18 de março de 2015

[Resenha] - Antes da Forca, de Joe Abercrombrie

Autor (a): Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
Série: A Primeira Lei #02
Ano: 2014
Número de Páginas: 496
Onde Comprar? Americanas / Ponto Frio


Se tem uma coisa que amo numa série é a oportunidade de reencontrar seus personagens favoritos e ver o quanto agora eles parecem familiares, amigos de longa data. Pois é...Este é o meu sentimento ao rever o grupo amistoso formado por Cachorrão, Três Árvores e cia, de longe para mim o melhor núcleo do livro.

Dando continuidade ao épico “O Poder da Espada”, “Antes da Forca” vem com força total e supera o seu antecessor. Aqui encontramos um livro muito mais dinâmico e ardiloso, o autor se encontra bem mais sagaz e é preciso de um coração de ferro para aguentar todas as cenas e um bom estômago também.

Já tinha este livro aqui guardado algum tempo, porém resolvi aguardar o lançamento do último livro da trilogia para então dar continuidade a instigante história criada por Abercrombie. Bayaz, O Primeiro dos Magos, continua liderando um desconfiado grupo em busca de encontrar a Semente, mas a desconfiança dos integrantes não é à toa, Bayaz é um homem soturno que sempre sabe mais do que fala. Você confiaria a sua vida a um homem assim?

No norte, vemos como está saindo o major West na missão de liderar uma luta contra os soldados de Bethod, além de ter que proteger a vida do mimado Príncipe Lasdila. No ponto oposto, acompanhamos o cruel Glokta que foi mandado para comandar Dagoska e descobrir o que aconteceu com o último inquisidor da cidade. Glokta é o personagem mais repugnante da trama, mas suas cenas, sem dúvida, são as mais carregadas de drama.

Eu me pego pensando na genialidade do autor em ter conseguido criar uma obra tão densa, mas tão bem minuciosamente detalhada e fiquem calmos: não é um detalhado que cansa, parece que tudo que ele escreve é importante para o entendimento da história. E acredito que seja, ao menos, é impossível não se sentir parte integrante em um desses grupos ou de todos eles.

A Editora Arqueiro resolveu mudar as capas dos livros. É bem verdade que o meu primeiro está com a antiga capa, mas não posso negar que as novas são muito mais bonitas e mais atraentes e ponto para a revisão que continua brilhante.

Antes de finalizar a resenha, gostaria de ressaltar algo que me chamou atenção logo no primeiro capítulo do livro: a forma como o autor retratou a morte. Uma bela lição de moral para quem se acha superior aos demais seres humanos.

“Já tinha visto muitos mortos, claro, mais do que seu quinhão, mas jamais ficava confortável perto deles. É fácil transformar um homem em carcaça. Ele conhecia mil formas de fazer isso. Contudo, tão logo você o faça, não há como voltar atrás. Num minuto existe um homem, todo cheio de esperanças, pensamentos e sonhos. Um homem com amigos, com família que veio de algum lugar. No minuto seguinte ele é lama". (pág.10)

8 comentários:

  1. Adorei a resenha :)

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blog: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
  2. Oie Lucas
    Uau, resenha magnífica, como sempre.
    Me parece ser uma trilogia que vale a pena ser lida, e muito bem escrita.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lucas.
    Ando bem distante do gênero aventura, mas esse livro e toda a série ao que me diz parece ótima.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Lucas. Parece ser um livro bem interessante e intrigante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e seu ponto de vista! Não conhecia ao certo do que se tratava esse livro e depois da sua resenha confesso que fiquei bem curioso para ler! ueheuhhe

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Lucas,

    gostei bastante da resenha, estou em um momento de aventura e suspense, então essa me parece uma ótima história para investir :D

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir