páginas desta obra, ia descobrindo uma motivação mais densa e complexa. O livro começa a ganhar ares de um thriller psicológico e a partir daí nem pausa para se espreguiçar você vai querer.

Os capítulos são muito curtos e com boas surpresas, então, sempre que você decide parar, vem aquela vozinha e diz “só mais esse”.

Este não é um livro que entra na minha prateleira do Skoob com cinco estrelas, mas que ganha quatro estrelas bem merecidas. Eu o indico para quem for fã do gênero como eu ou então está começando embarcar neste estilo.

9 comentários:

  1. Oi Lucas! Adorei sua resenha!! Eu já estava de olho nesse livro e agora estou looouca pra lê-lo! Amo romances policiais, e acho que vou adorar esse livro!

    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lucas! Bom ter você de volta! :D
    Eu não vou muito com a escrita do James Patterson, prefiro Harlan Coben, mas essa capa está tão sensacional que eu já até vou deixar uma nota mental aqui de me aventurar nesse quando a minha birra com o Patterson passar! rs
    Beijos e parabéns pela resenha!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas, andei sumida também, estou com alguns probleminhas de saúde mas logo serão resolvidos, no entanto nunca me esqueço aqui do seu espaço, e aqui estou.
    Adorei sua resenha, adro o entusiasmo que você tem por esse tipo de leitura e acabo querendo ler, preciso urgente me embrenhar nesse mundo de mistérios e ler os livros desse autor que todos adoram tanto. Em breve, muito em breve.
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas, tudo bem?
    Eu sou fã do gênero, nunca li nada do autor, alguns gostam muito dele, outros nem tanto. Mas esse livro e um outro lançamento recente dele de romance têm tido excelentes avaliações. Por isso ele está na minha mira, risos....
    Um, um livro em que já sabemos a identidade desde o início e ainda conseguiu te prender durante toda a leitura e ainda foi escrito em um dia??? Ufa, parece ser muito bom!!!!
    Foi para a lista.
    adorei!!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Lucas
    que bom que as férias chegaram pra você. infelizmente concurseiro não tem férias kkkkkkk então perdoa se eu demorar muito a retribuir os comentários e visitar seu cantinho.
    Eu também amo um romance policial. E o james é O cara em se tratando desse gênero. Confesso que não estava muito animada pra ler, mas fiquei curiosa depois da sua resenha.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucas
    Eu adoro livros de romances policial / thriller, são sempre muito legal!
    Ainda bem que você não deu nenhum spoiler, porque estou terminando de ler esse livro rsrs
    Parabéns pela ótima resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Ainnn, amo romance policial, são meus queridinhos <3 Confesso que fiquei muito curiosa quando o livro foi lançado, mas acabei ficando com um pé atrás por causa do James, sabe? Nem eu entendo. Mas ainda assim, quero muito lê-lo.

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Sou mega fã do genero mas não gosto muito do James por ele mal escrever mais os livros, as obras antigas são mais verdadeiras. Esse livro tem uma premissa bem legal e intrigante a capa tambem é bem convidativa, sua resenha ficou bem legal e acho que se der vou dar mais uma chance pro James com esse.
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas!
    Estava louca por este livro, só por causa do autor e da capa. Ok, sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas atire a primeira pedra quem nunca o fez. Agora, graças a você, estou mais alucinada por ele ainda!
    Resenha maravilhosa, super elucidativa, parabéns!
    Bjo, bjo :*

    http://osliteratoss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir