3 de outubro de 2013

Debate: Plágio e Pirataria

Recentemente, tive algumas resenhas plagiadas juntamente com outros blogs. É indignante, causa revolta, porque você se dedicou, leu o livro, resenhou, divulgou e depois vem uma pessoa copia o texto e o reproduz como sendo seu. E os créditos? Ficam esquecidos.

Dias atrás, quando navegava pela internet, vi um site que oferecia uma variedade infinita de livros para baixar grátis, incluindo livros de autores nacionais. Ao primeiro momento parecia a coisa mais natural do mundo, mas não é. 

Pirataria é crime, assim como o plágio e estão previstos em lei. Antes de prosseguir, vamos definir o que realmente cada um representa.

Plágio é a reprodução total ou parcial de uma obra alheia, sem colocar os devidos créditos do autor original. E pirataria é a cópia de uma obra, sem a autorização do autor ou sem o pagamento dos direitos autorais.

Muitos falam que se não tiver um fim lucrativo, não pode ser considerando crime. Só que essa afirmação é errada. Talvez, seja apenas mais difícil sofrer um processo, porém, não está exceto dele. Porque se o autor de tal obra resolver te processar pelo simples fato de você ter baixado aquele livro para uso pessoal, ele pode.


E não me venha com aquele papo de “fornecer o acesso de livros a leitores que não tem condições de tê-los.”, existem outros meios alternativos para isso como bibliotecas e pela web existe o Domínio Público. E outra coisa, o autor/editora não tem por obrigação ficar vasculhando pela internet sites/blogs que estão oferecendo os seus livros para baixar, então, não são eles que têm que pedir para você retirar os links e sim você que não deve disponibiliza-los. 

Eu concordo que livros no Brasil são caros e principalmente de certas editoras. Mas, a partir que você baixa aquele livro gratuitamente, você está deixando de colaborar para o crescimento do autor. Ele passou dias a fio trabalhando, pesquisando, escrevendo, revisando e quando finaliza a última coisa que ele quer, é que sua obra seja distribuída de forma ilegal.

Conversando aleatoriamente com algumas pessoas, percebi que aquelas pessoas que baixam livros, geralmente são pessoas capazes de paga-lo por um. Talvez, se existisse uma demanda maior por livros, os preços caíssem, mas por aqui já estaríamos entrando numa linha de hábito de leitura, do qual não é meu objetivo.

Outro ponto que acho importante ressaltar é que tem blogueiros (literários ou não), que geralmente reclamam do plágio, mas apoiam a disponibilização de livros sem pagar pelos os direitos autorais. Oi? 

Meu objetivo não é julgar e sim conscientizar. É só pensar, do mesmo jeito que você não fica alegre quando tem seus textos copiados, assim é o autor que não se sente feliz por ter seus livros expostos dessa maneira. E tenha sempre na cabeça, por mais ingênuo que seja plágio e pirataria são crimes sim.



27 comentários:

  1. Adorei a postagem Lucas. Concordo com você em gênero e grau em tudo o que você disse aqui.
    Afinal um escritor escreve por amor e por vocação, mas ele precisa tirar seu sustento de seu trabalho, que é mais árduo do que muita gente imagina.
    Não oa plágio em todas as categorias.
    Beijos
    Viviane
    RR

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/10/resenha-viver-nao-doi-leila-ferreira.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      Então, fiquei tão triste quando entrei em um site aí e vi aquele tanto de livros nacionais para baixar. Isso não difere dos outros também, é só que como os nacionais são mais próximos, então causa mais impacto. Bjs

      Excluir
  2. Oi, Lucas!

    Excelente o seu texto.
    Como escritora e advogada já me deparei muitas vezes com o assunto e sei que existem questões nebulosas. Muita gente que disponibiliza conteúdo legalmente protegido pelo direito do autor desconhece que pratica crime de pirataria e plágio. A disponibilização por si só, sem autorização do autor, constitui crime independentemente de aquele que disponibiliza obter ou não fim lucrativo. O direito de uso não se confunde com direito de distribuição, cujos royalties devem ser pagos ao autor/editora. Portanto, se o blogueiro compra um livro, digitaliza esse livro e coloca um link com o PDF do conteúdo do livro em seu blog, ele está cometendo crime, pois está fazendo a distribuição ilegal, isto é, sem pagar os devidos direitos aos proprietários intelectuais da obra.
    Blogueiro literário que é do bem não faz plágio e nem pirataria.

    Vamos incentivar a leitura no Brasil prestigiando nossos autores.

    Parabéns ao blog por debater o tema!

    Beijos,

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lu *----*
      Realmente, tem muitas pessoas que praticam esse ato, desconhecendo que é um crime. Mas, acho que seria super válido a pessoa fazer um exame de consciência, se colocando no lugar do autor e ver se gostaria de ter os livros disponibilizados dessa forma. Bjs!

      Excluir
  3. Oi, amei o post e concordo com o que você falou. Admito que há um tempo atrás eu baixava livros na internet, não tinha dinheiro para comprar livros mas queria muito ler. Na biblioteca da escola não tinha os que eu gosto e nas outras eu não podia ir pois dependia do meu pai que não tinha como me levar.
    Hoje, talvez pelo fato de ter um blog e estar tentando escrever um livro, eu vejo o quanto é errado fazer o que eu fazia de baixar livros na internet, e o quanto pode ser mais errado ainda, disponibiliza-los.
    Hoje em dia não baixo mais. Não importa qual seja. Prefiro comprar. Se não dá, tudo bem, vou esperar. Mas não vou ficar baixando livros e fazendo isso com autores. Me arrependo de um dia ter feito algo errado como aquilo. Mas aprendi a lição.
    Agora eu tenho um blog onde falo sobre livros e prezo sempre isso de comprar os livros, que é o certo a fazer.
    Kisses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa,
      O importante é isso, quando a pessoa toma consciência e deixa de praticar. Ah, livros físicos são tão melhores. *----* Bjs!

      Excluir
  4. Plágio é um realmente crime, eu estou a procura de um html que trava sem deixar que os demais não venham a copiar seus texto, resenhas, enfim, acho que poderia vim a ser uma ideia para você. Realmente isso é muito chato, você ver outra pessoa ganhar créditos por seu esforço.
    Até mais, e um ótimo fim de semana. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, além de odiar o plágio, não gosto de ler em e-book,
    então de qualquer modo comprarei o físico do autor. O pior é quando
    é materia/layout e tem gente que pega na cara de pau e as vezes é só uma
    questão de dar créditos e essas pessoas não colocam. Só pode ser preguiça.


    Abraços,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Plágio é muito triste. Quando vejo blogueiras reclamando que copiaram as resenhas fico pensando o "porque"? Enfim, já li livros em PDF disponibilizados de forma ilegal, mas hoje em dia só compro os livros. Naquela época eu não trabalhava, daí tradução de fãs era o que me restava. rsrs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto Lucas. Assim como você, também fui plagiada (três vezes) e em uma delas, a autora do livro apoiou a plagiadora. Parece mentira, mas aconteceu, tanto que registrei os maiores detalhes no blog. E outro assunto que também dá muita pauta é esse download de livros não autorizados. Nem faço ideia de como obras assim vão parar na rede, mas é triste, já que prejudica muito o trabalhos dos autores nacionais, que ficam sem o seu ganha-pão. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Vanessa. fiquei embasbacado com esse seu caso. Apoiar? Queria ver se fosse o livro dela que tivesse sido plagiado.

      Excluir
  8. Gostei da postagem, plágio é sem duvidas a PIOR coisa, é sujo, nojento e é perfeito para pessoas nem cérebro.
    Sobre os livros, sou total,ente contra a pirataria, mas confesso já baixei alguns e li eles no PC mesmo, é errado eu sei, mas é tão indireta a ação de pirataria que quando fazemos a ação parece até normal (tudo bem pareceu frase de viciado .-.), em fim já dominou um parte enorme da internet e parar ele agora seira quase uma missão impossuível!

    XOXO :D
    Joven Clube | Official

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lucas. Tudo bem?
    Belíssimo post. Todos deveriam lê-lo.

    Já fui vítima de plágios e isso é irritante. Você vê o seu conteúdo em outro blog, sem a devida autorização, na cara de pau, para ser mais sincera e direta. O pior que o blog no qual me plagiou, era completamente uma copia pura, um compilado de cópias de diversos blogs, o qual me deixou indignada. Mas isso já faz um tempinho e deixei levar, pois não queria me incomodar com essas pessoas, sem ao menor ter um pingo de vontade para mudar uma linha do texto se quer. Triste, não é?

    Plágio precisa ser combatido e denunciado!

    Eu, particularmente, não sou assídua de baixar livros na internet. Apenas foi uma vez, há um tempo atrás, que baixei para ler, pois uma professora tinha pedido. Mas hoje em dia, prefiro mil vezes comprar um livro e tê-lo em minha estante.

    Parabéns pela postagem. Abordou um assunto muito interessante para ser debatido.
    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      As resenhas em que fui plagiado era cópia pura também de diversos blogues. É muito irritante mesmo. =/

      Excluir
  10. Lucas, eu acho que discussões como essas devem ser trazidas a tona mais vezes... o propósito é justamente esse que tu disse: conscientizar. Plágio e pirataria são assuntos sérios, e além de ser crime, considero ambos os atos uma total falta de respeito com as obras originais. É certo que, como disse uma ex professora minha, todos já escrevem sobre tudo, mas cada um é capaz de empregar sua particularidade ao seu texto... de fazê-lo trilhar o caminho cujo seu pensamento ache relevante. E não custa nada creditar quem te inspirou ou quem te serviu de referencial, certo? Enfim... muito frustrante a falta de consciência das pessoas, de fato.

    Adorei o texto.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu acho o cúmulo uma pessoa plagiar uma resenha gente. Caramba leia o livro e escreva sua opinião sobre. Não é difícil.
    Gostei muito do post.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que nunca passei por isto! Acho que se acontecesse eu não deixava a pessoa em paz nunca.
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  13. Oie Lucas
    plagiar resenha é o Ó. Teve um baphão desse no ano passado envolvendo uma super blogueira dos EUA. Eu não confiaria mais no blog.
    E também não leio e-book pirateado, acho falta de respeito com o autor.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post e concordo com você, mas confesso que não sou 100% contra os livros baixados não. Eu entendo seu ponto e sei que é desrespeitoso com os autores, mas as pessoas que lêem muito não tem grana pra quantidade de livros. Eu leio uns 10 livros por mês, e sempre faço compras grandes nas promos da internet para ter uma "reserva". E claro, tento as bibliotecas ou pegar emprestado. Mas se eu não consigo de forma alguma os livros para ler (o que raramente acontece) recorro a downloads mesmo.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Lucas, adorei a postagem. Pirataria é um grande desrespeito com os autores de livros, nunca li nenhum livro online, acho super ruim, pelo fato que eu gosto de ter o livro na mão haha.
    Beijos
    http://mundodajulia13.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas, adorei a postagem.
    Infelizmente ninguém mais tem respeito. Acho o cúmulo um autor se vitima de pirataria e os blogueiros vitimas de plágio, isso é desrespeitoso, para todos.
    Eu ainda não fui vitima, mas ficaria super triste e com bastante raiva se isso acontecesse comigo :/
    Beijos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucas (: Simplesmente adorei o post, plágio e pirataria por mais inocente que seja são crimes e pra mim não se justifica, se é por falta de dinheiro pra comprar os livros, como você citou no post, existem bibliotecas em praticamente em todos os lugares, quem faz isso não tem o mínimo respeito pelo o autor, independente se é um texto ou um livro, ótimo post Lucas, realmente gostei!

    Já postamos lá, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - MicaScarcella

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucas!
    Menino! Que blog lindo é esse? Adorei!
    Também já tive resenhas totalmente plagiadas e também senti na pele todo esse desconforto, porém resolvi isso com o dono do blog responsável amigavelmente. Conversamos, e ele retirou do ar a resenha.
    Acho muito complicado mantermos o controle sobre os plágios agora que há tão grande número de blogs voltados para a literatura como o nosso por isso tento ficar bastante atenta com relação a isso.
    Confesso pra você que, apesar de nunca ter disponibilizado e nem ter baixado ebooks de autores nacionais eu já li sim alguns livros pela internet e confesso que nunca tinha pensado desta forma. Muito bacana ter exposto isso no texto.
    Uma dúvida que eu tenho (e é dúvida mesmo tá?) é com relação a traduções de obras feitas por fãs, isso é pirataria também? É, não é? Fiquei confusa! kkkkkkkk
    Adorei o blog! Volto sempre!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/sosdeamiga
    @Julymg2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      Aaah obrigado *----* O seu também é muito lindo.
      Olha, quanto a sua dúvida eu não sei dizer. E confesso que nem pensei nisso antes de escrever o post, senão tinha pesquisado. =/ Bjs!

      Excluir
  19. Passei pela mesma situação. Copiaram algumas de nossas resenhas e ainda se creditaram, acredito que isso não é apenas um desrespeito com o criador como também com os leitores, pq ele está enganando-os.
    Muito bom o seu post.
    Angel Sakura @euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Lucas,
    ótimo seu post e a discussão que podemos ter através dela.
    Já tive uma ou duas resenhas plagiadas e confesso que fiquei sem reação.
    Não sou uma "ás" em resenha e isso me surpreendeu e enfureceu, mas apenas tirei a pessoa do meu círculos e fiz uma nota no face comentando.
    Qto a baixar livros. Eu já fiz isso e ainda faço quando quero livros que não tem por aqui e quero lê-los. Esses geralmente traduzidos por fãs. Foi assim com IAN, Dark Hunters e outros que logo que saíram por aqui corri para comprar. Eu realmente acredito que muitas pessoas baixam o livro e quando gostam da história vão e compram o livro. Tiro por mim, mas não posso representar todos.
    Quanto aos nacionais ou eu compro ou ganho de parceria.
    Enfim,ótimo post.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  21. Agora você me deixou preocupada! Blogs copiando e usando resenhas de outros... Isso é um absurdo! Pena que pouco podemos fazer, além de trabalhar a consciência e ética! Parabéns pela postagem!
    http://cladoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir